Aplicação de materiais e ferramentas alternativas na disciplina do Direito de Família

AutorMaria Clara Mayworm
Páginas208-208
REVISTA DE DIREITO DOS MONITORES DA UFF
208
APLICAÇÃO DE MATERIAIS E FERRAMENTAS ALTERNATIVAS NA DISCIPLINA DO
DIREITO DE FAMÍLIA
Maria Clara Castellain Mayworm
Fabiana D‟Andrea Ramos
Classificação:
(3) desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas para melhoria da aprendizagem;
(3) pesquisa bibliográfica para integração de conteúdos inovadores ao ensino da disciplina;
(3) desenvolvimento de procedimento metodológico para implementação em sala de aula;
(2) aplicação de procedimento metodológico em sala de aula;
(2) desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos auxiliares ou complementares à sala de aula formal.
( ) outros_________________(indicar).
O presente tem como escopo apresentar o trabalho
desenvolvido durante o ano letivo de 2010, na
disciplina Direito de Família.
Sem embargo, pode-se afirmar que essa matéria
regula uma realidade muito dinâmica e que afeta
diretamente a todos, visto que o estabelecimento de
vínculos afetivos é algo inerente ao ser humano,
sendo a família uma criação natural que recebe
influências sociais, culturais e religiosas que irão
moldá-la e aperfeiçoá-la.
Nesse contexto de dinamismo e proximidade,
buscou-se uma reflexão do bacharelando e uma
complementação à análise das disposições do
Código Civil através de métodos alternativos na
aplicação da matéria.
Para tanto, foram usados três ferramentas
principais, como a criação de um blog na internet,
estudo de casos em sala de aula e a utilização de
uma lousa interativa.
O blog, direitoemfamília.wordpress.com, foi um
meio de comunicação direta com os alunos,
trazendo um resumo das aulas apresentadas,
leituras complementares e também eventuais
avisos importantes.
Os estudos de caso possibilitaram um maior
contato do aluno com a realidade dos processos,
tendo como objetivo uma formação mais completa
e abrangente da área jurídica em questão. Fez-se
uma análise de casos mais controvertidos e
polêmicos da disciplina, tais como as uniões
estáveis putativas e adoção por homossexuais.
Afinal, o Direito de Família é uma disciplina em
constante transformação, necessitando do exame
de questões atuais, que, por vezes, não encontram
o amparo suficiente na previsão do Código Civil
para resolver as suas peculiaridades. Importante
frisar a máxima importância do acompanhamento
da jurisprudência e análise de casos concretos para
uma melhor absorção dos conceitos ministrados
em sala.
Quanto à utilização do quadro, foi um recurso
visual muito apreciado pelos discentes. Foi
ministrada uma aula relativa ao tema Parentesco,
donde foi possível aproveitar os recursos
oferecidos por essa ferramenta para buscar uma
maior interação do aluno e interesse pelo o que
está sendo ensinado.
Ademais, no decorrer do ano, ficou mais evidente,
para esta monitora, a vontade em lecionar e atuar
nesta área acadêmica, realizando, além das
atividades de classe, a criação e pesquisa de
questões e organização de jurisprudências, a fim de
auxiliar o docente na elaboração das provas.
O trabalho de monitoria da disciplina Direito de
Família, tem como principal objetivo o auxilio
metodológico às aulas, buscando a utilização de
métodos e ferramentas para lidar com o dinamismo
da disciplina, principalmente através da coleta das
decisões jurisprudenciais mais relevantes.
Em síntese, a colaboração da monitoria para a
disciplina consistiu em um auxílio às atividades
objetivadas pela professora, com o escopo de
complementar o material didático e proporcionar
aos alunos uma aula dinâmica e atual. Bibliografia
1) FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD,
Nelson. Direito das Famílias. Rio de Janeiro:
Lúmen Júris. 2008.
2) DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das
Famílias. Porto Alegre: Livraria do Advogado.
200

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