Método da História Oral nas Pesquisas em Administração: Análise nos Periódicos Nacionais no Período de 2000 a 2015

AutorAdriane Almeida do Sacramento - Poliana Fernandes Mendes Figueiredo - Rivanda Meira Teixeira
CargoMestre em Administração, PROPADM/UFS - Mestre em Administração, PROPADM/UFS - Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra
Páginas57-73
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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p57
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Revista de Ciências da Administração • v. 19, n. 49, p. 57-73 , dez. 2017
Recebido em: 23/10/2016
Revisado em:19/07/2017
Aceito em:14/09/2017
Método da História oral nas Pesquisas
eM adMinistração: análise nos Periódicos
nacionais no Período de 2000 a 2015
Oral History Method in Management Research: Analysis in
National Journals from 2000 to 2015
Adriane Almeida do Sacramento
Mestre em Administração - PROPADM/UFS. Universidade Federal
de Sergipe-Mestrado em Administração-PROPADM. Aracajú. SE.
Brasil. E-mail: aasacramento@oi.com.br>
Poliana Fernandes Mendes Figueiredo
Mestre em Administração -PROPADM/UFS. Universidade Federal
de Sergipe-Mestrado em Administração-PROPADM. Aracajú. SE.
Brasil. E-mail: mendes_poliana@hotmail.com>
Rivanda Meira Teixeira
Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra.
Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University,
Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado
em Empreendedorismo na HEC Canadá (2006). Professora
da UFPr-PPGADM.Universidade Federal do Paraná-PPGADM.
Curitiba, PR. Brasil. E-mail: rivandateixeira@gmail.com>
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar como o método
da história oral tem sido utilizado nas pesquisas em
administração, publicadas em periódicos nacionais
no período de 2000 a 2015. Utilizou-se a biblioteca
eletrônica Spell (Scientific Periodics Eletronic Library)
e, após a leitura individual dos resumos, a amostra final
foi de 38 estudos. Foram adotadas categorias de análise
para orientar o exame dos trabalhos: identificação,
distribuição anual por periódico, temática, tipologia,
informante, principais técnicas de coleta e de análise
de dados. Observou-se que a utilização do método
história oral ainda é considerada incipiente nos
estudos em administração e que estavam em fase de
ascensão nesse período. Com relação às temáticas, a
diversidade dos estudos mostrou que o método possui
inúmeras potencialidades de utilização, podendo se
tornar um método relevante nos estudos que buscam
compreender experiências pessoais de gestores e
empreendedores, subjetividade e trajetórias de vida.
Palavras-chave: História oral; Método de pesquisa;
Pesquisa em administração
Abstract
The aim of this study is to analyze the method of
oral history has been used in management research,
published in national journals from 2000 to 2015. We
used the eletronic library Spell (Scientific Periodics
Eletronic Library) and, after individual abstracts
reading, the final sample was of 38 studies. Categories
of analysis were adopted to guide the examination of
works: identification, annual distribution by journal,
theme, type, informant, main techniques of collecting
and analyzing data. It was observed that the use of oral
history method is only just starting and the management
studies and were rising phase during this period.
Regarding the themes, the diversity of the studies
showed that the method has great potential for use and
can become an important method in studies that seek to
understand the personal experiences of managers and
entrepreneurs, subjectivity and life trajectories.
Key words: Oral history; Research method;
Management research
Adriane Almeida do Sacramento • Poliana Fernandes Mendes Figueiredo • Rivanda Meira Teixeira
Revista de Ciências da Administração • v. 19, n. 49, p. 57-73, dez. 2017
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1 Introdução
O método da história oral pode ser considerado
uma ferramenta fundamental para esclarecer um fenô-
meno ou acontecimento de modo que outros métodos
não conseguem fazê-lo (MEIHY, 2006; PERAZZO;
BASSI, 2007). Os casos que envolvem a subjetividade
e a perspectiva dos indivíduos que deles participam
(CAPPELLE; BORGES; MIRANDA, 2010) são exem-
plos em que o método da história oral é ideal para ser
aplicado, permitindo assim, ao pesquisador, promover
uma realidade aproximada dos fatos e construída
socialmente.
Ferreira e Amado (1998) destacam que história
oral é um método que ainda existem muitas divergên-
cias quanto à sua utilização e ao seu status. Tem sido
muito utilizado em trabalhos na área da saúde, bem
como em outros campos como Sociologia, Antropolo-
gia, História, Educação, entre outros (OLIVEIRA et al.,
2013; SILVA, 2010). Meihy (2006) afirma que existe
uma carência de trabalhos relevantes que extraiam a
prática de história oral nos artigos, coletâneas exclusi-
vamente teóricos onde, no máximo, a base empírica é
usada como exemplo.
Com relação a seu uso na área de administra-
ção, observa-se que a utilização do método no Brasil
ainda é considerada incipiente e escassa, conforme
entendimento de Oliveira et al. (2013). Os autores
consideram que esta situação pode ocorrer pela falta
de conhecimento das potencialidades do método pelos
pesquisadores do campo e quanto à escassez, a atribui
à dificuldade que envolve as generalizações desses
tipos de método, os quais trabalham não só com os
fatos em si, mas com a maneira como os indivíduos
os interpretam. No entanto, embora ainda um pouco
tímida, verifica-se uma crescente utilização da história
de vida no campo da Administração (MIRANDA;
CAPPELLE; MAFRA, 2014). Closs e Antonello (2011)
defendem que ele tem contribuído com pesquisas na
área de Administração e vem recebendo uma atenção
crescente no campo.
Estudos como o de Cappelle (2010), Santos,
Massarope e Vieira (2012), também abordam a possi-
bilidade do uso do método em estudos organizacionais
e em administração. Ademais, Gomes e Santana (2010)
defendem que a pesquisa qualitativa na área poderia
ser ainda mais rica com a adoção da História Oral.
Nesse sentindo, Santos, Massarope e Vieira (2012)
afirmam que constitui uma metodologia importante
para a coleta, análise, e interpretação de fatos da ad-
ministração. Sua utilização pode ocorrer em estudos
sobre cultura organizacional, ecologia organizacional
e empreendedorismo (CAPPELLE, 2010).
Ente os estudos mais recentes, vale destacar o
de Miranda, Cappelle e Mafra (2014) que teve como
objetivo discutir a contribuição do método da história
de vida para a compreensão da dinâmica identitária
de professoras gerentes de uma universidade pública,
por meio de um exemplo proveniente de um estudo
empírico. Outro estudo atual é o de Alperstedt, Ferreira
e Serafim (2014) buscou analisar os problemas encon-
trados ao longo do processo empreendedor, a partir das
histórias de vida das participantes do Prêmio SEBRAE
Mulher de Negócios em Santa Catarina.
Diante desse contexto, esse estudo tem como ob-
jetivo analisar como o método da história oral tem sido
utilizado nas pesquisas em administração, publicadas
em periódicos nacionais, no período de 2000 a 2015.
Em particular, busca-se identificar quais os estudos que
adotaram a história oral como método de pesquisa em
periódicos nacionais no período especificado; verificar
quais as temáticas mais abordadas nesses estudos;
apontar qual a tipologia da história oral utilizada;
identificar os informantes/atores e quais os critérios de
seleção utilizados e, por fim, verificar quais as técnicas
de coleta e análise de dados utilizadas nesses estudos.
A justificativa deste trabalho está na relevância
do estudo para a comunidade acadêmica, que preten-
de fazer uso do método da história oral, tanto numa
abordagem teórica, como de modo empírico. Ademais,
apesar do método/técnica ser relativamente tradicional
em áreas de pesquisas como as ciências humanas,
ainda pode ser mais bem explorado como estratégia
de pesquisa em outras áreas, como a Administração,
por exemplo (CAPPELLE, 2010).
Esse estudo contribui para ampliar a compreensão
do método de pesquisa história oral, quais os tipos
existentes e quais os procedimentos adotados na sua
operacionalização. Destaca-se que o uso desse méto-
do qualitativo apresenta contribuições valiosas para
o campo da administração, especialmente quando o
problema estudado não é determinista e envolve di-
mensões subjetivas que precisam ser observadas. Vale
mencionar ainda a consolidação da história oral na ad-

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