Mediação explícita e comportamento de busca da informação em Bibliotecas Universitárias

AutorSueli Alves Silva, Luciane de Fátima Beckman Cavalcante
Páginas1-20
Artigo
Original
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 01-20, mai./ago.,
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e57963
MEDIAÇÃO EXPLÍCITA E COMPORTAMENTO DE
BUSCA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS
UNIVERSITÁRIAS
Explicit mediation and information seeking behavior in university libraries
Sueli Alves da SILVA
Mestre em Ciência da Informação
Universidade Estadual de Londrina
sueli_alves05@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0001-8405-8987
Luciane de Fátima Beckman CAVALCAN TE
Profa. Dra. Departamento, de Ciência da Informação
Universidade Estadual de Londrina
luciane@uel.br
http://orcid.org/0000-0002-3314-003X
Mais informações da obra no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Aborda a possível influência da mediação da informação sobre o comportamento de busc a da informação na
biblioteca universitária. O ato de mediar informações, principalmente a medi ação explícita, é uma das ações que pode
colaborar na aproximação da biblioteca com a comunidade acadêm ica para a apropriação da informação pelas práticas
dos mediadores. Nesse sentido, teve como objetivo geral anal isar na biblioteca universitária ações de mediação
explícita da informação que possam auxiliar no comportamento de busca da informação. Para tanto, foi empregado um
estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com apoio de um a pesquisa bibliográfica, adotando como
procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com onze bibl iotecários das Bibliotecas da Universidade
Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), dos campi de Marí lia e Rio Claro.
Método: Os dados foram analisados pelo método da Análise de Conteúdo, aplicando a técnica de Análise Cat egorial
(AC).
Resultados: Os resultados demonstraram que os bibliotecários entrevistados desconhecem a mediação explícita em
sua teoria, mas a praticam em seu dia a dia. Foi possível verificar, ainda, que na v isão dos entrevistados os
treinamentos e orientações oferecidos aos usuários facilitam o ingr esso, permanência e autonomia do usuário na
biblioteca, além de considerarem relevante o papel do bibliotecário para o des envolvimento do comportamento de busca
da informação.
Conclusões: Concluiu-se que, no ambiente das bibli otecas universitárias, os bibliotecários, dentre as atividade s
desenvolvidas, atuam como mediadores e que, em suas ações de mediação explícita, podem contribuir ao
desenvolvimento do comportamento de busca da informação no amb iente pesquisado.
PALAVR AS-CHAVE: Mediação da informação. Mediação e xplícita da informação. Comportamento informacional.
Comportamento de busca da informação. Biblioteca universi tária.
ABSTRACT
Objective: This paper addresses the possible influence of i nformation mediation on the Information seeking behavior in
university library. The process of mediating informati on, especially explicit mediation, can facilitate the collab oration in
the approach of the library with the academic community for the appropriat ion of the information by the practices of the
mediators. In this sense, the general objective of this artic le is to analyze in library universities explicit mediating acti ons
that can aid in information seeking behavior. Hence, it was used and exploratory, descriptive and qualitative researc h
with bibliographic procedures, and by collecting data from a semi-structured interv iew with eleven librarians from State
University Julio Mesquita Filho (UNESP), campus Marilia and Ri o Claro.
Methods: The data were analyzed using the Content Analysis method, through t he application of the Categorical
Analysis (CA) technique.
Results: The results showed that the librarians interviewed do not kno w the explicit mediation in theory, but they used it
in practice in their daily life. It was also possible to verify that, in the v iew of the interviewees, the training and orientation
offered to the users facilitates the entrance, permanence a nd autonomy of them in the library in addition to considerin g
relevant the role of the librarian in the development of information s eeking behavior.
Conclusions: It was concluded that, in the context of university libraries, librarians, among the activities developed, act
as mediators, and, in their actions of explicit mediation, they can contrib ute to the development of information seeking
behavior in the researched environment.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 01-20, mai./ago.,
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e57963
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KEYWORDS: Information mediation. Explicit information mediation. Information behavior. Information seeking behavior.
Library university.
1 INTRODUÇÃO
Na Ciência da Informação desenvolve-se, dentre outros assuntos, pesquisas que
têm como finalidade o estudo da busca, recuperação e uso da informação, uma vez que
igualmente apresenta-se com o objetivo de estudar a gênese, a transformação e a
utilização da informação (SARACEVIC, 1996). Entre as pesquisas desenvolvidas na
subárea de estudos de usuários da informação estão o comportamento informacional e a
mediação da informação.
As atividades ligadas à mediação da informação e ao comportamento informacional
não são isoladas, mas estão inseridas em uma realidade de diferentes atores envolvidos
com a informação. Para melhor compreendê-las é necessário relacioná-las com o
processo das condutas humanas, em que diferentes ações são seguidas para se alcançar
um objetivo, que geralmente está relacionado, dentre outras coisas, a como as pessoas
se comportam quando buscam, usam e compartilham a informação.
Cabe destacar brevemente que, para Almeida Júnior (2015) e Ortega (2015) e
outros autores, a mediação da informação implica em uma prática de intervenção,
podendo ser implícita ou explícita, visando à satisfação da necessidade informacional de
um usuário e a apropriação da informação. Para esta pesquisa optou-se por uma
abordagem voltada à mediação explícita da informação uma vez que esta se apresenta
de maneira mais direta no que tange à relação do bibliotecário com o usuário, sendo o
contato deste imprescindível, como argumenta Almeida Júnior (2009).
O comportamento informacional, por sua vez, é compreendido por Wilson (2000,
p.49) como “[...] a totalidade do comportamento humano em relação às fontes e canais de
informação, incluindo a busca de informação ativa e passiva, além do uso da informação.
Sua finalidade é valorizar e conhecer as particularidades de cada usuário. Neste sentido,
tem ligação com questões que envolvem o indivíduo, seus sentimentos, pensamentos e
ações frente à busca, acesso e uso da informação, em um contexto histórico, político,
econômico e sociocultural.
No ambiente acadêmico, as bibliotecas, por meio de seus produtos e serviços,
visam atender às necessidades informacionais do usuário, buscando condições
favoráveis para que este lide com a informação e a transforme em conhecimento.

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