Mudanças climáticas, saúde e educação ambiental como política pública em tempos de crise socioambiental

AutorClélia Christina Mello Silva - Mauro Guimarães
CargoGraduada em Ciências Biológicas - Geografo
Páginas1151-1170
Artigo recebido em: 16/03/2018 Aprovado em: 16/05/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS, SAÚDE
E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO
POLÍTICA PÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE
SOCIOAMBIENTAL1
Clélia Christina Mello Silva1
Mauro Guimarães2
Resumo
Este trabalho apresenta uma re exão sobre o papel da educação ambiental crí-
tica como promotora da saúde e sugere a sua utilização como política pública
prioritária nos processos de adaptação e mitigação dos problemas ambientais
decorrentes de mudanças climáticas. Discute, ainda, a crise socioambiental e a
saúde planetária; as interferências das mudanças climáticas na saúde; a diver-
gência terminológica das vertentes educacionais para a discussão dos proble-
mas ambientais; o papel da educação e do educador ambiental e a Educação
Ambiental crítica como promotora da Saúde, capaz de construir do coletivo
para o coletivo, uma sociedade resiliente às mudanças climáticas e em sintonia
com a natureza. O artigo apresenta, assim, diferentes formas de viabilizar a pra-
ticidade do discurso teórico.
1 Graduada em Ciências Biológicas, Doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro (UFRRJ), Líder do grupo de pesquisa em Saúde e Educação Ambiental
com ênfase nas Relações Parasitárias e pós-doutoranda do Curso de Pós- Graduação em
Educação (PPGEduc) da UFRRJ e Pesquisadora do Laboratório de Avaliação e Promoção
da Saúde Ambiental (LAPSA) da Fundação Oswaldo Cr uz (Fiocruz). E-mail: clelia@ioc.
ocruz.br / Endereço: Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos -
Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21040-360
2 Geografo, Doutor em Ciências Sociais, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação
Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS) e Professor e Pesquisador do
PPGEduc/UFRRJ. E-mail:
guimamauro@hotmail.com
/ Endereço: Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ: Av. Gov. Roberto Silveira - Moquetá, Nova Iguaçu - RJ,
26020-740
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Clélia Christina Mello Silva | Mauro Guimarães
Palavras-chave: Educação ambiental, mudanças climáticas e saúde única.
CLIMATE CHANGES, HEALTH AND ENVIRONMENTAL
EDUCATION AS A PUBLIC POLICY IN TIMES OF SOCIO-
ENVIRONMENTAL CRISIS
Abstract
is work shows a re ection on the role of critical environmental education as a
health promoter and suggest its use as a priority public policy in the processes of
adaptation and mitigation of environmental problems caused by climate chan-
ges. Discuss in this article, the socio- environmental crisis and planet’s health;
the interferences of climatic changes in health, the terminological divergence
of educational areas for the discussion of environmental problems; the role of
education and the environmental educator and Critical Environmental Educa-
tion as a promoter of the One Health, able to construct from the collective to the
collective, a society resilient to the climatic changes and in balance with nature.
e article show di erent ways to make feasible the theoretical discourse.
Key words: Environmental education, climate changes and unique health.
1 INTRODUÇÃO
O que se entende hoje por Crise Ambiental? A que ideias a
associamos? À preservação da natureza? Enfrentar os problemas
ambientais? O que são problemas ambientais? São essas catástrofes
naturais que tanta comoção vêm causando? Terremotos, Tsunamis,
Furacões? Somos passageiros de uma nave descontrolada, ou somos
pilotos cegos conduzindo nossas vidas para um abismo? Vida e mor-
te. Estamos doentes ou foi o planeta que adoeceu?
Nas últimas décadas muitos foram os acidentes ambientais no
Brasil e no mundo. A gravidade desses acidentes e o efeito para a
redução da qualidade de vida dos ambientes atingidos aumentam à
medida que os ecossistemas encontram-se cada vez mais deteriora-
dos, tanto em nível local como global. A sustentabilidade do planeta
está sendo posta à prova!
A constatação é que o desequilíbrio deste corpo planetário é
causado principalmente p elas ações dos seres humanos em relação
ao planeta. O desrespeito em relação a si, ao outro e à natureza levou
as populações humanas a um processo de competição por domina-
ção do planeta ou parte dele. Este processo, causado por uma socie-
dade humana capitalista, narcísica gerou e ainda promove guerras,

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