Líder de turma: As contribuições desta prática para a formação do aluno do curso de administração

AutorFelipe Gouvêa Pena - Aline Rosa Lima Ferreira - Juliana Oliveira Braga - Maria Eugênia Monteiro Castanheira
CargoGraduando em Administração. Centro Universitário Newton Paiva - Graduanda em Administração. Centro Universitário Newton Paiva - Mestre em Administração. Centro Universitário Newton Paiva - Mestre em Administração. Centro Universitário Newton Paiva
Páginas153-172
Revista Global Manager
V. 14, N. 2, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso| ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
LÍDER DE TURMA: AS CONTRIBUIÇÕES DESTA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO
DO ALUNO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Felipe Gouvêa Penaa, Aline Rosa Lima Ferreirab, Juliana Oliveira Bragac, Maria Eugênia
Monteiro Castanheirad
aGraduando em Administração. Centro Universitário Newton Paiva. felipegouveap @hotmail.com
bGraduanda em Administração. Centro Universitário Newton Paiva. alinerlima fer@gmail.com
c Mestre em Administração. Centro Universitário Newton Paiva. juliana.braga@ newtonpaiva.br
d Mestre em Administração. Centro Universitário Newton Paiva. maria.monteiro @newtonpaiva.br
Informações de Submissão
Felipe Gouvêa Pena,
endereço: Rua Meier, 473,
Caiçara, Belo Horizonte MG.
Brasil 30775-070.
Recebido em: 13/09/2014
Aceito em: 22/10/2014
Publicado em: 01/12/2014
Resumo
O capital humano é um elemento fundamental para a consolidação
das estratégias organizacionais. Contudo, para que os resultados
sejam mais produtivos, os colaboradores precisam ser gerenciados,
por um profissional denominado líder. Este pr ocesso pode ser
vivenciado ainda na graduação, no qual por meio de atividades
práticas, os acadêmicos têm oportunidade de desenvolver as suas
competências como líderes em diversas atividades. Uma destas ações
práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes,
quanto ao desenvolvimento de liderança, trata-se do papel do líder de
turma. Diante desta realidade, este artigo tem como objetivo
identificar quais as contribuições que a prática da liderança de turma
pode trazer para a formação do aluno do curso de Administração. A
metodologia utilizada foi de uma pesquisa exploratória, que por meio
de uma pesquisa bibliográfica e documental, p ercebeu-se que são
escassos os estudos de liderança relacio nados ao líder de turma.
Realizou-se também uma pesquisa de campo, utilizando-se da
metodologia de grupo de foco, que identificou contribuições do
exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de
Administração, principalmente, no que diz respeito ao
desenvolvimento das competências interpessoais e de autogestão.
Abstract
Human capital is a key element to the consolidation of organizational
strategies. However, in order to have more pro ductive results,
employees need to be managed by a professional named leader. This
process can also be experienced at graduation, where through
practical activities, students have the opportunity to develop their
skills as leaders i n various ac tivities. One of these practical actions
that can contribute to the training of students for the development of
leadership is the role of the leader in classroom. Given this fact, this
article aims to identify the contributions that the practice of
leadership in class can bring to the formation of an Administratio n
course. The methodology used was an exploratory research, which
Palavras-chave
Líder. Liderança de Turma.
Formação do Aluno.
Keywords
Leader. Classroom Leadership.
Student Training.
Revista Global Manager v. 14, n. 2, p. 153-172, 2014
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through a bibliographic and documentary research was found that
there are few studies related to leadership in class. A field survey was
also conducted, using t he methodology of a focus group, which
identified contribut ions in the exercising of classroom leadership to
the formation of Administration course student, mainly with regard
to the development of interpersonal skills and self management.
1 INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização, as sociedades passaram a conviver em um ambiente
de maior integração, onde inovar é essencial, que o processo de mudanças ambientais é
dinâmico e constante. Neste mesmo contexto, na esfera empresarial, as expectativas sobre o
desempenho profissional dos colaboradores é cada vez maior, exigindo do capital intelectual
da empresa, uma constante busca pela qualificação, bem como o desenvolvimento de
habilidades interpessoais e diferenciações, que atribuam a este indivíduo características
próprias, resultando em vantagens competitivas na busca por um espaço no mercado de
trabalho.
Neste cenário, o capital humano torna-se um elemento fundamental para a
consolidação das estratégias organizacionais. Contudo, para que este resultado seja mais
produtivo os colaboradores precisam ser gerenciados. O profissional responsável por
gerenciá-los tem como função estimular as equipes a alcançar as exigências do contexto
organizacional, a partir de um espírito de sinergia entre estes, integrando suas ideias e criando
uma unidade de valor que conduza ao objetivo esperado. Este profissional denomina-se líder.
No meio empresarial, o líder exerce papel essencial para o sucesso do trabalho em
equipe, por meio de comportamentos que influenciam os profissionais a exercerem o seu
potencial. O desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais e não somente o uso
do poder hierárquico pode provocar nos liderados a melhoria do desempenho nas atividades e
nas relações entre os membros da equipe.
Fiorelli (2011) explica que a liderança acontece na capacidade de determinadas
pessoas conseguirem que outras, de forma espontânea, ultrapassem o que é estabelecido de
maneira formal. Corroborando com o autor, Moggi e Burkhard (2005), entendem que é de
responsabilidade dos líderes a execução de estratégias a fim de alcançar os resultados
almejados pela organização. Estas lideranças tendem a influenciar a formação e a
consolidação da identidade, do caráter e da essência da instituição.

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