Mindset, dificuldades em se empreender e o Potencial Empreendedor: uma abordagem confirmatória com estudantes graduandos em administração
Autor | Frederico Leocádio Ferreira, Pâmella Otone Bandeira, Carlos Alberto Gonçalves |
Cargo | CEPEAD/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). email: fredericoleocadio@gmail.com - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). email: bandeirapamella@gmail.com - Programa de pós graduação em Administração (CEPEAD)/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). email: carlos@face.ufmg.br |
Páginas | 51-68 |
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Mindset, Dificuldades em se empreender e o Potencial Empreendedor: Uma abordagem confirmatória com estudantes graduandos em Administração
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Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
RESUMO
O Mindset de crescimento é uma atitude voltada para o de-
senvolvimento contínuo, que pode ser potencializada em
indivíduos buscando um maior desempenho, engajamento e
qualidade de vida. O conceito vem sendo aplicado relacionado
a variáveis que remetem à academia, como desempenho aca-
dêmico e criatividade, mas é necessário relacioná-lo a variáveis
organizacionais. Este trabalho buscou analisar a relação entre o
Mindset de crescimento, o Mindset xo, o Potencial Empreende-
dor e as Diculdades para se empreender percebidas por estu-
dantes de Administração em Belo Horizonte (MG). A pesquisa
adotou uma abordagem quantitativa transversal, apresentan-
do os resultados por meio de uma análise fatorial conrmatória
e com dados coletados via survey. Como resultado, dentre as
variáveis, somente o Mindset de crescimento apresentou uma
relação positiva com o Potencial Empreendedor. Para futuras
pesquisas, sugere-se a aplicação da metodologia em amostras
maiores, em diferentes contextos culturais e organizacionais,
visando a uma generalização dos resultados.
Palavras-Chave: Potencial Empreendedor, Mindset de cresci-
mento, Mindset xo, Diculdades para empreender
ABSTRACT
Growth Mindset is an attitude towards continuous develo-
pment that can be enhanced in individuals seeking greater
performance, engagement and quality of life. The concept has
been applied related to academic variables, such as academic
performance and creativity, but it is necessary to relate it to
organizational variables. This work aim to analyze the rela-
tionship between the Growth Mindset, the Fixed Mindset, the
Entrepreneurial Potential and the Diculties to be perceived
by Management students in Belo Horizonte (MG). The research
adopted a quantitative transversal approach, presenting the
results by means of a conrmatory factorial analysis, with dadas
collected by survey. As a result, among the variables, only the
Growth Mindset presented a positive relation with the Entre-
preneurial Potential. For future research, it is suggested the
application of the methodology in larger samples, in dierent
cultural and organizational contexts, aiming at a generalization
of the results.
Key-words: Entrepreneurial Potential, Growth Mindset, Fixed
Mindset, Diculties in new ventures
MINDSET, DIFICULDADES EM SE EMPREENDER E O POTENCIAL
EMPREENDEDOR: UMA ABORDAGEM CONFIRMATÓRIA
COM ESTUDANTES GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO
Mindset, Difficulties in undertaking and the Entrepreneurial Potential:
A confirmatory approach with undergraduate students in Administration
Frederico Leocádio Ferreira
CEPEAD/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
email: fredericoleocadio@gmail.com
Pâmella Otone Bandeira
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
email: bandeirapamella@gmail.com
Carlos Alberto Gonçalves
Programa de pós graduação em Administração (CEPEAD)/
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
email: carlos@face.ufmg.br
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e60798
Submetido: 20/12/2018
Aceito: 11/09/2020
Frederico Leocádio Ferreira • Pâmella Otone Bandeira • Carlos Alberto Gonçalves
Revista de Ciências da Administração • v. 21, n. 55, p. 51-68, Outubro. 2019
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1 INTRODUÇÃO
Empreender é um ato que vem gerando pes-
quisas e discussões no meio acadêmico e gerencial,
consolidando-se como campo teórico nas ciências
gerenciais entre 2000 a 2010 (DORNELAS, 2012).
Segundo a base de dados Web of Science (2018), na úl-
tima década, a quantidade de artigos publicados que
estavam relacionados ao tema empreendedorismo
aumentou em mais de 500%, passando de 621 artigos,
publicados em 2007, para 3.784, publicados em 2017.
O empreendedorismo é um dos impulsiona-
dores da economia brasileira, sendo que, conforme
o Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos
empreendimentos (SEBRAE, 2018), as micro e pe-
quenas empresas (MPEs) representam 27% do PIB
brasileiro e são responsáveis por 52% dos empregos
com carteira assinada. Portanto, percebe-se a im-
portância em incentivar e promover o aumento da
atividade empreendedora.
Paradoxalmente, na pesquisa realizada por
Eslabão e Vecchio (2016), foi vericado que o Brasil
possui muitas diculdades que inibem o empreen-
dedor a abrir o próprio negócio, como o excesso
de impostos e de burocracia, grande quantidade
de recursos necessários para sustentar os custos e
despesas do empreendimento e as elevadas taxas de
juros. Além desses fatores, segundo o GEM (2016) e
outros autores (ESLABÃO; VECCHIO, 2016; LIMA,
2015; SILVA et al. 2017), foi possível identicar al-
guns pressupostos a respeito das possíveis causas
dos jovens não empreenderem ou postergarem o ato.
Dentre os pressupostos, destacam-se: (i) a disponibi-
lidade nanceira, (ii) risco do insucesso, (iii) falta de
experiência, (iv) falta de apoio familiar e/ou governo,
(v) diculdade em conciliar a vida prossional com
a pessoal, (vi) excesso de diculdade em se criar um
diferencial das empresas já atuantes no mercado, (vii)
o custo de oportunidade, (viii) excesso de burocracia
e impostos (SEBRAE, 2016).
Além das Diculdades para se empreender, é
possível vericar altos índices de mortalidade precoce
de micro e pequenas empresas, como demonstra uma
pesquisa realizada pelo SEBRAE (2016), na qual foi
apontado que os principais motivos para a falência
de uma empresa foram: a falta de capital, falta de
clientes, problemas no planejamento/administração,
problemas pessoais ou com sócios, burocracia e/ou
impostos, forte concorrência, perda do único cliente
e a questão de o empreendedor ter descoberto outra
atividade.
Um fato marcante é que a falta de preparo do
gestor foi apontada por Baggio e Baggio (2015) como
possível causa da mortalidade precoce de empreen-
dimentos, mesmo sendo pesquisas realizadas em
décadas distintas. Dessa forma, percebe-se o quanto
a educação empreendedora é importante, pois, por
meio dela, é possível desenvolver habilidades, co-
nhecimentos e atitudes nos indivíduos, no intuito de
torná-los grandes empreendedores.
Seguindo a teoria da educação empreendedora,
um indivíduo com uma atitude voltada para o cres-
cimento, possuidor de um Mindset de crescimento,
pode ter facilidade na busca por contínuos desaos e
é direcionado para objetivos de aprendizado e desen-
volvimento cognitivo, abrindo-se para novos conhe-
cimentos acerca do quanto maximizar seu Potencial
Empreendedor. Indivíduos que possuem o Mindset
xo têm objetivos direcionados ao seu próprio de-
sempenho e sentem a necessidade de mostrarem suas
competências e habilidades para seus colegas, como
forma de autoarmação, o que gera, a longo prazo, um
afastamento das tarefas desaadoras e de mudanças
que penetrem em sua zona de conforto (DWECK,
2017). Já indivíduos com o Mindset de crescimento
se desenvolvem por meio do aprendizado, assumem
riscos, enfrentam os obstáculos e as limitações, sem-
pre em busca de uma oportunidade de superação
e aprendizado (DWECK, 2017). Indivíduos com o
Mindset de crescimento acreditam que as habilidades
podem ser desenvolvidas por meio de esforço, orien-
tação e boas estratégias (DWECK, 2017).
Quando um indivíduo possui um Mindset de
crescimento e, por isso, direciona seus objetivos na
busca por novos conhecimentos, ele está apto a de-
senvolver seu Potencial Empreendedor, pois acredita
que, por meio de seu esforço, conseguirá ser bem
sucedido na tarefa empreendedora, não temendo
desaos e riscos calculados, persistindo e perseveran-
do frente a obstáculos (FERREIRA et al., no prelo);
GONÇALVES-FILHO et al., 2013; DWECK, 2017).
Contudo, o trabalho sobre Mindset de crescimento
no Brasil ainda está em fase embrionária e não foram
encontradas pesquisas empíricas relacionando os
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