Motivações para participar da economia colaborativa - um estudo comparativo entre os consumidores de boa vista e Porto Alegre

AutorAlexandre Borba da Silveira, Jaqueline Silva da Rosa
Páginas63-85
MOTIVAÇÕES PARA PARTICIPAR DA ECONOMIA COLABORATIVA UM
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CONSUMIDORES DE BOA VISTA E PORTO
ALEGRE
Alexandre Borba da Silveiraa, Jaqueline Silva da Rosab
a Mestre em Administração. Doutorando Unisinos. Faculdade POA (FAPA). alexandre. silveirars@gmail.com
b Mestre em Administração. Doutorando Unisinos. Univ. Federal de Roraima (UF RR). ja.q.s@hotmail.com
Informações de Submissão
Recebido em 10/06/2017
Aceito em 27/10/2017
Publicado em 25/03/2018
Resumo
Uma das lacunas nos estudos de comportamento organizacional
consiste em compreender as motivações que levam os consumidores
a participarem de ações e negócios sustentados pela economia
colaborativa, que veem alterando as tendências e hábitos de consumo
atualmente no Brasil e no Mundo. Nesse sentido, o objetivo do
estudo foi ide ntificar as motivações que levam os consumidores a
participarem da economia colaborativa. Foi realizada uma pesquisa
comparativa do tipo qualitativa de caráter exploratória, com
consumidores das cidades de Porto Alegre, estado do Rio Grande do
Sul, e de Boa Vista, e m Rorai ma. Após o estudo, de abordagem
teórico-empírico, os resultados convergiram, indicando que as
motivações, que conduzem à participação na economia colaborativa,
nas duas cidades, se assentam no utilitarismo dos serviços e produtos.
Às organizações de consumo colaborativo este estudo contribui ao
demonstrar as motivações que conduzem os indivíduos a
participarem deste formato econômico a fim de repensarem sobre as
práticas que possam atender as motivações desse público. À área
acadêmica, a contribuição vem no sentido de ampliar a discussão
acerca dos motivadores de participação dos indivíduos de negócios
sustentados pela economia colaborativa, em duas regiões distintas do
Brasil. Esse e studo exploratório serve como base para estimular e
incrementar no vas investigações, que possam explicar mais
detalhadamente o porquê da p articipação dos indivíduos no
fenômeno da economia colaborativa.
Abstract
One of the gaps in organizational behavior studies is to understand
the motivations that drive consumers to participate in actions and
businesses sustained by sharing economy, which sees changing
trends and consumption patterns currently in Br azil and in the World.
In this sense, t he objective of this study was to identify the
motivations that drive consumers to participate in the sharing
economy. A comparative research of qualitative t ype o f exploratory
character, with consumers in the cities of Porto Alegre, State of Rio
Grande do Sul, and Boa Vista, Roraima. After the study, with a
theoretical-empirical approach, the results converged, indicating that
the motivations that lead to participation in shaing economy in both
cities are based on the utilitarianism of the services and products. To
collaborative consumer organizations this study contributes to
demonstrate the motivations that lead individuals to participate in
this economic format in order to rethink about practices that can meet
the motivations of this public. To the academic area, the contribution
comes to broaden the discussion about the motivators of participation
of business individuals supported by the collaborative economy, in
Palavras-chave
Economia Colaborativa. Consumo
Colaborativo. Motivações. Consumidores
.
Keywords
Sharing Economy.Collaborative
Consumption. Motivations.
Consumers
.
Revista Global Manager Edição Especial v. 17, n. 2, p. 63-85, 2017
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two distinct regions of Brazil. This exploratory study serves as a
basis for stimulating and increasing new research, which can explain
in more detail the reasons for the participation of individuals in the
sharing economy phenomenon.
1 INTRODUÇÃO
A economia colaborativa e o consumo colaborativo são novos paradigmas de hábitos
dos consumidores, que estão ganhando popularidade devido à crise econômica mundial de
2008, e as crescentes preocupações globais com a escassez dos recursos naturais e ambientais
(HARTL et al., 2015). A economia colaborativa é uma espécie de tendência, que tem como
foco central a priorização de acesso a bens e serviço em lugar de posse desses. O fenômeno
consiste em uma nova forma de se fazer negócios, a partir de plataformas tecnológicas,
aproveitando os recursos e produtos já existentes.
Esse fenômeno vem sendo denominado de economia colaborativa ou do
compartilhamento, que está alterando e influenciando a dinâmica e os paradigmas tradicionais
de produção, distribuição, consumo e oferta dos produtos e serviços. Tais mudanças,
associadas às exigências atuais do mercado e o avanço das tecnologias por meio das
plataformas tecnológicas digitais fixas e ou móveis, tem promovido novas ações, reações e
comportamentos sociais, culturais e econômicos. Essas mudanças estão pressionando as
organizações a buscar novos caminhos e processos para compreender tais acontecimentos
(BOTSMAN; ROGERS, 2011; BELK, 2013; SCHOR, 2014; HAMARI et al., 2015).
Diante dessa perspectiva, Belk (2013) e Schor (2016) enfatizam que com o advento da
disseminação das plataformas e das aplicações suportadas pela Internet e mobilidade, estão
sendo geradas novas e variadas formas de se expressar a identidade e a personalidade dos
grupos de indivíduos, mesmo quando esses não possuem algo efetivo, para compartilhar ou
acessar.
Esse comportamento pode ser ainda evidenciado e interpretado pelo aparecimento das
comunidades virtuais sociais, que estão potencializando o fenômeno e os negócios suportados
pela economia colaborativa ou do compartilhamento. Os princípios e fatores de acesso
imediato à informação, ao compartilhamento de dados, a sensação de pertencimento, ao
tempo escasso, estão gerando um novo comportamento social associado ao símbolo de status,
reputação e reconhecimento (BELK, 2010).
Além disso, existe uma diversidade nas definições sobre o tema abordado. Alguns
autores, por exemplo, definem o fenômeno da economia colaborativa ou do compartilhamento

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