Entre o Mercado Primário e o Secundário: uma análise exploratória da criação de valor e vantagem competitiva nas relações China-Brasil

AutorWagner Junior Ladeira - Fernanda Teixeira Rosa - Feng Du - Fernando Oliveira Santini
CargoProfessor do Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Porto Alegre, RS, Brasil - Mestranda em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, RS, Brasil - Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, RS, Brasil - Doutor em ...
Páginas52-65
Artigo recebido em: 21/03/2015
Aceito em: 30/11/2015
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p52
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52 Revista de Ciências da Administração • v. 18, n. 44, p. 52-65, abril 2016
ENTRE O MERCADO PRIMÁRIO E O SECUNDÁRIO: UMA
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA CRIAÇÃO DE VALOR E VANTAGEM
COMPETITIVA NAS RELAÇÕES CHINA-BRASIL
Between the Primary and the Secondary Markets: an
exploratory analysis on creating value and competitive
advantage in China-Brazil relations
Wagner Junior Ladeira
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Porto Alegre, RS,
Brasil. E- mail: wjladeira@gmail.com
Fernanda Teixeira Rosa
Mestranda em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: fernandateixeiradarosa@
yahoo.com.br
Feng Du
Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: id406615381@hotmail.com
Fernando Oliveira Santinif
Doutor em Administração. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: wjladeira@gmail.com
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as
diferenças na criação de valor e geração de vantagem
competitiva em mercados primários e secundários
China-Brasil. Para isso, realizou-se uma pesquisa
qualitativa-exploratória e entrevistas com gestores de
empresas chinesas e brasileiras, utilizando-se como
técnica a análise de conteúdo. Após a coleta de dados,
realizou-se análise da qual derivaram 20 categorias
finais que originaram quatro partes do capítulo de
resultados deste artigo: (a) criação de valor no mercado
primário sem a presença de intermediário; (b) criação
de valor no mercado secundário com a presença de
intermediário; (c) vantagem competitiva no mercado
primário sem a presença intermediário; e (d) vantagem
competitiva no mercado secundário com a presença
de intermediário. A análise das categorias permitiu
demonstrar que a criação de valor no mercado primário
é feita com base na diversificação de atributos, que são
gerados a partir de necessidades específicas dos clientes.
A não presença do intermediário promove um contato
maior entre os agentes, o que acarreta relacionamentos
mais duradouros.
Palavras-chave: Criação de Valor. Vantagem
Competitiva. Mercado Primário e Secundário.
Abstract
This article aims to analyze the differences in creating value and
generating competitive advantage in China-Brazil primary and
secondary markets. To do this, we conducted a qualitative and
exploratory research. Interviews were conducted with managers
of Chinese and Brazilian companies. Content analysis was used
as analytical technique. After data collection, the data analysis
provided twenty final categories grouped in four sections of
the chapter of results: (a) value creation in the primary market
without the presence of an intermediary, (b) value creation in
the secondary market with the presence of intermediary, (c)
competitive advantage in the primary market without the presence
of intermediary; and (d) competitive advantage in the secondary
market with the presence of intermediary. The analyzed categories
show that the creation of value in the primary market is based
on a diversity of attributes, which are generated from the specific
customer needs. The absence of intermediaries promotes greater
contact between agents, resulting in more lasting relationships.
In the case of competitive advantages in the primary market it is
observed that the performance of Chinese companies is based
on the needs of the Brazilian market, with greater possibilities for
products customization. However, the creation of value in the
secondary market is associated with economic perception of the
price, due to the presence of an intermediary as regulator.
Keywords: Value Creation. Competitive Advantage. Primary
and Secondary Markets.

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