O legado da revolução russa para uma educação transformadora e a política de saúde brasileira

AutorAntonio Gonçalves Filho - Cristiana Costa Lima
CargoBacharel em Medicina - Assistente Social
Páginas455-476
Artigo recebido em: 06/03/2018 Aprovado em: 09/05/2018
O LEGADO DA REVOLUÇÃO RUSSA PARA
UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E A
POLÍTICA DE SAÚDE BRASILEIRA
Antonio Gonçalves Filho1
Cristiana Costa Lima2
Resumo
Resgate da experiência da Revolução Russa para a construção de um modelo de
educação. Faz breve histórico dos modelos educacionais até o período da Revo-
lução de Outubro e retoma a concepção de educação presentes no pensamento
marxista, a partir da contribuição de estudiosos como Manacorda e Pistrak.
Aponta as bases para a efetivação de uma educação para além do capital e expõe
a importância da contribuição desse processo revolucionário para o modelo de
educação transformadora. Do mesmo modo, expõe como a Revolução Russa
foi um dos fatores determinantes para a implantação do Estado de Bem-Estar
Social no pós-segunda guerra mundial, fato que permitiu a implementação de
políticas de caráter universal em vários países mundo afora. No Brasil, os ideá-
rios socialistas inspiraram muitas lideranças do movimento Reforma Sanitária
que levou à criação do Sistema Único de Saúde.
1 Bacharel em Medicina, Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade
Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Presidente da Seção Sindical do Sindicato Nacional dos
Docentes das Instituições de Ensino Superior (APRUMA), Membro do Observatório de
Políticas Públicas e Lutas Sociais (OPPLS), Professor Adjunto da Universidade Federal do
Maranhão (UFMA). E-mail:
antoniouro@uol.com.br
/ Endereço: Universidade Federal
do Maranhão - UFMA: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga - São Luís – MA. CEP 65080-
805
2 Assistente Social, Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão
(UFMA), Coordenadora do Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais (OPPLS),
Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (PPGPP/UFMA) e cadastrado
no Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq. E-mail:
costalima.cristiana@gmail.com
MESAS TEMÁTICAS COORDENADAS
O LEGADO DA REVOLUÇÃO RUSSA
PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
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Antonio Gonçalves Filho | Cristiana Costa Lima
Palavras-chave: Educação, Revolução Russa, educação transformadora, saúde,
Sistema Único de Saúde.
THE LEGACY OF THE RUSSIAN REVOLUTION FOR A
TRANSFORMING EDUCATION AND THE BRAZILIAN
HEALTH POLICY
Abstract
Retrieval of the experience of the Russian Revolution for the construction of an
education model. It makes a brief history of educational models up to the p e-
riod of the October Revolution and retakes the conception of education present
in Marxist t hought, based on the contribution of s cholars such as Manacorda
and Pistrak. It p oints out the bases for the realization of an education beyond
capital and exposes the importance of the contribution of this revolutionary
process to the model of transforming education. In the same way, exposes how
the Russian Revolution was one of the determining factors for the establishment
of the Welfare State in the post-Second World War, a fact that allowed the im-
plementation of policies of universal character in several countries around the
world. In Brazil, socialist ideas inspired many leaders of the Sanitary Reform
movement that led to the creation of the Uni ed Health System.
Key words: Education, Russian Revolution, transformative education, health,
Uni ed Health System.
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo, apresentamos uma breve re exão sobre a impor-
tância da Revolução Russa de 1917 para construção de um modelo
de educação que aponte para construção de uma sociedade pós-capi-
talista em sua integralidade. Não colocamos em primeiro plano uma
revisão crítica dos erros do processo da experiência do socialismo
real soviético. Não por desmerecê-la, mas, pela limitação do tempo
e espaço desta contribuição à mesa temática coordenada proposta
pelo Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, priorizamos
o resgate dos acertos que se  xarão como marcas da elaboração de
uma nova escola. Da mesma forma, buscamos identi car, ainda que
parcialmente, as contribuições do processo revolucionário russo de
1917, a partir dos seus ideários e experiências concretas, na constru-
ção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Assim, para a elaboração desta re exão, iniciamos por uma
aproximação histórica que remete aos primórdios do desenvolvi-
mento da educação na sociedade ocidental. Destacamos aspectos re-

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