Migrantes no faxinal e migração de faxinalenses: territórios e povos tradicionais

AutorAncelmo Schörner - José Adilçon Campigoto
CargoProfessor na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Páginas53-72
Migrantes no faxinal e migrações de faxinalenses: territórios e povos tradicionais
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 18, n. 25, p. 53-72, ago. 2011
MIGRANTES NO FAXINAL E MIGRAÇÕES DE
FAXINALENSES: TERRITÓRIOS E POVOS TRADICIONAIS
Ancelmo Schörner*
José Adilçon Campigoto Correio**
Resumo: Este texto trata do processo migratório de faxinalenses para
Irati a partir dos anos de 1980. A região dos faxinais se encontra em uma
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pinheirais). Nesse caso compreende municípios localizados na região centro
sul do Paraná, tais como Rebouças, Guarapuava, Irati e Ponta Grossa. Nessas
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dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná. Devido ao seu alto valor
econômico, ela vem sofrendo forte pressão de desmatamento, o que contribuiu
para o processo migratório. Realizamos entrevistas com ex-faxinalenses com
o intuito de estudar quais as principais transformações ocorridas no faxinal
a partir desse período. Além disso, traçamos, em linhas gerais, o processo de
desterritorialização dessas pessoas, pois ir para a cidade é, em parte, deixar
uma cultura herdada para se encontrar com outra, cuja história se desconhece,
cuja memória é estranha.
Palavras-chave
Abstract: This paper deals with the migration process of faxinalenses to Irati from the
year 1980. The region of faxinais is in an area known geographically as the Araucaria
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central southern Paraná, such as Rebouças, Guarapuava, Irati and Ponta Grossa. In
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dominated, however, the Paraná pine. Due to its high economic value, it has come
under heavy pressure from deforestation, which contributed to the migration process.
* Professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
E-mail: ancelmo.schorner@terra.com.br
** Professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
E-mail: ja.cam.pi@hotmail.com
DOI: 10.5007/2175-7976.2011v18n25p53
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 18, n. 25, p. 53-72, ago. 2011
We conducted interviews with former faxinalenses in order to study what are the main
changes occurring in the faxinal from that period. We also outline in general terms,
the process of deterritorialization of these people, because going to the city is in part
a cultural legacy to leave to meet with someone whose history is unknown, whose
memories are strange.
Keywords
INTRODUÇÃO
Atualmente, o empenho de cientistas pertencentes a várias áreas
do conhecimento na investigação e no reconhecimento legal dos grupos
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em nenhuma outra época, se falou tanto sobre o tema e se estudou tanto estes
1 A exclusão por meio
da escrita implica marginalização social e histórica e deve-se à aplicação de
esquemas teóricos gerais e globalizantes que comportam a negligência e até
mesmo o menosprezo a respeito das peculiaridades, das características e das
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tradicionais.
Sob tal categoria abriga-se a diversidade de grupos e tipos de povoamento
existentes em determinado território ou país, em geral, marginalizados
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remanescentes de quilombos, os caiçaras, os babaçueiros, os caboclos, os
caipiras, os sertanejos, as quebradeiras de côco, os pantaneiros, os jangadeiros,
os pescadores artesanais, os seringueiros e os faxinalenses.2
Chamamos Sistema de Faxinal3 um modo de utilização das terras em
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tradicionais: forma própria de uso e posse da terra, o aproveitamento ecológico
dos recursos naturais - pinhão, guabirobas, araçás, pitangas e jabuticabas -, o
cultivo da vida comunitária e a preservação de memória comum.4
do assunto apontam que o sistema faxinal constitui-se como acontecimento
singular por causa de sua forma organizacional. Distingue-se tal sistema dos
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se expressa na forma de criadouro comum.5
Sobre a origem do Sistema dos Faxinais em Rebouças,6 há a tese de que
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nessa região. A exploração da erva-mate nativa atraiu gente que se estabeleceu
ali, formando a comunidade. Eram migrantes ucranianos, poloneses, alemães,

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