O método fenomenográfico na pesquisa científica em administração no Brasil: análise e discussão sobre seu uso em Administração no Brasil

AutorLaís Silveira Santos - Fernanda Geremias Leal - Graziela Dias Alperstedt - Simone Ghisi Feuerschütte
CargoDoutoranda em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC) - Doutora em Engenharia da Produção - Doutoranda em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC) - Doutora em Engenharia da Produção
Páginas129-146
O Método Fenomenográfico na Pesquisa Científica em Administração no Brasil: análise e discussão sobre seu uso
R C A
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RESUMO
A fenomenograa é um método de pesquisa que visa à apreen-
são de diversas concepções acerca de um fenômeno, com
base no pressuposto de que os indivíduos, fundamentados
em suas vivências, têm maneiras diferentes de experienciar a
realidade. Este artigo busca analisar a utilização, os desaos e
as perspectivas de uso desse método no contexto do campo
de pesquisa em Administração no Brasil. Para tanto, apresenta
um resgate teórico da fenomenograa, bem como uma revisão
sistemática de teses, dissertações e artigos cientícos que
adotaram o método, para posterior análise dos seus conteúdos.
Os resultados demonstram que os estudos fenomenográcos
em Administração emergiram no Brasil por volta de 2008.
Apesar de seu principal aspecto restritivo ser a sua aplica-
bilidade, segundo os estudos analisados, a fenomenograa
pode ser considerada uma abordagem adequada na busca
pela compreensão de fenômenos sociais em organizações,
constituindo-se como possível estratégia complementar a
outras modalidades de pesquisa.
Palavras-chave: Fenomenograa. Método Fenomenográco.
Método qualitativo.
ABSTRACT
Phenomenography is a qualitative method of research that
seeks to capture diverse conceptions about a phenomenon,
given the assumption that individuals, based on their expe-
riences, have dierent ways of experiencing reality. This article
seeks to analyze the use, the challenges and the perspectives
of use of this method in the context of research in Adminis-
tration in Brazil. For doing so, it presents a theoretical review
on phenomenography, as well as a systematic literature
review of doctoral dissertations, master theses, and scientic
articles that adopted the method, and analyze their contents.
The results demonstrate that phenomenography has been
used in the Brazilian Administration eld since approximately
2008. Although the main restrictive aspect is its applicability,
according to the analyzed literature, phenomenography can
be considered a signicant approach in the understanding
of social phenomena in organizations, referring to a possible
complementary strategy to other methods of research.
Keywords: Phenomenography; Phenomenographic method.
Qualitative method.
O MÉTODO FENOMENOGRÁFICO NA PESQUISA CIENTÍFICA EM
ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE E DISCUSSÃO SOBRE SEU USO
The Phenomenographic Method in the Brazilian Administration
Research Field: analysis and discussion on its use
Laís Silveira Santos
Doutoranda em Administração da Universidade do Estado
de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: lais.ssantos@yahoo.com.br
Graziela Dias Alperstedt
Doutora em Engenharia da Produção. Professora associada do Centro de
Ciências da Administração e Sócio-Econômicas (ESAG), da Universidade
do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: gradial@gmail.com
Fernanda Geremias Leal
Doutoranda em Administração da Universidade do Estado
de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: fernanda.leal@ufsc.br
Simone Ghisi Feuerschütte
Doutora em Engenharia da Produção. Professora associada do Centro de
Ciências da Administração e Sócio-Econômicas (ESAG), da Universidade
do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: ghisi.simone@gmail.com
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Revista de Ciências da Administração • v. 20, n. 50, p. 129- 146, Abril. 2018
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018 V20n50p129
Recebido em: 28/03/2017
Revisado em: 27/02/2018
Aceito em: 11/03/2018
Laís Silveira Santos • Fernanda Geremias Leal • Graziela Dias Alperstedt • Simone Ghisi Feuerschütte
Revista de Ciências da Administração • v. 20, n. 50, p. 129-146, Abril. 2018
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1 INTRODUÇÃO
O surgimento da pesquisa qualitativa é mar-
cado por um contexto multicultural, histórico, que
tem a etnograa como um de seus fundamentos. Tal
abrangência se manifesta nas diferentes posturas
epistemológicas, nas tensões, nos limites e nos avan-
ços metodológicos que tipicam a abordagem e suas
práticas (DENZIN; LINCOLN, 2006). As posturas
epistemológicas encontradas nesse tipo de pesquisa
enxergam os fenômenos sociais a partir de diferentes
lentes de análise, mas que não são necessariamente
antagônicas. Há, em abordagens como o interpreta-
tivismo, a hermenêutica losóca e o construtivismo
social, elementos em comum que garantem à aborda-
gem qualitativa a manutenção de sua essência, como
a delidade em relação aos fenômenos, o respeito
pela experiência de vida e a atenção aos detalhes do
cotidiano (SCHWANDT, 2006).
A legitimidade da pesquisa qualitativa exige do
pesquisador atenção ao rigor cientíco, com ética e
respeito aos sujeitos e fenômenos, além do correto
uso das técnicas de coleta e de análise de dados, entre
outros fatores que, se desconsiderados, podem com-
prometer sua validação. Nesse sentido, e diante da
complexidade subjacente aos fenômenos focalizados
pela pesquisa qualitativa e do desenvolvimento de
novas práticas de investigação, emergem técnicas e
perspectivas de se trabalhar com dados qualitativos
que podem contribuir para responder à “crise da
validade”, a qual, talvez, represente a principal tensão
da abordagem. Para que o pesquisador qualitativo
tenha um olhar mais aproximado do “todo” e para
que os resultados de sua pesquisa sejam mais con-
áveis, é imprescindível que ele questione o papel da
própria metodologia e dos critérios de avaliação; que
se posicione como um “confeccionador de colchas”,
que “costura, edita e reúne pedaços da realidade”
(DENZIN; LINCOLN, 2006, p. 19).
Esses desaos parecem se justicar, em certa
medida, pela “juventude” da investigação qualita-
tiva. Dado que a formalização desse delineamento
intensicou-se na década de 1970, Silverman (2009)
aponta para o seu crescente desenvolvimento como
abordagem de investigação social, capaz, inclusive,
de participar da criação de instituições e de recons-
truções da realidade social, além de viabilizar a com-
plementaridade entre métodos. Ela pode, ainda, ser
reconhecida como uma reação à forma tradicional de
“fazer ciência”. Dada a complexidade dos fenômenos
estudados sob seu enfoque, a abordagem qualitativa
amplia a compreensão e permite o surgimento de no-
vas possibilidades epistemológicas, tornando-se um
dos possíveis caminhos para essa abertura (CHUEKE;
LIMA, 2012).
A partir dessas percepções, pesquisadores têm
se dedicado ao estudo da abordagem qualitativa em
si, como um importante método para o desvelamen-
to de fenômenos de pesquisa nas ciências sociais e,
mais especicamente, no campo da Administração
(GERGEN; GERGEN, 2006). Essa constatação pode
ser observada, por exemplo, na divisão acadêmica
“Ensino e Pesquisa em Administração e Contabili-
dade”, da Associação Nacional dos Programas de
Pós-Graduação em Administração (ANPAD); nos
temas contemplados pelo Encontro anual da ANPAD
(EnANPAD): “Ontologia, Epistemologias, Teorias
e Metodologias nos Estudos Organizacionais” e
“Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e
Qualitativos”; bem como nos programas de pós-gra-
duação em Administração, que têm inserido em seus
conteúdos disciplinares a discussão de novos ou não
tão habituais estratégias de pesquisa. Esse parece ser o
caso do método fenomenográco, foco de discussão
neste artigo.
Em busca de discussões realizadas nos eventos
da ANPAD acerca do referido método, tanto em
forma teórica quanto empírica, encontramos o arti-
go “Fenomenograa e a valoração do conhecimento
nas organizações: diálogo entre método e fenômeno
(CHERMAN; ROCHA-PINTO, 2015), apresentado
e premiado no XXXIX EnANPAD. Inspiradas neste
trabalho de Cherman e Rocha-Pinto (2015) e em
outros da mesma natureza, que nos possibilitaram
conhecer a fenomenograa como método de pesquisa
qualitativa, objetivamos, neste artigo, analisar a utili-
zação, os desaos metodológicos e as perspectivas
de uso do método fenomenográco no contexto
dos estudos no campo da Administração no Brasil.
Com vistas a alcançar tal propósito, optamos por
desenvolver uma pesquisa de natureza bibliográca e
descritiva, com abordagem qualitativa. Inicialmente,
realizamos um resgate teórico da fenomenograa a
partir da literatura internacional sobre o tema, in-

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