Malefícios da burocracia

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas188-189

Page 188

"Burocracia atrapalha. Onde se cria muita diiculdade, há sempre al-guém vendendo facilidades" (Lori Tansey).

Um dos maiores malefícios administrativos do poder público é a indigitada burocracia, menor ou maior em cada país, existente em quase todos eles.

Presencia-se mais nos Estados que intervêm intensamente na iniciativa privada sob uma falsa alegação da necessidade de monitorar as condutas das pessoas físicas e jurídicas.

Julgava-se que a implantação da informática a diminuísse, esse desiderato não foi logrado; não interessaria a um modelo que ocupa muita gente por aí.

Causa instintiva

Quando da criação de procedimento exigido do particular é possível perceber que no escaninho do pensador dessa imposição está presente certa disposição de atribuir trabalho para homens que estejam desocupados.

E estes, ainda com carimbos à mão na época digital, agradecem sensibilizados sabendo que tão já não perderão o emprego.

Distinções necessárias

Evidentemente existem os procedimentos mínimos a serem reclamados dos cidadãos e dos empresários, sem os quais inexistiria uma ordem adequada, mas igual conirmação não pode ser dada à excessiva duplicação dessas exigências e protocolos, expedientes e providências mil.

Conceito mínimo

Considera-se burocracia como o modo de organizar que cria, cria e logo recria expedientes a serem praticados pela execução quando solicitada.

Em si mesma não é censurável, criticado o excesso endêmico de postulações locais e centrais.

Adota um sistema de execução da atividade por operadores que seguem um regulamento ixo, rotina determinada e hierárquica nas linhagens de autoridade e de responsabilidade demarcadas.

Extensão geral

A burocracia, devoradora das inteligências, ocupações e do tempo útil dos humanos instala-se em todas as atividades, até mesmo no Poder Público.

Mas, ressalte-se, não é uma doença da qual a iniciativa privada está livre, ainda que com menor intensidade.

Praticamente quase nada pode ser operado pelo indivíduo sem que ele tenha de preencher um formulário, assinar um documento, fornecer uma declaração com a datação de um carimbo.

Ao nascer um bebê os pais são forçados a fazer o registro civil do seu nascimento, a certidão que conigura esse estado jurídico irá acompanhá-lo do berço ao túmulo. Sem esse documento, ele não existe...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT