O entre-lugar da cultura pop(ular) na América Latina criação e crítica contemporâneas nestes trópicos

AutorDaniel Mendes
CargoÉ mestrando em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia
Páginas35-51
Daniel Mendes Cadernos Prolam/USP, v. 18, n. 34, p. 35-51, jan./jul. 2019
DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.160447
O ENTRE-LUGAR DA CULTURA (POP)ULAR NA AMÉRICA LATINA: CRIAÇÃO
E CRÍTICA CONTEMPORÂNEAS NESTES TRÓPICOS
THE PLACE-BETWEEN OF (POP)ULAR CULTURE IN LATIN AMERICAN:
CONTEMPORARY CREATION AND CRITICISM IN THESE TROPICS
Daniel Mendes
1
Universidade Federal da Bahia, Brasil
RESUMO
Este artigo se propõe a analisar o conceito de “entre-lugar” trabalhado por Silvianno Santiago
como forma de conceber a criação da cultura pop na América Latina em seu hibridismo com a
cultura popular neste continente. Busca-se, com isso, defender um novo discurso em relação à
cobertura da crítica cultural sobre essa específica cultura contemporânea. Com efeito,
objetiva-se compreender como a cultura pop latino-americana se conecta a uma cultura pop
global, sobretudo diante do fenômeno do cosmopolitismo estético , que a aproxima de outras
culturas globais , mas que, ao mesmo tempo, também possibilita as suas diferenciações. Por
fim, será abordada a questão da cultura enquanto valor com o intuito de analisar como que tal
regimento pode obedecer a critérios pensados a partir das experiências culturais destes
trópicos e não a critérios meramente importados.
PALAVRAS-CHAVE : Entre-lugar; Cultura pop; América Latina; Cosmopolitismo; Valor.
ABSTRACT
This article aims to analyze the concept of “inter-place” worked by Silvianno Santiago as a
way of conceiving the creation of pop culture in Latin America in its hybridism with popular
culture in this continent. Thus, we seek to defend a new discourse regarding the coverage of
cultural criticism about this specific contemporary culture. Indeed, the objective is to
understand how Latin American pop culture connects with a global pop culture, especially in
the face of the phenomenon of aesthetic cosmopolitanism, which brings it closer to other
global cultures, but at the same time also enables their differentiations. . Finally, the question
of culture as a value will be approached in order to analyze how such a regiment can obey
criteria thought from the cultural experiences of these tropics and not merely imported
criteria.
KEYWORDS : Place-Between; Pop culture; Latin America; Cosmopolitanism; Value.
1É mestrando em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da
Bahia. E-mail :
danmendes.dss@gmail.com
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Daniel Mendes Cadernos Prolam/USP, v. 18, n. 34, p. 35-51, jan./jul. 2019
DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.160447
1 INTRODUÇÃO
No livro Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre a dependência cultural (2000),
mais precisamente no capítulo o entre-lugar do discurso latino-americano , o crítico cultural
brasileiro Silviano Santiago nos fala sobre a necessidade da crítica de literatura na América
Latina “se libertar” dos padrões impostos pelo “colonizador” europeu . O autor defende que
2
um novo discurso crítico deve ser criado levando em consideração à experiência peculiar da
literatura realizada neste continente, que está no que ele chama de “entre-lugar”; entre o
discurso do modelo europeu e a antropofagia da colônia, que digere o padrão imposto e cria o
seu modelo próprio. Logo, ela está:
Entre o sacrifício e o jogo, entre a prisão e a transgressão, entre a submissão ao
código e a agressão ao mesmo, entre a obediência e a rebelião, entre a assimilação e
a expressão ali, nesse lugar aparentemente vazio, seu templo e seu lugar de
clandestinidade, ali, se realiza o ritual antropófago da literatura latino-americana
(SANTIAGO, 2000, p.26).
Trata-se de um “entre-lugar” que se constitui em um “novo lugar”: um lugar mestiço,
que está entre o colonizador e a realidade local; um híbrido disso. Para o crítico, esse
“entre-lugar” é a própria expressão da literatura na América Latina. A visão feita por Santiago
(2000) pode ser estendida para todos os outros campos das artes nestes trópicos. Nesse
sentido, defende-se aqui um novo discurso crítico também para a cultura pop
latino-americana, sobretudo em se tratando dos veículos do jornalismo especializado que as
cobrem. Devido às transformações contemporâneas no campo cultural, aceleradas pelos
processos de mercantilização da cultura (LIPOVETSKY-SERROY, 2011), não mais para
impor critérios importados e que eram utilizados em contextos do passado, além de ser
necessário também o entendimento da contemporaneidade, e dos seus processos de
hibridismo cultural (CANCLINI, 2008), para se libertar de tais normas e preconceitos que
foram institucionalizados ao longo do tempo.
2 A atribuição baseia-se sempre implicitamente na referência a “obras-testemunho”, consciente ou
inconscientemente adotadas, porque elas apresentam, em um grau particularmente elevado, as qualidades
reconhecidas, de maneira mais ou menos explicita, como pertinentes em determinado sistema de classificação
(BOURDIEU, 2007, p. 52).
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