Mídias sociais e altmetria: o impacto da produção científica em novas métricas
Autor | Flávia Florentino Varella |
Cargo | Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Florianópolis, SC, Brasil |
Páginas | 224-228 |
Esboços, Florianópolis, v. 26, n. 42, p. 224-228, maio/ago. 2019.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2019v26n42p224
editorial
224/452
MÍDIAS SOCIAIS E ALTMETRIA:
O IMPACTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
EM NOVAS MÉTRICAS
on New Metrics
Flávia Florentino Varellaab
https://orcid.org/0000-0001-7123-8807
a
Departamento de História, Florianópolis, SC, Brasil
b Editora-chefe de Esboços: histórias em contextos globais
A
divulgação costumeira dos periódicos da área de história foi, durante muito
tempo, feita por envio de e-mails para listas de grupos, por material impresso
e por conversas em corredores, eventos e bancas. Com o advento da Web
2.0 e das facilidades trazidas do software aberto Open Journal System (OJS), muitas
revistas deixaram de imprimir seus números, tornando-se exclusivamente eletrônicas,
ou adotaram a publicação simultânea em papel e em formato eletrônico. Essa
se expandindo nos últimos anos para o marketing digital. Tem-se argumentado que a
adoção de novas plataformas de comunicação pelos periódicos e, em especial, das
mídias sociais pode contribuir para maior visibilidade dos resultados das pesquisas
publicadas por eles, para sua aproximação com o público acadêmico e não acadêmico,
bem como para sua avaliação altmétrica (ARAÚJO, 2019, p. 4).
que permitem compartilhar, de forma aberta e gratuita, as análises publicadas por
editores de periódico na atualidade parece residir no domínio de habilidades que
Facebook e Twitter.
histórias em contextos globais
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO