Monitoramento de revistas científicas na web com a ferramenta Google Analytics: reflexões a partir da Revista Comunicação & Informação

AutorJoão de Melo Maricato - Daiane de Brito Fernandes
CargoUniversidade Federal de Goiás - Universidade Federal de Goiás
Páginas63-78
63
v. 20, n. 42, 2015
p. 63-78
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de bibliotecono mia e ciência da informação, v. 20, n. 42, p.
63-78, jan./abr., 2015. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518- 2924.2015v20n42p63
Monitoramento de revistas científicas na web com a
ferramenta Google Analytics: reflexões a partir da Revista
Comunicação & Informação
Monitoring scientific journals on the web with Google tool
Analytics tool: reflections from the Communication & Information
Journal
João de Melo Maricato
Universidade Federal de Goiás
jmmaricato@gmail.com
Daiane de Brito Fernandes
Universidade Federal de Goiás
ufg.daiane@gmail.com
Resumo
Com a web surgem os indicadores webométricos, análogos aos tradicionais
indicadores bibliométricos e cientométricos. Estes podem ser úteis para
compreender a popularidade e visibilidade de revistas científicas, subsidiando
reflexões gerenciais. Objetiva-se apresentar a ferramenta Google Analytics
aplicando-a a Revista Comunicação & Informação, com intuito de compreender sua
potencialidade para a obtenção de informações e indicadores. A ferramenta Google
Analytics proporcionou a elaboração e visualização de diversos indicadores
baseados em visitas realizadas no site da revista e suas inúmeras variáveis
(demográficas, tipo de tecnologia, assuntos, temporais), apontando grande potencial
para o apoio à gestão e planejamento editorial de revistas científicas.
Palavras-chave: Webometria. Bibliometria. Google Analytics. Indicadores. Revista
científica. Periódicos científicos. Gestão de revistas científicas.
Abstract
With the web, webometric indicators arise, these analogs to traditional bibliom etric
and scientometric indicators. They can be useful to understand the popularity and
visibility of scientific journals, supporting management reflections. The objective is
present the Google Analytics tool by applying it to the Journal Communication &
Information, in order to understand their potential for obtaining information and
indicators. The Google Analytics tool provided the design and visualization of
several indicators based on visits made in the magazine's website and its many
variables (demographic, technology issues, time), indicating great potential for
supporting the management and editorial planning scientific journals.
Keywords: Webometrics. Bibliometrics. Google Analytics. Indicators. Scientific
journals. Management journals.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
31/05/2014
Aceito em:
01/04/2015
64
1 INTRODUÇÃO
O sistema de Ciência e Tecnologia é composto por pesquisadores,
organizações e suas produções cie ntíficas e tecnológicas. Diversas são as
formas de produção científica e tecnológica, as fontes de informação, os
canais de difusão e comunicação científica. Entre eles as revistas científicas,
surgidas no século XVII, ganham papel de destaque, podendo ser
consideradas a principal forma de publicação científica para a maioria das
áreas do conhecimento.
As revistas crescentemente ganham prestígio da comunidade
científica nas últimas décadas, tornando-se importantes canais de divulgação
até mesmo para áreas mais tradicionais e que preferiam livros ou eventos
científicos como canais de divulgação. Isso porque, dentre outros motivos,
publicar em periódicos qualificados proporciona visibilidade, prestígio,
preservação e garantem a prioridade científica das descobertas.
Com a popularização da ciência ocorrida, especialmente, a partir do
século XIX, em decorrência da ampliação e institucionalização de
universidades e centros de pesquisa, observa-se o crescimento exponencial
da produção científica e, consequentemente, o de periódicos científicos. A
partir de então, ampliam-se as implicações e reflexões econômicas,
gerenciais, tecnológicas, culturais, éticas, sociais no âmbito da produção e
comunicação da ciência, impactando diretamente as revistas científicas.
Ao longo do tempo as revistas científicas passaram por inúmeras
transformações. O crescimento exponencial e a especialização destas revistas
foram aspectos marcantes. Muito desse crescimento se deve ao surgimento e
popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Enquanto até o final da década de 1990 eram poucas as revistas eletrônicas,
na atualidade, uma parte substancial das revistas científicas é publicada
apenas nesse formato.
O aumento significativo do número de pesquisadores e,
consequentemente, da produção científica gerada, aliado a maior facilidade
de publicação de revistas eletrônicas, têm causado a proliferação frenética de
revistas científicas on-line. Com isso, mazelas como o surgimento
desenfreado de novos títulos, ressurgimento, morte de revistas, tí tulos
alterados, números atrasados, usos indevidos da revista (como a publicação,
sobretudo, de artigos dos membros do corpo editorial), entre outros, vem se
tornando um problema e causado desconfiança quanto à qualidade dos
artigos publicados por esse veículo.
Diante da complexidade atual em que estão inseridos os
pesquisadores e a produção de conhecimentos, ampliam-se os interesses no
campo dos estudos de Comunicação Científica, surgindo a área denominada
por Solla Price (1969) como “Ciência da Ciência”. São vários os seus enfoques,
modelos teórico-metodológicos e objetos de análise que podem ser
vislumbrados na literatura científica. Dentre elas, destaca-se o uso de
indicadores quantitativos aplicados a revistas científicas visando planejar
atividades gerenciais e editoriais.
Alguns dos métodos e técnicas largamente empregadas para a
avaliação e monitoramento da produção científica e tecnológica são baseados
na Bibliometria, Cientometria e Infrometria, os quais possuem técnicas

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT