O método do caso aplicado ao ensino da Biblioteconomia: histórico e perspectivas

AutorSarah Miglioli
CargoInstituto Nacional de Educação de Surdos
Páginas1-17
1
v. 19, n. 39, 2014.
p. 1-18
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p.
1-18, jan./abr., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2014 v19n39p1
O método do caso aplicado ao ensino da
biblioteconomia: histórico e perspectivas
The case method applied to Librarianship education: history
and perspectives
Sarah MIGLIOLI1
RESUMO
Este estudo trata do método do caso como metodologia de ensino na Biblioteconomia,
apresentando desde a origem do método do caso a té sua aplicação. O objet ivo é explicitar como
o método do caso pode ser aplicado na formação de c ompetências em gestão do profissional
bibliotecário. Descreve os agentes principais do processo: aluno, professor e autor de casos e as
características inerentes aos respectivos estatutos. Apres enta a tipologia dos casos e sua
aplicação. Aborda a situação do método no B rasil. Descreve como se dá sua aplicação, e as
consequências positivas para o ensino da disciplina que o util iza, através do desenvolvimento de
competências e habilidad es. Revela a importância do método na formação do futuro
bibliotecário, desenvolvendo competências que o novo contexto dinâmico da sociedade da
informação passa a exigir desse p rofissional. Através de revisão de literatura traz construtos
teóricos acerca do tema, e a nalisa casos reais selecionados através de levantamento de casos em
biblioteconomia na literatura da área e em bases de casos online. Conclui que o método do caso
pode vir a ser utiliza do na universidade c omo uma solução coerente e eficaz diante do perfil
dinâmico e atualizado solicitado pelo mercado de trabalho da atualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Método do caso. Biblioteconomia. Metodologia de ensino. Competências.
ABSTRACT
This study presents the case method as a teaching methodology in Librariansh ip, from the origin
of the case m ethod to its application. The goal is to explain how the case method can be applied
on building management skill s in professional librarians. It describes the main actors of the
process: student, teac her and author of cases and inherent features in their statutes. Presents a
typology of cases and their application. Addresses the scenario of the method in Brazil.
Describes how is its application, and the positive consequences for teaching the subject, through
the development of skills and abilities. R eveals the importance of the method in the education of
future librarians, developing skills that the new dynamic context of the information society now
requires. Th rough literature review on the topic, it b rings theoretical constructs an d analyzes
actual cases in librarianship selected through a survey of cases in the literature and in online
databases cases. Concludes that the case method can eventually be used in the university as a
coherent and effective solution vis-à-vis the dy namic and updated profile requested by the job
market nowadays.
KEYWORDS: Case method. Librarianship. Teaching methodology. Competences
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 Instituto Nacional de Educação de Surdos - smiglioli@gmail.com
ARTIGO
Recebido em:
21/03/2013
Aceito em:
23/12/2013
2
1 INTRODUÇÃO
A globalização e o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e
informação alteraram o foco da sociedade para a perspectiva onde a informação
é um bem que agrega valor. As organizações passaram a ter uma nova
perspectiva acerca da informação como insumo para atingir objetivos no
mercado cada vez mais competitivo. A sociedade da informação pós-moderna,
baseada na constante volatilidade e velocidade da informação, apresenta uma
configuração que não deixa espaço para o gasto leviano do tempo.
Devido a esse contexto dinâmico da informação, o ensino da
Biblioteconomia tem se preocupado com o desenvolvimento de competências
que os profissionais da informação formados devem possuir (VALENTIM, 2000;
TOMAÉL; ALVARENGA, 2000; RUBI; EUCLIDES; SANTOS, 2006; NASSIF;
SANTOS, 2009). O ensino pragmático deve acontecer antes do profissional se
inserir no mercado de trabalho, que cada vez mais demanda conhecimentos em
múltiplas áreas do conhecimento.
Apesar de haver, na literatura, diversos trabalhos sobre gestão de
bibliotecas e unidades de informação (MACIEL; MENDONÇA, 2000; BARBALHO;
BERAQUET, 1995; BELLUZO, 1995), percebe-se a falta da ampliação da
discussão sobre métodos efetivos de ensino para desenvolvimento de tais
competências práticas na universidade. O profissional bibliotecário que as
universidades têm formado no atual contexto da sociedade da informação deve
adquirir as competências em gestão que são hoje condição sine qua non para sua
atuação no mercado de trabalho. O método do caso, reconhecido em âmbito
internacional por sua capacidade de proporcionar o desenvolvimento de
competências administrativas e práticas na área da Administração, vem
desenvolver esse conhecimento no campo do fazer bibliotecário.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT