O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis

Autor:Edvalda Araujo Leal, Rodrigo Lucena de Oliveira
Páginas:69-87
RESUMO

O objetivo deste trabalho é investigar as habilidades e competências desenvolvidas pela aplicação do método do estudo de caso no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A amostra conta com 180 discentes, representando 10 estados brasileiros. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise fatorial exploratória, tendo sido identificados dois fatores que... (ver resumo completo)

 
TRECHO GRÁTIS
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n35p69
69
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 69-
87, abr./jun. 2018
O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação
em ciências contábeis
The case study method applied in teaching in post-graduation courses in accounting
sciences
Desarrollo del método estudio de casos en los cursos de posgraduación en ciencias
contables
Edvalda Araújo Leal
Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas
Endereço: Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bloco F - Sala 1F246
CEP: 38400-902 - Uberlândia/MG - Brasil
E-mail: edvalda@ufu.br
Telefone: (34) 988692748
Rodrigo Lucena de Oliveira
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Endereço: Avenida dos Ferreiras, 475, Jardim Califórnia.
CEP: 38406-136 - Uberlândia/MG - Brasil
E-mail: rodd.lucena@gmail.com
Telefone: (34) 91987877
Artigo recebido em 16/04/2017. Revisado por pares em 08/03/2018. Reformulado em
06/04/2018. Recomendado para publicação em 15/06/2018 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
(Editor-Chefe). Publicado em 30/06/2018.
Edvalda Araújo Leal, Rodrigo Lucena de Oliveira
70
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 69-87, abr./jun. 2018
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar as habilidades e competências desenvolvidas pela
aplicação do método do estudo de caso no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de
Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A amostra conta com 180 discentes, representando 10
estados brasileiros. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise fatorial exploratória, tendo
sido identificados dois fatores que explicam 62,03% da variação total dos dados. Tais fatores
foram caracterizados por: Habilidades e Competências Adquiridas com a utilização do Método
do Estudo de Caso; e Requisitos para Aplicação do Método do Estudo Caso em sala de aula.
Na opinião dos discentes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o método do estudo de
caso contribui para seu aprendizado e auxilia no desenvolvimento de habilidades e
competências, tais como: a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe e a aptidão para
refletir sobre situações reais e teoria estudada em sala de aula, o que auxiliará na análise crítica.
Palavras-chave: Método de ensino; Estudo de caso; Ciências contábeis
Abstract
The objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the
application of the case study method in the teaching-learning process of postgraduate students
in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the
analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that
explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and
competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the
case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences,
the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and
competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations
and the theory studied, which will aid in the critical analysis.
Keywords: Teaching method; Case study; Accounting sciences
Resumen
El objetivo de este trabajo es investigar el desarrollo de las habilidades y competencias
adquiridas mediante el empleo del método Estudio de Casos durante el proceso de enseñanza-
aprendizaje de los cursos de postgraduación en Ciencias Contables. La muestra estuvo
compuesta por 180 estudiantes pertenecientes a 10 Estados brasileños. Para el tratamiento de
los datos se utilizó el análisis factorial exploratorio, identificando dos factores que explican el
62.03% de la variación total de los datos. Estos factores fueron caracterizados por las
habilidades y competencias asociadas al empleo del método objeto de estudio y los requisitos
de su aplicación. Según la opinión de los estudiantes, el referido método, contribuye al
perfeccionamiento del proceso de enseñanza-aprendizaje, desarrollando habilidades y
competencias para la comunicación, trabajo en equipo y posibilidades de reflexión y análisis
crítico sobre situaciones reales con la teoría estudiada.
Palabras clave: Método de enseñanza-aprendizaje; Estudio de casos; Ciencias Contables

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO