Interação social e metodologias de ensino: o caso do laboratório de troca de afetos - lata sob as narrativas de seus participantes através do mapa conceitual

AutorMaria Cleide Rodrigues Bernardino - Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza - Alexandre Pereira de Souza - Francisca Pereira dos Santos
CargoUniversidade Federal do Cariri (UFCA)
Páginas59-81
59
v. 19, n. 39, 2014.
p. 59-82
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p.
59-82, jan./abr., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n3 9p59
Interação social e metodologias de ensino: o caso do
laboratório de troca de afetos - lata sob as narrativas de
seus participantes através do mapa conceitual
Social interaction and methods of teaching: the case of
exchange of affections laboratory - lata in the accounts of its
participants through the conceptual map
Maria Cleide Rodrigues BERNARDINO1
Irma Gracielle Carvalho de Oliveira SOUZA2
Alexandre Pereira de SOUZA3
Francisca Pereira dos SANTOS4
RESUMO
Aborda as metodologias baseadas nas trocas de experiências ilustradas pelo projeto LATA -
Laboratório de Troca de Afetos, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará,
Campus Cariri. O projeto foi pensado e é ex ecutado dentro dos parâmetros das possibilidades de
aprendizagem através da troca de experiências, tendo como no rte a interação social do aluno
com a sociedade, seja em s ala de aula ou fora dela. Trata -se de uma pesquisa exploratória, cuja
coleta de dados se fez por meio de entrevista narrativa intermediada por questionário no google
docs, e o tratamento dos resultados pela análise de conteúdo. O ambie nte da investigação se deu
no âmbito acadêmico, com 40 alunos que participaram da disciplina Cultura e Mídia, onde o
projeto é executado e contemplou três questionamentos: você considera que o aprendizado por
meio da troca de experiências tem sido significativo do ponto de vista profissional? O que você
sente ao ver outras pessoas contando suas histórias e notar que algumas são comuns às suas
experiências? Entre o método convencional, leituras, resenhas, provas escritas, seminários, o
que mais tem lhe ajudado a desenvolver um senso crítico e proporcionado maior desenvoltura?
As reflexões oriundas da análise dos dados, além de funcionar como feedback da aceitação
da metodologia por parte dos alunos, também contribui para uma avaliaçã o do projeto a fim de
corrigir possíveis falhas e contribuir efetivamente para a construção do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Me todologias de Ensino. Ensino interação. T roca de Experiências
Ensino.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 Universidade Federal do Cariri (UFCA) - cleide@cariri.ufc.br
2 Universidade Federal do Cariri (UFCA) - irma@cariri.ufc.br
3 Universidade Federal do Cariri (UFCA) - alexandre@cariri.ufc.br
4 Universidade Federal do Cariri (UFCA) - teiadoato@gmail.com
ARTIGO
Recebido em:
21/10/2013
Aceito em:
19/02/2014
60
ABSTRACT
It discusses the methodologies based on the exchange of experiences illustrated by the LATA
project - Laboratory Excha nge of Affections, Course of Librarianship, Federal University of
Ceará, Campus Cariri. The project was conceived and executed within the parameters of
learning opportunities through the exchange of experiences, having as north the student's social
interaction with society, whether in the classroom or outside it. This is an exploratory study,
whose data collection was done through narrative interviews mediated by questionnaire in
google docs, and the treatments of the results by content analysis. The environment of the
research took place in the academic area, with 40 students who participated in the course
Culture and Media, where the project is executed and included three questions: do you consider
that learning through the ex change of experiences has been significant in a professional point of
view? What do you feel when you see other people telling their stories and realize that some are
common to your experiences? Among the conventional method, readings, b ook reviews, written
exams, seminars, what else has helped you to develop a critical sense and provided greater
ease? The reflections from the analysis of the data besides working as an acceptance feedback
of the methodology from students, also contributes to an evaluation of the project in order to
correct possible mistakes and contribute effectively to the construction of knowledge.
KEYWORDS: Teaching Methodologies. Education interaction. Exchange of Experiences
Education.
1 INTRODUÇÃO
A proposta de metodologia baseada em trocas de experiências não é algo novo,
a história demonstra que desde a Antiguidade esta prática já era uma realidade.
Sêga  p  ao estudar as diferentes formas de interagir diz que o fio
condutor para se estabelecer a interação nas relações sociais foi o ato de
cooperação exercido pelos indivíduos nas diferentes sociedades durante o
processo de civilização.
Neste sentido a cooperação em si pode ser resultante de uma ação
social orientada para o outro, como um ato de solidariedade humana, um ato
sociopolítico [...] refletindo a intenção para compreender o outro na sociedade e
ser por ele compreendido SÊGA  p  Dessa forma Berger e Luckmann
(1999) afirmam que o processo de socialização do homem se constrói a partir
da atividade de interiorização deste no contexto social.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT