O mito do tráfico como efeito colateral do capitalismo legítimo: considerações sobre the wire pela ótica da criminologia crítica

AutorFelipe Paradizzo
CargoGraduando em Direito da FDV
Páginas274-301
274
P A N Ó P T I C A
Panóptica, Vitória, vol. 9 (n. 28), 2014
ISSN 1980-775
O MITO DO TRÁFICO COMO EFEITO COLATERAL DO CAPITALISMO
LEGÍTIMO: CONSIDERAÇÕES SOBRE THE WIRE PELA ÓTICA DA
CRIMINOLOGIA CRÍTICA
Felipe Vieira Paradizzo
Graduando em Direito da FDV
Resumo: O presente estudo busca refletir sobre o tema da seletividade penal a
partir das questões trazidas pela premiada série televisiva The Wire, tendo
como recorte principal o mito do tráfico como efeito colateral do capitalismo
legítimo. Para tal fim, a pesquisa se utiliza dos debates trazidos pelos estudos
culturais e pela teoria da recepção para pontuar os elementos estéticos da
mímeses do tráfico em artefatos culturais, bem como contribuir para o debate
sobre liberdade no capitalismo. Finalmente, buscar-se-á, a partir da análise de
The Wire, atacar a seguinte questão: como se legitima e quais as contradições
da criminalização de manifestações específicas e selecionadas do capitalismo,
como o comércio de substâncias ilícitas?
Palavras-chave: The Wire, crime-novel, tráfico de drogas e criminologia crítica.
Abstract: This study seeks to think about the issue of selectivity of crime
control through the questions brought by the critically acclaimed TV show, The
Wire, focusing on the myth of traffic as a collateral damage of legitimate
capitalism. In order to do so, this research will use the cultural studies' debates
and reception theory to discuss the aesthetic elements of traffic mimesis printed
on cultural artifacts, as well as to try to contribute with the debate over freedom
in capitalist contemporary societies. Finally, from the analyses on The Wire, the
present paper intends to work on the following question: how the criminalization
of selective and specific capitalism manifestations, as the illegal drug trade,
legitimizes itself and which are its contradictions?
Keywords: The Wire, crime-novel, drug traffic and critical criminology.
275
P A N Ó P T I C A
Panóptica, Vitória, vol. 9 (n. 28), 2014
ISSN 1980-775
"You follow drugs, you get drug addicts
and drug dealers. But you start to follow
the money, and you don't know where
the fuck it's gonna take you" (2004)
INTRODUÇÃO
Entre 2002 e 2008, o canal por assinatura norte-americano HBO transmitiu
a série de David Simon, The Wire. Vendida como um thriller policial, The Wire
não poderia ser mais comercialmente frustrante. A série, que se passa em
Baltimore, Maryland, inicialmente polariza a narrativa entre uma força tarefa da
polícia de repressão ao tráfico e um grupo de traficantes dos projetos
habitacionais da cidade.
As marcas do gênero narrativo norte-americano hard-boiled, sua
ancoragem nos conflitos emergentes do fordismo que se imprimem nos heróis
masculinos e nas demandas de masculinidade hegemônica, bem como as
rupturas internas do próprio gênero, serão o fio condutor do gatilho formal que
transmite a crítica de The Wire ao mito do tráfico como uma manifestação
paralela ao capitalismo legítimo. As convenções e rupturas do gênero hard-
boiled guiam a série por diálogos entre um dos grandes tópicos do direito penal
e sua crítica na contemporaneidade: as contradições da criminalização e
repressão do comércio de substâncias ilegais no capitalismo tardio.
Uma vez exposta as questões narrativas que constroem o campo de
batalha intelectual implícito no artefato, buscar-se-á refletir sobre a contradição
exposta pela série, a relação entre o tráfico e o capitalismo legítimo, a partir de
uma leitura possível da liberdade das classes marginalizadas no capitalismo
em Marx e, finalmente, projetar tal discussão nas teorias críticas sobre a
atuação do sistema penal pela Criminologia Crítica.
1 THE WIRE: UM DRAMA INSTITUCIONAL
O episódio piloto, o primeiro episódio de uma série, é certamente
bastante representativo, não apenas pelo fato de que a partir dele a duração do

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT