O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes

AutorNilma Lino Gomes
CargoProfessora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte)
Páginas133-154
Dossiê
O movimento negro no Brasil:
ausências, emergências e
a produção dos saberes
Nilma Lino Gomes*
Resumo
Este artigo consiste em uma reflexão sobre as experiências e os saberes
construídos pelo movimento negro, no Brasil, tendo como foco a luta pela
construção de uma educação para a diversidade étnico-racial e as ações
afirmativas. O movimento negro é entendido como um sujeito político, com
uma trajetória histórica, integrante do contexto atual da organização dos
movimentos sociais e participante da articulação transnacional com outros
movimentos e ONGs na luta pela construção de uma sociedade democrática.
A educação é compreendida como parte do processo de formação humana,
na perspectiva de Paulo Freire, no qual a escola e os processos educativos
construídos em outras instituições sociais são considerados vivências for-
madoras (e, por vezes, deformadoras) que constituem sujeitos.
Palavras-chave: movimentos sociais, movimento negro, educação, saberes.
Introdução
Cada vez mais, a realidade brasileira e mundial revela que a luta
contra o racismo, o sexismo, a homofobia, o neoliberalismo e
a exclusão social não pode acontecer de forma isolada. Se antes a
situação mundial de exclusão e desigualdade já apontava para a ne-
cessidade de uma articulação e parceria entre movimentos sociais,
ONGs e grupos culturais, imbuídos do ideal de construção de uma
articulação político-solidária, hoje, com o crescimento da globaliza-
ção capitalista e seus efeitos nefastos, essa realidade se tornou um
* Professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Edu-
cação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte). Endereço
eletrônico: nilmagomes@uol.com.br.
doi:10.5007/2175-7984.2011v10n18p133
134 p. 133 – 154
Volume 10 – Nº 18 – abril de 2011
imperativo transnacional. Eventos como o Fórum Social Mundial são
pioneiros nesse trabalho de articulação, construção conjunta e diálogo
entre os setores que lutam contra a globalização capitalista.
A educação continua sendo um dos campos principais de luta
dos movimentos sociais no Brasil. A articulação entre a educação
escolar e os processos educativos que se dão fora da escola, nos
movimentos sociais, nos processos políticos e nos grupos culturais se
configura, atualmente, mais do que antes, como bandeira de luta dos
setores considerados progressistas. Além disso, quanto mais aumenta
a consciência da população pelos seus direitos, mais a educação é
tomada na sua especificidade conquanto direito social. E mais, como
um direito social, que dever garantir nos processos, políticas e práticas
educativas a vivência da igualdade social, da equidade e da justiça
social aos diferentes grupos sociais e étnico-raciais.
Nesse contexto, as várias organizações negras no Brasil e nos
vários países da América Latina constroem demandas específicas
para a educação, as quais nem sempre são incluídas nas políticas
educacionais. Estas podem ser percebidas desde a ênfase dada pelas
primeiras organizações negras do século XX à aprendizagem da
leitura e da escrita até ao debate atual sobre as ações afirmativas
na educação superior. Podemos dizer que, nesse processo complexo
e tenso, experiências e saberes múltiplos são produzidos, acumu-
lados e socializados pela população negra. Alguns deles têm sido
organizados e sistematizados pelo movimento negro.
1. A ação e as demandas do movimento negro em
prol da educação: um breve relato
A ação do movimento negro brasileiro por meio das suas di-
versas entidades tem sido marcada por uma perspectiva educacional
aguçada, explicitada nas suas diversas ações, projetos e propostas.
O movimento negro brasileiro tem se destacado na história
do nosso país como o sujeito político cujas reivindicações conse-
guiram, a partir do ano 2000, influenciar o governo brasileiro e os
seus principais órgãos de pesquisa, tais como o Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e

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