O uso da informação no âmbito acadêmico: o comportamento informacional de pós-graduandos da área de educação

AutorHelen de Castro Silva Casarin - Etiene Siqueira de Oliveira
Páginas169-187
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Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. esp.1,
p.169-187, 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p169
O USO DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO: O COMPORTAMENTO
INFORMACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO
Helen de Castro Silva Casarin
i
Etiene Siqueira de Oliveiraii
Resumo: Este artigo relata parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo caracterizar o
comportamento informacional dos pós-graduandos da área de Educação. Participaram da pesquisa nove alunos
de mestrado e do utorado de um programa de pós-graduação em Educação de uma universidade pública paulista.
Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de grupo focal. As sessões foram observadas e gravadas e os dados
registrados foram transcritos, categorizados e posterior mente analisados utilizando -se a técnica de análise de
conteúdo. Fora m leva ntados: i) Forma de identificação de recursos informacionais para pesquisa; ii) Visão da
Internet como fonte de inf ormação; iii) Utilização dos recursos e serviços da biblioteca universitária;
iv)Treinamento para a utilização das bases de dados eletrônicas; v)Dificuldades para a realização da busca; vi) A
influência do orientador no desenvolvimento da pesquisa; e vii) Fatores ambientais que afetam o comportamento
de busca. Os principais resultados demonstraram que a identificação dos recursos informacionais ocorre,
principalmente, por meio das referências bibliográficas de trabalhos da área; que há i nfluência do o rientador no
comportamento de busca dos participantes. Em relação aos aspectos ambientais, verificou-se que falta de tempo
para realizar as atividad es de busca e o desconforto causado pelo ambiente físico das bibliotecas foram
apontados como os principais fatores influenciavam negativamente o comportamento in formacional do grupo
estudado.
Palavras-chave: Comportamento informacional. Compo rtamento de busca. Pós-grad uandos. Grupo focal.
Educação. Ciência da Inormação.
ACADEMIC USE OF INFORMATION: THE INFORMATION BEHAVIOR OF GRADUATE
STUDENTS IN EDUCATION
Abstract: This study reports part of a broader research about information behavior of graduate students in
Education. The research´s participants were nine masters and doctoral students from a graduate program in
Education at a public university. The focus group technique was used to collect the data. The focus group
sessions were observed and recorded. The recorded data were transcribed, categorized and then analyzed using
the technique of conten t analysis. The main aspects a chieved were: i) Identification’s forms of info rmation
resources for research; ii) Internet as source of information ; iii) Academic Library’s services and resources use;
iv) Training to use of electronic data base; v) Difficulties to perform the search; vi) Advisor’s influence on
research development; and vii) Environmental factors that affect information seeking behavior. The main results
reveal that the identification of information sources occurs, mainly, through references quoted on studies of the
researched area; a s well as the advisors’ influence in the information seeking behavior of the participants. The
results, also, disclose some environmental aspects, as example, lack of time to search and discomfort caused by
the libraries’ environment that influenced negatively the information behavior of th e studied group.
Keywords: Information behavior. Information seeking behavior. Graduate students. Focus Group. Information
Science.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
iUniversidade Estadual Paulista. helenc@marilia.unesp.br.
iiUniversidade Estadual Paulista. etiene.so@gmail.com.
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Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p.169-187, 2012.
1 INTRODUÇÃO
O estudo do comportamento informacional é uma das áreas de investigação da Ciência
da Informação que visa, de forma geral, identificar os fatores que geram a necessidade de
informação; as etapas do processo de busca; os elementos que influenciam este
comportamento e para que fim o usuário utiliza a informação obtida. Tais estudos têm
contribuído para o desenvolvimento de uma série de serviços das bibliotecas (BARRET,
2005), pois, possibilitam a identificação das necessidades dos usuários e fornecem subsídios
para o planejamento de produtos e serviços mais ajustados a sua comunidade, uma vez que as
demandas aos serviços de bibliotecas não expressam na sua totalidade o que os usuários
precisam. Bates (1996) afirma que a visão do bibliotecário acerca dos modos de acesso à
informação e organização das bibliotecas desprovidas de uma investigação científica pode na
verdade suprir de maneira superficial as reais necessidades dos usuários.
Nesse sentido, Silva e colaboradores (ALTRAN; OLIVEIRA; SILVA, 2005;
GARCIA; SILVA 2005; SILVA, 2008; SILVA, 2011) vêm realizando uma trajetória
investigativa que se iniciou com o estudo do comportamento informacional de pós-
graduandos de programas de mestrado da área de Ciências Sociais e Humanas. Estes estudos
revelaram que o comportamento informacional dos pós-graduandos participantes se restringia,
principalmente, às fontes de informação indicadas por seus professores e que eles realizavam
as buscas para o desenvolvimento de suas pesquisas utilizando principalmente os catálogos
bibliográficos, em particular o catálogo de sua própria instituição, e buscadores da internet
como o Google. Silva (2008) relata que os participantes não apresentaram mudanças em seu
comportamento informacional ao longo do período em que cursaram a pós-graduação, pois a
forma de busca e recuperação de informação para as suas pesquisas se manteve a mesma,
tanto no ingresso dos alunos nos programas, quanto no momento em que estavam
desenvolvendo suas pesquisas. Tal estudo revelou, especificamente, que os pós-graduandos da
área de Educação participantes da pesquisa, apesar de terem conhecimento sobre as bases de
dados pertinentes a sua área, possuíam mais dificuldades para realizar buscas em bases de
dados em relação aos demais participantes que eram de outras áreas (SILVA, 2008).
Assim, dos estudos supramencionados emergiu o interesse em estudar o
comportamento informacional de pós-graduandos de áreas específicas, uma vez que a
natureza e as especificidades de cada área resultam na adoção de diferentes maneiras de
produção e disseminação do conhecimento (MEADOWS, 1999). Conforme ressalta Calva

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