Modelo Multicritério para Avaliação de Desempenho: um estudo de caso para gestão de compras no setor público

AutorMario Augusto Nishiyama - Marcus Vinicíus Andrade de Lima - Leonardo Ensslin - Leonardo Corrêa Chaves
CargoMestrando em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC. Brasil - Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). ...
Páginas9-28
Artigo recebido em: 27/05/2015
Aceito em: 12/03/2016
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p9
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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MODELO MULTICRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:
UM ESTUDO DE CASO PARA GESTÃO DE COMPRAS NO SETOR
PÚBLICO
Multi-Criteria Model For Performance Evaluation: a case study for
procurement management in the public sector
Mario Augusto Nishiyama
Mestrando em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina..
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: marioaugusto.contato@gmail.com
Marcus Vinicíus Andrade de Lima
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC.. Brasil. E-mail: mv.ufsc@gmail.com
Leonardo Ensslin
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: leonardoensslin@gmail.com
Leonardo Chaves
Doutorando em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: leonardomg@gmail.com
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo construir um
modelo para apoiar a gestão do processo de compras e
de suprimentos de uma organização pública de ensino.
O instrumento de intervenção utilizado foi a metodologia
Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C),
que é dividida em três etapas: (i) Estruturação; (ii)
Avaliação; e (iii) Recomendações. A aplicação desta
metodologia permitiu identificar os principais aspectos que
afetam a gestão do processo de compras e suprimentos,
segundo a percepção do gestor. Trata-se de uma pesquisa
de caráter exploratório, baseada em um estudo de caso
realizado em uma organização pública brasileira. Foram
identificados, organizados, mensurados e integrados
os fatores necessários e suficientes para a gestão do
processo de compras e suprimentos. A construção do
modelo permitiu desenvolvimento de um instrumento
de gestão que incorpora elementos gráficos e numéricos
que ressaltam os pontos fracos e os mais competitivos do
processo estudado.
Palavras-chave: MCDA-C. Avaliação de Desempenho.
Compras Governamentais.
Abstract
The present work aims at building a model to support
the procurement and supply management of a
public education organization. The used intervention
instrument was the Multi-criteria Decision Aid –
Constructivist methodology (MCDA-C), which is divided
into three stages: (i) Structuring; (ii) Evaluation; and (iii)
Recommendations. The application of this methodology
allowed to identify the main aspects that affect the
procurement and supply management process,
according to the manager’s perception. This is an
exploratory research, based on a case study conducted
in a Brazilian public organization. Necessary and
sufficient factors for the procurement and supply process
management were identified, organized, measured
and integrated. The model building allowed the
development of a management tool that incorporates
graphical and numerical elements which highlight the
weaknesses and the most competitive points in the
studied process.
Keywords: MCDA-C. Performance Evaluation.
Government Procurement.
10 Revista de Ciências da Administração • v. 19, n. 47, p. 9-28, abril 2017
Mario Augusto Nishiyama • Marcus Vinicíus Andrade de Lima • Leonardo Ensslin • Leonardo Chaves
1 INTRODUÇÃO
O Estado, pelo seu porte em relação ao mer-
cado na qual se insere, sempre teve prominência
como comprador. Em alguns momentos, inclusive, o
Estado atribuiu-se a responsabilidade em promover
o desenvolvimento socioeconômico e o crescimento
de determinadas regiões com a instituição de políticas
públicas de compras (DIMITRI, 2013). Logo, destaca-se
a sua relevância e amplitude dos recursos envolvidos.
A crescente pressão da sociedade e particular-
mente da mídia por uma organização pública mais
eficiente, enxuta, e focada em seus propósitos tem
levado os gestores públicos a buscar instrumentos de
gestão mais atualizados, transparentes e cientificamente
reconhecidos como eficientes na busca da: valorização
dos recursos do Estado; satisfação do cidadão-cliente;
valorização dos funcionários públicos e ambiente moral
do Estado (BROWN; POTOSKI, 2006).
A função de compras e/ou suprimentos está as-
sociada com a atividade de prover todos os insumos
necessários para suas atividades com a qualidade
demandada e com preços e prazos competitivos. Tal
função esta presente tanto em uma organização priva-
da como pública. O foco da presente pesquisa é cons-
truir um modelo para apoiar o processo de compras e
suprimentos de uma instituição de ensino pública que
busque a excelência neste contexto.
Diante da importância do tema para a sociedade,
a comunidade científica mundial tem sofrido crescente
pressão da sociedade para desenvolver instrumentos
de gestão para o apoio à gestão mais efetiva. Nesse
contexto, novos processos têm surgido majoritariamen-
te voltados para o uso das tecnologias da informação
e adaptações de modelos realistas (PANAYIOTOU;
GAYIALIS; TATSIOPOULOS, 2004). A área de conhe-
cimento que tem disponibilizado maiores e melhores
resultados nesta área é a Avaliação de Desempenho
(KENNERLEY; NEELY, 2002; NEELY, 2005; CHAVES
et al., 2013; ENSSLIN et al., 2013).
Nas últimas quatro décadas, as pressões da so-
ciedade e da mídia por uma gestão mais transparente
e eficiente têm desafiado os pesquisadores a propor
novos procedimentos para apoiar a gestão de compras
do setor público. A avaliação de desempenho emergiu
então em sua vertente realista como a visão de mundo
para desenvolver modelos decisórios para o setor. A
vinculação dos pesquisadores da época com as áreas
das ciências exatas fez com que a escolha da visão
de mundo recaísse no caminho realista (tendo como
ramificações as visões normativistas e descritivistas).
Nessa visão, as informações necessárias para o de-
senvolvimento de modelos decisórios são coletadas
no ambiente físico de outros ambientes similares, ou
são utilizados dados passados, ou ainda, é utilizado o
conhecimento de especialistas. Entretanto, as respostas
propostas por esses modelos decisórios são denomi-
nadas ótimas dado que não são influenciadas pelos
valores e preferências do decisor e nem mesmo pelas
singularidades do ambiente para o qual foram constru-
ídos (ROY, 1993). Assim, as abordagens realistas foram
muito utilizadas durante a vigência da administração
burocrática, quando os ambientes organizacionais
eram estáveis. Nas décadas de 1960, 1970 e início dos
anos de 1980, esses modelos de gestão contribuíram
para a melhoria da produtividade e do lucro (PORTER,
1999). Contudo, a partir da segunda metade dos anos
de 1980, os ambientes organizacionais tornaram-se
gradativamente mais dinâmicos e os diferenciais com-
petitivos passaram a emergir de suas singularidades.
Os pesquisadores continuaram, no entanto, a valer-se
do caminho realista para propor melhorias. A visão
realista além de ignorar as singularidades e os diferen-
ciais competitivos dos ambientes, ignoram os valores
e preferências do decisor no contexto decisório e nas
decisões estratégicas, fazendo com que seu uso gere
recomendações que causam frustações a seus usuários
(ROY, 1994).
Roy (1993) sustenta que as pesquisas que envol-
vem trabalhos práticos em modelos decisórios de apoio
a gestão devem assegurar que haja harmonia entre o
modelo proposto e sua aplicação. Essa conformidade
é alcançada observando a singularidade dos atores, de
seus valores e preferências e do contexto em que estão
inseridos. E é a partir dessa perspectiva que se orienta
o uso das abordagens prescretivistas e construtivistas.
Assim, é dentro desta perspectiva que se insere
possivelmente a maior contribuição da presente pes-
quisa. Ressalta-se que as contribuições desta pesquisa
não estão apenas adstritas à sociedade ou aos usuários
do modelo desenvolvido, mas principalmente benefi-
cia a ciência, pois propõe a adoção de um caminho
construtivista para a construção do modelo de apoio à
gestão do processo de compras e suprimentos de uma

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