Marx: 200 Years--Theory, Politics and Education/ Marx: 200 anos A teoria, a politica e a educacao.

AutorCiavatta, Maria
CargoTexto en portugues

Os filosofos se limitaram a interpretar o mundo; O que importa e transforma-lo.

(Karl Marx).

Introducao

O que nos move neste texto e fazer uma reflexao sobre a atualidade do pensamento de Marx, fundamento teorico basico, de nossa pesquisa. (1) Temos, por suposto, que cada pensador e um intelectual de seu tempo, das suas condicoes de vida, de trabalho e de cultura. Comemorar os 200 anos do nascimento de Karl Marx, o grande pensador, supoe dar atencao a algumas das condicoes em que o homem Marx cresceu e se formou, o tempo das grandes revolucoes no continente europeu. (2)

Hobsbawn (1982) escreve sobre as duas grandes revolucoes que mudaram a Europa e estenderam sua influencia por outros continentes. A Revolucao Industrial, nos seus marcos decisivos (entre 1780 e 1830), e a Revolucao Francesa, na sua criacao politica e simbolica (1789), sao parte de uma Europa em transformacao. Marx nasceu em 1818, em plena Revolucao Industrial na Inglaterra e apenas 29 anos depois do marco historico da Revolucao Francesa.

Hobsbawm (1982, p. 44) fala sobre o significado da "explosao" da Revolucao Industrial:

Significa que, a certa altura da decada de 1840, e pela primeira vez na historia da humanidade, foram retirados os grilhoes do poder produtivo das sociedades humanas, que dai em diante se tornaram capazes da multiplicacao rapida, constante, e ate o presente, ilimitada, de homens, mercadorias e servicos. Sua regiao de nascimento era das mais adiantadas do ponto de vista industrial. "Sobre a influencia direta da Revolucao Francesa, as rendas feudais tinham sido abolidas nessa regiao. As suas riquezas, jazidas de carvao e de ferro, favoreciam o progresso industrial" (STEPANOVA, 1979, p. 19).

Sobre a outra grande influencia de sua epoca, a Revolucao Francesa, Hobsbawm (1982, p. 71) assim se expressa: "Se a economia do mundo do seculo XIX foi formada principalmente sob a influencia da revolucao industrial britanica, sua politica e sua ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolucao Francesa". (3) A historicidade do pensamento de Marx, sua contextualizacao no tempo-espaco de seus contemporaneos, contradiz os que consideram "superado", no seculo XXI, seu pensamento sobre o capitalismo. Florestan Fernandes (2009, p. 1) e enfatico ao defender que Marx escreveu sobre as condicoes do capital industrial naquele momento: "Ora, posteriormente, o capitalismo sofreu sucessivas transformacoes tecnologicas, organizatorias e se internacionalizou, acompanhando a evolucao do mercado mundial". Suas analises no seculo XIX e o desenvolvimento posterior do capitalismo evidenciam uma permanente crise de reproducao e de acumulacao do capital.

Discute-se ainda se Marx teria sido um economista, um filosofo e, mais raramente, se teria sido um historiador. Marx foi um intelectual da ciencia como um todo, da realidade das relacoes sociais nas quais o ser humano produz a vida. A obra de Marx e monumental pelo volume dos escritos e pela acurada analise, originalidade, forca e pertinencia para a compreensao da historia das sociedades ocidentais capitalistas e de sua transformacao ao longo dos dois ultimos seculos.

Marx deixou uma teoria cientifica de interpretacao da realidade e de producao do conhecimento; uma concepcao de trabalho: o trabalho como fonte de conhecimento, de sociabilidade e de produtos, contestando a nocao de trabalho dos economistas classicos. Como filosofo e cientista politico deu novo rumo a economia herdada de Adam Smith e de David Ricardo.

Marx elaborou um metodo de critica da economia politica e uma concepcao de historia absolutamente inovadora para seu tempo, a historia como producao social da existencia. Com Engels, elaborou um programa de acao politica para a uniao dos trabalhadores e o fim do capitalismo predador de seu tempo.

Deu um sentido de realidade ao socialismo utopico na concepcao da nova sociedade, a saber, a comunista. Sem ser educador stricto sensu, sua concepcao de educacao tem por base a visao dos ser humano como um todo e a superacao do ser humano dividido entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, a educacao politecnica.

1 Contradicoes e crises sao inerentes ao capitalismo

Para Marx, "o principio organizador da sociedade capitalista era a relacao entre o trabalho assalariado e o capital". A contradicao principal desse processo esta em que a producao social e apropriada por interesses privados. Recuperando, sinteticamente, o pensamento de Marx, perguntase, tera mudado o funcionamento do capitalismo desde os mais de 150 anos que nos separam de sua escrita? Nao e o que se observa. Como o capital e valor, gerado pela relacao entre o capital e o trabalho, por forca da concorrencia, e impossivel sua mera conservacao; e preciso que ele se expanda, embora mudem os processos produtivos e as formas de acumulacao do capital (BOTTOMORE, 1983, p. 1, p. 83-85).

Falar das contradicoes da sociedade capitalista atual supoe buscar sua expressao mais clara, ou seja, a crise permanente do sistema capital, o que, nos termos de Harvey (2011), significa a crise dos lucros e do consumo. O autor retoma Engels para focalizar a crise das moradias e lembra que, desde o seculo XIX, o problema das moradias e transferido para outros setores, assim como hoje, em que ha o problema da poluicao e do acumulo de lixo, que e transportado dos paises ricos, com seus habitos de vida perdularios, para outros paises. Em resumo, o capitalismo e incapaz de resolver as crises intrinsecas ao sistema e as contorna, as desloca material e ideologicamente para outros espacos e aspectos da realidade.

A crise do capital hoje e, fundamentalmente, a crise financeira que e deslocada para a producao e, principalmente, para as condicoes de vida das populacoes. Em funcao da crise da "bolha imobiliaria", nos Estados Unidos, "ate o fim de 2007, quase 2 milhoes de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhoes corriam o risco de ser despejadas" (HARVEY, 2011). Com o desvario da especulacao, "as perdas dos que estao na base da piramide social quase se igualaram aos ganhos dos financistas na parte superior". Em 2008, foi o previsivel desmantelamento dos grandes bancos de investimentos com a montanha de titulos de hipoteca "toxicos", sem valor, transbordando para outros centros financeiros e polos setores economicos (HARVEY, 2011, p. 9-10).

Harvey (2011, p. 21) analisa que "um dos principais obstaculos para o continuo acumulo de capital e consolidacao do poder da classe capitalista na decada de 1960 foi o trabalho [...] o trabalho era bem organizado, razoavelmente bem pago e tinha influencia politica". O barateamento da mao de obra com a importacao de imigrantes e o desenvolvimento tecnologico criaram o desemprego. A globalizacao da producao pelos paises mundo afora e as politicas neoliberais dos governos Reagan, Thatcher e Pinochet, bem como o desmantelamento do comunismo na Uniao Sovietica, acentuaram o processo de perda de poder dos trabalhadores, as conquistas do Estado de Bem-Estar do pos-guerra. (4)

A crise do trabalho e da acumulacao e transferida dos paises ricos para os paises da periferia dos nucleos centrais do capital. Hoje, se espalha mesmo para paises ricos, onde ela se origina. Com a excecao de poucos, os paises europeus se fecham para os imigrantes dos paises assolados pelas relacoes desiguais, agravadas pela crise global e pelas guerras localizadas (5).

Reduzem-se os servicos sociais, em paralelo ao crescimento do desemprego, aos vinculos de trabalho precarios e ao maior empobrecimento dos trabalhadores subalternos. Porem, muitos se rebelam, principalmente nos paises onde a populacao acedeu a bons niveis de vida, condicoes de trabalho e oportunidades educacionais, a exemplo dos movimentos de massa como "Los indignados", na Espanha, em 2008, ou "Occupy Wall Street"', nos Estados Unidos, em 2011. No Brasil, conhecemos os movimentos de ocupacao de terras apropriadas pelos grandes latifundios, como sao as acoes do MST (6); de ocupacao de edificios abandonados nos centros urbanos, como as acoes do MTST (7); e de ocupacao de escolas pelos jovens descontentes com as condicoes da educacao publica, em varias cidades. Aqui, vivemos ainda um longo processo de lutas pela democratizacao da sociedade, de modo a constituir uma populacao com condicoes dignas de vida, capazes de uma leitura consciente das crises inerentes aos ciclos do capital (8) e de lutar pela transformacao da sociedade atual. Esse longo processo de lutas envolve, de modo especial, a compreensao dos processos sociais em curso e do avanco capitalista pelo golpe politico-juridico-midiatico do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, consumado em 31 de agosto de 2016.

2 A historicidade do pensamento de Marx

A historicidade do pensamento marxista e um aspecto menos reconhecido em sua obra no Brasil, salvo por alguns cientistas sociais, a exemplo de Florestan Fernandes e Octavio Ianni. Entendemos que essa ausencia se deve a forma sistematica de entrada das ideias de Marx pelo Partido Comunista do Brasil (PCB), criado em 1922. Foram muitas as duras lutas politicas do PCB frente a politica das oligarquias e ao pensamento autoritario conservador, poucos periodos em que o partido ficou na legalidade e longos processos de perseguicao aos seus militantes e apoiadores. E nossa hipotese que o apoio do Partido Comunista Sovietico foi fundamental a sobrevivencia de seus partidarios. Contudo, o suporte comunista stalinista trouxe junto uma visao a-historica e economicista do marxismo, consolidada, para alguns, com a concepcao althusseriana do determinismo economico.

Nao obstante a grande obra de Marx ser a critica ao modo de producao capitalista, sua analise nao se faz apenas pelo aspecto...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT