Mulheres, consumo e sustentabilidade

AutorTamara Amoroso Gonçalves - Daniela Rosendo
CargoDoutoranda em Direito pela Universidade de Victoria (Canada) - Doutoranda e Mestra em Filosofia, área de ética e filosofia política, pela Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas73-105
MULHERES,
CONSUMO E
SUSTENTABILIDADE
Tamara Amoroso Gonçalves*
Doutoranda em Direito pela Universidade de Victoria (Canada)
Daniela Rosendo**
Doutoranda e Mestra em Filosoa, área de ética e losoa
política, pela Universidade Federal de Santa Catarina
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EXCER TOS
“Sinalizamos que, se por um lado as mulheres são culturalmente
identicadas com o hiperconsumo, por outro participam ativamente de
movimentos que pretendem ou se propõem a repensá-lo em um contexto em
que a defesa do consumidor pouco ou quase nada se apropria de tensões de
gênero”
“O movimento de defesa dos direitos dos consumidores tem um
desenvolvimento bastante particular no Brasil e conta com a ativa participação
das mulheres, mas não necessariamente incorpora uma perspectiva feminista
ou a agenda deste movimento”
“Diversas vertentes do movimento feminista identicam na conformação
da atual sociedade de consumo múltiplas formas de violação aos direitos
humanos das mulheres”
A chamada publicidade 360º, que ocupa todos os espaços e permeia
boa parte das relações (nem mesmo os ambientes escolares hoje se encontram
livres dessa atividade comercial), passa a ter uma inuência brutal na forma
como as pessoas se relacionam e mesmo como as próprias identidades são
formadas”
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Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo - Vol. VI | n. 21 | MARÇO 2016
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1. Introdução
A
partir da reexão sobre as políticas de gênero e o consumo
sustentável, percebemos que as discussões acadêmicas enveredam
para os três ramos: consumo, sustentabilidade e gênero, em
profundas e complexas questões. Isso posto, nossa intenção neste artigo
não é extrapolar o tema nem estabelecer todas as conexões possíveis, mas
tão simplesmente trazer à tona algumas considerações que entendemos
relevantes e indispensáveis para articularmos os três campos.
Nesse sentido, serão resgatadas brevemente questões relacionadas
à participação das mulheres em arenas internacionais de debates sobre
sustentabilidade, como a Eco 92 e a Rio+20, delineando algumas
tensões entre feminismo e ecofeminismo. Também serão apresentadas
considerações sobre as relações entre consumo e mulheres, bem como
a sua participação no movimento nacional pela consolidação e luta pela
garantia dos direitos dos consumidores.
Sinalizamos que, se por um lado as mulheres são culturalmente
identicadas com o hiperconsumo, por outro participam ativamente de
movimentos que pretendem ou se propõem a repensá-lo em um contexto
em que a defesa do consumidor pouco ou quase nada se apropria de
tensões de gênero. Estereótipos de gênero transbordam por todos os
lados, trazendo reexões e questionamentos sobre o comportamento
das mulheres e a sua inuência nesses diversos campos. São as mulheres
“naturalmente” melhor preparadas para tratar de questões ambientais?
Estão mais “aptas” ao cuidado? De que maneira incorporam ou não
os estereótipos vendidos pela mídia hipercomercializada? Sendo
as mulheres responsáveis por grande parte das decisões de compra
das famílias, está também com as mulheres a possibilidade de uma
reversão de padrões de consumo? Em que medida esse papel que hoje
as mulheres ocupam na sociedade de consumo reete as tradicionais
percepções de que as mulheres são as responsáveis “naturais” pelas
funções de cuidado com a família? Que aprisionamentos do universo
doméstico essas percepções evidenciam?
Se a resposta a todas essas questões certamente demandaria estudos
mais aprofundados, buscaremos compreender se e como o feminismo
permeia as questões mais atuais da sociedade de consumo, e com quais
discursos.
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