A leitura e suas diversas facetas

AutorSandra Maria de Oliveira
CargoProfessora Doutora em Filosofia da Linguagem pela PUCRS
Páginas39-50
A LEITURA E SUAS DIVERSAS FACETAS
Sandra Maria de Oliveira
1
Creio que uma forma de felicidade é a
leitura. (Jorge Luis Borges)
RESUMO: Considerando que a leitura é essencial para o aprendizado do aluno, e,
consequentemente, tem implicações na sua formação acadêmica e no seu desempenho como
futuro profissional, este trabalho destaca a importância do professor conhecer a
fundamentação teórica sobre o ensino da leitura para embasar sua ação pedagógica, pois,
além de ter os conhecimentos específicos de uma determinada disciplina, é preciso também ter
conhecimentos sobre o ensino da leitura. Assim, identificar as habilidades e estratégias
envolvidas na leitura é decisivo para se realizar um bom trabalho em sala de aula, já que essa
é uma ação que poderá contribuir para corresponder às necessidades emergentes do ensino
atualmente, isto é, conduzir o aluno à produção de conhecimentos novos, sem perder de vista
o conhecimento já elaborado. Desse modo, o ato de ler e o de aprender são duas realidades
muito próximas, portanto indissociáveis, interferindo-se mutuamente. Logo, dominar a leitura e
ser um leitor proficiente conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e crítica em relação ao
conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Aprendizagem. Ensino Superior.
ABSTRACT: Whereas reading is essential to student learning, and thus has implications for his
academic performance and his future as professional, this work highlights the importance of the
teacher to know the theoretical framework of teaching reading to support his pedagogical
action, as well as having specific knowledge of a particular discipline, it is also necessary to
have knowledge about teaching of reading. So, identifying the skills and strategies involved in
reading is crucial to do a good job in the classroom, since this is an action that can help to meet
the emerging needs of education, that is, leading students to produce new knowledge, without
losing sight of the knowledge already developed. Thus, the act of reading and learning is very
close, so inseparable, interfering with each other. Therefore, mastering reading and being a
proficient reader leads the student to have an active, dynamic and critical attitude in relation to
knowledge.
KEYWORDS: Reading. Learning. Higher Education.
1 INTRODUÇÃO
O própósito deste estudo é trazer à discussão a leitura no Ensino
Superior. Convém ressaltar que este assunto não se esgota, mesmo que já
existam vários trabalhos relacionados a ele. A leitura em todos os níveis da
educação sempre aparenta ser algo sem solução; entretanto, é importante
sempre manter o olhar crítico sobre essa questão.
Assim, o acadêmico, ao deparar-se com o verbo transitivo direto
ler quem lê, lê algo , logo vem à mente muitos livros, estantes, bibliotecas,
1 Professora Doutora em Filosofia da Linguagem pela PUCRS. Professora de Língua Portuguesa
Instrumental e Sociologia das Organizações na Faculdade da Serra Gaúcha.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT