Localizador de especialistas: uma plataforma tecnológica para a identificação e o compartilhamento do conhecimento dos interagentes de uma unidade de informação

AutorLetícia Lazzari, Jordan Pauleski Juliani, Gabriela Monteiro, Sandra Regina Fontes
Páginas1-18
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 01-18, mai./ago.,
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58859
Artigo
Original
LOCALIZADOR DE ESPECIALISTAS: UMA
PLATAFORMA TECNOLÓGICA PARA A IDENTIFICAÇÃO
E O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO DOS
INTERAGENTES DE UMA UNIDADE DE INFORMAÇÃO
Specialist locator: a technological platform for the identification and sharing of the knowledge of the
interagents of an information unit
Letícia LAZZARI
Mestranda em Gestão de Unidades de Informação
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação,
Universidade do Estado de Santa Catarina,
Florianópolis, Brasil
leticia.lazzari@udesc.br
https://orcid.org/0000-0002-6435-097X
Gabriela MONTEIRO
Mestranda em Gestão de Unidades de Informação
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação,
Universidade do Estado de Santa Catarina,
Florianópolis, Brasil
gm.monteiro@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0003-0755-0403
Jordan Paulesky JULIANI
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação,
Universidade do Estado de Santa Catarina,
Florianópolis, Brasil
jordan.juliani@udesc.br
https://orcid.org/0000-0001-7823-6644
Sandra Regina FONTES
Mestranda em Gestão de Unidades de Informação
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação,
Universidade do Estado de Santa Catarina,
Florianópolis, Brasil
sandraf.biblio@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-8617-8883
Mais informações da obra no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Caracteriza-se como um estudo focado no desenvolvimento de um serviço tecnológic o para bibliotecas
universitárias baseado nos preceitos da biblioteca do futuro. B usca contribuir com o melhor aproveitamento do capital
intelectual existente entre os membros da comunidade acadêmica, ev itando assim o desperdício do recurso institucional
na contratação de especialistas externos e melhorando a eficiência da inst ituição com a aproximação de grupos de
interesse, possibilitando assim o desenvolvimento de trabalhos co laborativos. Objetiva relatar a experiência do
desenvolvimento de um protótipo tecnológico denominado Localiz ador de Especialistas, concebido como um possível
serviço a ser ofertado pelas bibliotecas universitárias à sua comun idade acadêmica.
Método: Explicativa e descritiva quanto aos seus objetivos, a presente pesquisa aplicad a utilizou-se do estudo de caso
como procedimento técnico, pois buscou analisar prof unda e exaustivamente as tecnologias disponíveis para
proposição de um novo serviço e desenvolvimento do protótipo tec nológico.
Resultados: Foram definidos os requisitos funcionais nec essários para o funcionamento do sistema, posteriorment e
apresentou-se a ferramenta tecnológica desenvolvida por meio de um sof tware de código aberto pré-existente e por fim
a proposta de operacionalização do serviço.
Conclusões: Conclui-se que o Localizador de Especialist as é um serviço viável para implementação em bibliotecas
universitárias, pois é de baixo custo e rápida execução, extrapolando os ser viços tradicionais da biblioteca e
contribuindo para a construção coletiva e colaborativa do conheci mento.
PALAVR AS-CHAVE: Biblioteca do Futuro. Gestão do Conhecimento. Desenvolvimento de Serviço. Serviço de
Informação. Inovação de Serviços.
ABSTRACT
Objective: It is characterized as a study focused on the development of a technological service for university libraries
based on the precepts of the library of the future. It seeks to contribute to the best use of the intellectual capital existing
among the members of the academic community, avoiding the waste of the public r esource in the hiring of external
specialists and improving the efficiency of the institut ion with the approach of interest groups, thus enabling the
development of collaborative works. It aims to report th e experience of the development of a technological protot ype
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, (Florianópolis), v. 24, n. 55, p. 01-18, mai./ago.,
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58859
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called Specialist Locator, conceived as a possible servic e to be offered by the university libraries to its academic
Community.
Methods: Explanatory and descriptive as to its objectives, the present applied research used the case stud y as a
technical procedure, as it sought to analyze thoroughly and exhaustiv ely the available technologies to propose a new
service and development of the technological prototype.
Results: The functional requirements necessary for the operation of the system were defined, the technological tool
developed using pre-existing open-source software was present ed, and finally the proposal for the operationalization of
the service.
Conclusions: It is concluded that the Expert Locator is a viable service for implementation in univers ity libraries, since it
is inexpensive and fast to execute, extrapolating traditional libr ary services and contributing to the collective and
collaborative construction of knowledge.
KEYWORDS: Library of the Future. Knowledge Management. Service Deve lopment. Information Service. Service
Innovation.
1 INTRODUÇÃO
Recorrente na literatura da Biblioteconomia e da Ciência da Informação é a
discussão quanto à necessidade de inovação e atualização dos serviços ofertados em
unidades de informação. Cada vez mais, torna-se fundamental que a biblioteca se
aproxime da realidade de seus interagentes de modo a identificar seu perfil e suas
necessidades, fornecendo ferramentas e serviços que facilitem a vida da sua
comunidade.
É importante que o gestor planeje esses novos serviços com um olhar voltado para
a biblioteca do futuro, para que este espaço seja construído e desenvolvido por pessoas e
não para pessoas (LANKES, 2016). Ou seja, é fundamental que o interagente se sinta
parte daquela comunidade de membros que constituem a biblioteca, que haja
“participação, interação e troca” entre eles, afinal é por meio destas ações que o
conhecimento é criado e efetivado (CORRÊA, 2014, p. 28).
Já na década de 80, autores como Flusser (1982) apontavam sobre a necessidade
de atuação das bibliotecas com foco em sua função social, que segundo o autor consiste
na promoção da aproximação e do diálogo entre seus interagentes. Santa Anna (2016),
afirma que a biblioteca será reconhecida como promotora do desenvolvimento social,
político e econômico da sua comunidade, somente quando extrapolar os muros da
instituição com a oferta de projetos e serviços que contribuam com o desenvolvimento
pessoal do cidadão e da instituição em que está inserida.
Considerando a biblioteca universitária como parte integrante de uma instituição
focada no ensino, pesquisa e extensão, como esta pode intensificar a sua contribuição na
promoção do conhecimento e do desenvolvimento da ciência e tecnologia?

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