Mostra de Imagem e Questao Social.

AutorDourado, Elziane "Ziza D."
CargoMOSTRA FOTOGRAFICA

As imagens, alem de objetos, sao formas de ver e pensar a realidade (SAMAIN, 1998, p.11) e, portanto, constituem uma area de conhecimento em que ha diferentes questoes teorico-metodologicas implicadas em sua forma e conteudo. Com caracteristicas proprias constroem, a seu proprio modo, um campo particular de conhecimento. Podem ser singularizadas pela conformacao de sua forma de construcao, veiculacao e recepcao, sempre marcadas pelas continuas renovacoes tecnicas e pelo experimentalismo de linguagens dentro de uma dada concepcao historica, social, politica, cultural e economica de sociedade. Nos interessa aqui imagens que apresentam relacoes com areas fronteiricas como a arte e a politica.

A Mostra "Imagem e Questao Social" e fruto do trabalho de assistentes sociais, educadores, artistas visuais, militantes de movimentos sociais, estudantes, professores e pesquisadores vinculados ao Laboratorio de Imagem da Faculdade de Servico Social da UERJ (Li/UERJ) (1). Resultantes de trabalhos artisticos autorais e/ou coletivos, em parcerias transversais ao espaco institucional do Laboratorio de Imagem (Li), desde a fase preliminar a sua institucionalizacao, as imagens selecionadas e aqui apresentadas utilizam o suporte fotografico como referencia e ponto de partida, sendo que algumas delas sofrem interferencias plasticas das mais diferentes ordens e materias, revelando as potencialidades da imagem fixa e suas singularidades, seja como representacao da realidade em uma perspectiva mais realista, seja na sua natureza declaradamente ficcional e poetica.

As imagens aqui expostas sao muito mais que sucessoes de acontecimentos e narrativas lineares que oferecem conforto ao publico carente de um olhar seguro, conhecido e, de certa forma, familiar. Sao processos historicos que revelam o espaco e tempo de recusa de uma serie de convencoes porque constroem seu sentido social e politico no ato de resistencia a homogeneidade no constructo da percepcao visual tanto em sua producao, quanto em sua circulacao e exibicao. Tem sua forca na heterogeneidade de imagens que traduz a sensibilidade de cada autor em seu processo de criacao, marcado pela forma pela qual se relacionam com o mundo e com suas proprias subjetividades.

Essa mostra e um convite a percepcao e experiencia do leitor/ observador por isso apresenta bifurcacoes, possibilidades de reinvencoes, multiplos sentidos e narrativas que revelam sujeitos politicos que, em sua grande maioria, nao estao inseridos e reconhecidos como "profissionais" das imagens, embora utilizem do olho-camera para instigar a nao conformacao e domesticacao do olhar. Tem em comum, alem da participacao no Laboratorio de Imagem (Li), a disposicao para se expor e para partilhar, com suas imagens, o carater rico de significado de seus trabalhos.

Por isso, embora importante, os trabalhos apresentados nao recaem sobre a tecnica como a forca motriz na selecao dos trabalhos, pois o que se privilegiou foi o depoimento, atraves das imagens que aqui se constituem realidades, experiencias e nao mercadorias disponiveis ao prazer. Se assim o fosse, essa mostra se tornaria completamente dispensavel, considerando a oportunidade inovadora criada pela revista Em Pauta, ao constituir um espaco para muito alem do devaneio contemplativo--o reconhecimento de que a imagem e uma linguagem, uma experiencia, uma expressao direta de um modo de ver, viver e pensar a realidade, isto e, um campo aberto a...

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