Marketing de relacionamento e satisfação do cliente: um estudo no centro de integração empresa escola (ciee)

AutorKatiuscia Schiemer Vargas - Catarine Dalcin - Tatiane de Andrade Neves Hörbe
CargoDoutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração (UFSM) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Bacharel em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) - Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM...
Páginas4-18
Revista Global Manager
V. 15, N. 2, 2015
ISSN 1676-2819 - impressa | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
MARKETING DE RELACIONAMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM
ESTUDO NO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA (CIEE)
RELATIONSHIP MARKETING AND CUSTOMER SATISFACTION: A STUDY IN
THE CENTER OF INTEGRATION COMPANY SCHOOL (CIEE)
Katiuscia Schiemer Vargas
a
, Catarine Dalcin
b
, Tatiane de Andrade Neves Hörbe
c
.
a Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração
(UFSM) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). kati_schiemer@yahoo.com.br
b Bacharel em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Faculdade Integrada de Santa
Maria (FISMA). catarinedalcin@hotmail.com
c Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Administração
(UFSM). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). tatianehorbe@gmail.com
Informações de Submissão
Katiuscia Schiemer Vargas, e
ndereço:
Rua Barão do Triunfo, 1420
Santa
Maria - RS - CEP: 97015-070
.
Recebido em
: 29/10/2015.
Aceito em:
11/12/2015.
Publicado em:
31/12/2015.
Resumo
A satisfação dos clientes é fundamental para as organizações, pois a
ela atrela-se o desenvolvimento da confiança e segurança do cliente
para com a empresa. Assim, este estudo tem como objetivo verificar
a satisfação das empresas conveniadas e dos aprendizes quanto aos
serviços realizados pelo C
IEE (Centro de Integração Empresa
Escola). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa e
descritiva, fazendo uso de uma survey com Aprendizes e Empresas
Conveniadas ao CIEE. Quanto aos resultados, verificou-se que, de
modo geral, o relacionamento entre CIEE, Empresas e Aprendizes é
satisfatório. Algumas características do CIEE contribuem para este
resultado, tais como, estar localizado em uma cidade universitária
que facilita a procura de jovens e empresas e, principalmente, o seu
tempo de mercado, que reflete em credibilidade frente aos clientes.
Abstract
Customers satisfaction is critical to organizations because tied to it is
the development of trust and security of the client to the company.
Thus, this study aims to verify the satisfaction of member companies
and apprentices of the services performed by the CIEE (Center of
Integration Company School). To do so, has been develo
ped a
quantitative and descriptive research, making use of a survey with
Apprentices and Member Companies of the CIEE. As for the results,
it was found that, in general, the relationship between CIEE,
Companies and Apprentices is satisfactory. Some features of CIEE
contributed to this result, such as being located in a college town that
facilitates the search for young and companies, and mostly your time
at market that reflects credibility opposite the clients.
Palavras-
chave
Marketing. Relacionamento.
Satisfação.
Clientes.
Keywords
Marketing. Relationship. Satisfaction.
Customers.

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