O método fenomenográfico na pesquisa científica em administração no Brasil: análise e discussão sobre seu uso em Administração no Brasil
Autor | Laís Silveira Santos - Fernanda Geremias Leal - Graziela Dias Alperstedt - Simone Ghisi Feuerschütte |
Cargo | Doutoranda em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC) - Doutora em Engenharia da Produção - Doutoranda em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC) - Doutora em Engenharia da Produção |
Páginas | 129-146 |
O Método Fenomenográfico na Pesquisa Científica em Administração no Brasil: análise e discussão sobre seu uso
R C A
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RESUMO
A fenomenograa é um método de pesquisa que visa à apreen-
são de diversas concepções acerca de um fenômeno, com
base no pressuposto de que os indivíduos, fundamentados
em suas vivências, têm maneiras diferentes de experienciar a
realidade. Este artigo busca analisar a utilização, os desaos e
as perspectivas de uso desse método no contexto do campo
de pesquisa em Administração no Brasil. Para tanto, apresenta
um resgate teórico da fenomenograa, bem como uma revisão
sistemática de teses, dissertações e artigos cientícos que
adotaram o método, para posterior análise dos seus conteúdos.
Os resultados demonstram que os estudos fenomenográcos
em Administração emergiram no Brasil por volta de 2008.
Apesar de seu principal aspecto restritivo ser a sua aplica-
bilidade, segundo os estudos analisados, a fenomenograa
pode ser considerada uma abordagem adequada na busca
pela compreensão de fenômenos sociais em organizações,
constituindo-se como possível estratégia complementar a
outras modalidades de pesquisa.
Palavras-chave: Fenomenograa. Método Fenomenográco.
Método qualitativo.
ABSTRACT
Phenomenography is a qualitative method of research that
seeks to capture diverse conceptions about a phenomenon,
given the assumption that individuals, based on their expe-
riences, have dierent ways of experiencing reality. This article
seeks to analyze the use, the challenges and the perspectives
of use of this method in the context of research in Adminis-
tration in Brazil. For doing so, it presents a theoretical review
on phenomenography, as well as a systematic literature
review of doctoral dissertations, master theses, and scientic
articles that adopted the method, and analyze their contents.
The results demonstrate that phenomenography has been
used in the Brazilian Administration eld since approximately
2008. Although the main restrictive aspect is its applicability,
according to the analyzed literature, phenomenography can
be considered a signicant approach in the understanding
of social phenomena in organizations, referring to a possible
complementary strategy to other methods of research.
Keywords: Phenomenography; Phenomenographic method.
Qualitative method.
O MÉTODO FENOMENOGRÁFICO NA PESQUISA CIENTÍFICA EM
ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE E DISCUSSÃO SOBRE SEU USO
The Phenomenographic Method in the Brazilian Administration
Research Field: analysis and discussion on its use
Laís Silveira Santos
Doutoranda em Administração da Universidade do Estado
de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: lais.ssantos@yahoo.com.br
Graziela Dias Alperstedt
Doutora em Engenharia da Produção. Professora associada do Centro de
Ciências da Administração e Sócio-Econômicas (ESAG), da Universidade
do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: gradial@gmail.com
Fernanda Geremias Leal
Doutoranda em Administração da Universidade do Estado
de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: fernanda.leal@ufsc.br
Simone Ghisi Feuerschütte
Doutora em Engenharia da Produção. Professora associada do Centro de
Ciências da Administração e Sócio-Econômicas (ESAG), da Universidade
do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: ghisi.simone@gmail.com
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Revista de Ciências da Administração • v. 20, n. 50, p. 129- 146, Abril. 2018
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018 V20n50p129
Recebido em: 28/03/2017
Revisado em: 27/02/2018
Aceito em: 11/03/2018
Laís Silveira Santos • Fernanda Geremias Leal • Graziela Dias Alperstedt • Simone Ghisi Feuerschütte
Revista de Ciências da Administração • v. 20, n. 50, p. 129-146, Abril. 2018
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1 INTRODUÇÃO
O surgimento da pesquisa qualitativa é mar-
cado por um contexto multicultural, histórico, que
tem a etnograa como um de seus fundamentos. Tal
abrangência se manifesta nas diferentes posturas
epistemológicas, nas tensões, nos limites e nos avan-
ços metodológicos que tipicam a abordagem e suas
práticas (DENZIN; LINCOLN, 2006). As posturas
epistemológicas encontradas nesse tipo de pesquisa
enxergam os fenômenos sociais a partir de diferentes
lentes de análise, mas que não são necessariamente
antagônicas. Há, em abordagens como o interpreta-
tivismo, a hermenêutica losóca e o construtivismo
social, elementos em comum que garantem à aborda-
gem qualitativa a manutenção de sua essência, como
a delidade em relação aos fenômenos, o respeito
pela experiência de vida e a atenção aos detalhes do
cotidiano (SCHWANDT, 2006).
A legitimidade da pesquisa qualitativa exige do
pesquisador atenção ao rigor cientíco, com ética e
respeito aos sujeitos e fenômenos, além do correto
uso das técnicas de coleta e de análise de dados, entre
outros fatores que, se desconsiderados, podem com-
prometer sua validação. Nesse sentido, e diante da
complexidade subjacente aos fenômenos focalizados
pela pesquisa qualitativa e do desenvolvimento de
novas práticas de investigação, emergem técnicas e
perspectivas de se trabalhar com dados qualitativos
que podem contribuir para responder à “crise da
validade”, a qual, talvez, represente a principal tensão
da abordagem. Para que o pesquisador qualitativo
tenha um olhar mais aproximado do “todo” e para
que os resultados de sua pesquisa sejam mais con-
áveis, é imprescindível que ele questione o papel da
própria metodologia e dos critérios de avaliação; que
se posicione como um “confeccionador de colchas”,
que “costura, edita e reúne pedaços da realidade”
(DENZIN; LINCOLN, 2006, p. 19).
Esses desaos parecem se justicar, em certa
medida, pela “juventude” da investigação qualita-
tiva. Dado que a formalização desse delineamento
intensicou-se na década de 1970, Silverman (2009)
aponta para o seu crescente desenvolvimento como
abordagem de investigação social, capaz, inclusive,
de participar da criação de instituições e de recons-
truções da realidade social, além de viabilizar a com-
plementaridade entre métodos. Ela pode, ainda, ser
reconhecida como uma reação à forma tradicional de
“fazer ciência”. Dada a complexidade dos fenômenos
estudados sob seu enfoque, a abordagem qualitativa
amplia a compreensão e permite o surgimento de no-
vas possibilidades epistemológicas, tornando-se um
dos possíveis caminhos para essa abertura (CHUEKE;
LIMA, 2012).
A partir dessas percepções, pesquisadores têm
se dedicado ao estudo da abordagem qualitativa em
si, como um importante método para o desvelamen-
to de fenômenos de pesquisa nas ciências sociais e,
mais especicamente, no campo da Administração
(GERGEN; GERGEN, 2006). Essa constatação pode
ser observada, por exemplo, na divisão acadêmica
“Ensino e Pesquisa em Administração e Contabili-
dade”, da Associação Nacional dos Programas de
Pós-Graduação em Administração (ANPAD); nos
temas contemplados pelo Encontro anual da ANPAD
(EnANPAD): “Ontologia, Epistemologias, Teorias
e Metodologias nos Estudos Organizacionais” e
“Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e
Qualitativos”; bem como nos programas de pós-gra-
duação em Administração, que têm inserido em seus
conteúdos disciplinares a discussão de novos ou não
tão habituais estratégias de pesquisa. Esse parece ser o
caso do método fenomenográco, foco de discussão
neste artigo.
Em busca de discussões realizadas nos eventos
da ANPAD acerca do referido método, tanto em
forma teórica quanto empírica, encontramos o arti-
go “Fenomenograa e a valoração do conhecimento
nas organizações: diálogo entre método e fenômeno”
(CHERMAN; ROCHA-PINTO, 2015), apresentado
e premiado no XXXIX EnANPAD. Inspiradas neste
trabalho de Cherman e Rocha-Pinto (2015) e em
outros da mesma natureza, que nos possibilitaram
conhecer a fenomenograa como método de pesquisa
qualitativa, objetivamos, neste artigo, analisar a utili-
zação, os desaos metodológicos e as perspectivas
de uso do método fenomenográco no contexto
dos estudos no campo da Administração no Brasil.
Com vistas a alcançar tal propósito, optamos por
desenvolver uma pesquisa de natureza bibliográca e
descritiva, com abordagem qualitativa. Inicialmente,
realizamos um resgate teórico da fenomenograa a
partir da literatura internacional sobre o tema, in-
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