Miopia em Informação

AutorNadi Helena Presser - Daniel Cunha Santana Quirino
CargoProfessora do Departamento da Ciência da Informação (UFPE) - Graduando em Gestão da Informação (UFPE)
Páginas59-70
59
v. 21, n. 46, 2016
p. 59-70
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação , v. 21, n. 46, p.
59-70, mai./ago., 2016. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518- 2924.2016v21n46p59
Miopia em Informação
Information Myopia
Nadi Helena PRESSER
Professora do Departamento da Ciência da Informação (UFPE) - nadihel ena@uol.com.br
Daniel Cunha Santana QUIRINO
Graduando em Gestão da Informação (UFPE) – Danielquirino.bsi@gmail.com
Resumo
Este artigo reflete sobre os modos de apropriação de informação nas organizações. A
analogia com a noção de Miopia em Informação se caracteriza pelo desconhecimen to das
potencialidades informacionais disponibilizad as nas organizações, revelan do uma visão
restrita do ambiente informaciona l. As análises têm como objeto o proc esso de renovação de
contratos de licenças de softwares de um grupo multinacional de grande porte, em sua
iniciativa de gerenciar, com base em informações, os ativos organizacionais em tecnologia da
informação. As informações coletadas, explicitadas e justificadas embasaram uma proposta
de ação, se constituindo na criação de um novo conhecimento organizacional. Na sua
dimensão teórica, o valor da informação se materializou pelo seu uso, num processo coletivo
de aprendizagem organizacional.
Palavras-chave: Miopia em Informação. Valor da Informação. Gestão da Informação.
Tomada de decisão.
Abstract
This article reflects on the ways of appropriation in organizations. The notion of Information
Myopia is characterized by the lack of knowledge about the available informational
capabilities in organizations, revealing a narrow view of the information environment. This
analysis has focused on the process for renewing the software licenses contracts of a large
multinational group, in order to manage its organizational assets in information technology.
The collected, explained and justified information allowed to elaborate an action proposal,
which enabled the creation of new organizational knowledge. In its theoretical dimension,
the value of information was materialized by its use, in a collective process of organizational
learning.
Keywords: Information myopia. Information value. Information management. Decision
making.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
08/01/2016
Aceito em:
26/02/2016

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT