Learning by Doing: a critical analysis about partnership between University, Local Government and Civil Society

AutorMário Vasconcellos Sobrinho - Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Henrique Guilherme Heidtmann Neto - Yana Moura de Sousa
CargoPhD em Estudos do Desenvolvimento - PhD em Estudos do Desenvolvimento - Doutor em Administração Pública e Governo - Doutoranda em Administração Pública. Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil
Páginas183-196
Artigo recebido em: 26/11/2014
Aceito em: 10/05/2015
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp183
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
183
LEARNING BY DOING: A CRITICAL ANALYSIS ABOUT PARTNERSHIP
BETWEEN UNIVERSITY, LOCAL GOVERNMENT AND CIVIL
SOCIETY
Aprendendo pela Prática: uma análise crítica sobre uma
parceria entre Universidade, Governo Local e Sociedade Civil
Mário Vasconcellos Sobrinho
PhD em Estudos do Desenvolvimento. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNAMA e do Programa
de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia da UFPA. Belém, PA, Brasil. E-mail.
mariovasc@ufpa.br
Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos
PhD em Estudos do Desenvolvimento. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNAMA. Belém, PA, Brasil.
E-mail: anamaria.vasconcellos@unama.br
Henrique Guilherme Heidtmann Neto
Doutor em Administração Pública e Governo. Professor da FGV-EBAPE. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: henriquehn@gmail.com
Yana Moura de Sousa
Doutoranda em Administração Pública. Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil. E-mail: yanasousa@ymail.com
Abstract
The aim of this paper is to show how partnership
between University, Local Government and Civil
Society may contribute for territory development. The
paper central issue is to critically debate to what extent
partnership between University, Local Government and
Civil Society is an effective strategy for development in
areas that are changing from rural to urban structure. It
shows a learning experience that has been carried out
in the município of Benevides in Pará state, Amazonia
region, Brazil. This experience aims to link university
research, local government demands and civil society
needs in a large development project that involves (a)
local government, local organisations and communities
capacity building, (b) município participatory planning
and (c) university services delivering as a form to
effectively contribute to the area where the university
is involved with.
Keywords: Partnership. Local Development. Learning
Experience.
Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar como uma parceria
entre Universidade, Governo Local e Sociedade Civil
pode contribuir para o desenvolvimento territorial.
O ponto central do artigo é debater criticamente em que
medida essa parceria é uma estratégia efetiva para o
desenvolvimento de áreas em processos de transformação
de uma estrutura rural para uma composição urbana.
O artigo mostra uma experiência de aprendizado que
foi realizada no Município de Benevides, Estado do
Pará, região amazônica, Brasil. Essa experiência objetiva
relacionar a pesquisa universitária, as demandas de
governos locais e as necessidades da sociedade civil
dentro de um amplo projeto de desenvolvimento
que envolve (a) governo local, organizações locais
e capacitação das comunidades; (b) planejamento
participativo do município; e (c) a provisão de serviços
por parte da universidade como uma forma eficiente de
contribuir para a área onde esta se situa.
Palavras-chave: Parceria. Desenvolvimento Local.
Experiência de Aprendizado.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT