Apêndice II - Laudo técnico de avaliação de exposição à poeira

Autoruffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Advogado.
Páginas113-114

Page 113

Metodologia e instrumentos utilizados

A avaliação da exposição à poeira mineral contendo sílica livre cristalizada (quartzo) foi realizada utilizando-se a bomba gravimétrica MSA de uso individual, separador de partículas respiráveis (ciclone) e filtros de PVC de 5,0 µm de porosidade. As bombas foram calibradas nas vazões adequadas, antes e depois de cada amostragem, e efetuada, em seguida, a média aritmética destas com a representatividade dos respectivos filtros utilizados.

As amostras coletadas foram enviadas ao laboratório de Engenharia da UFMG para análise química por meio do método de absorção atômica e difratometria de Raio X (certificados de análises anexos).

[VER PDF ADJUNTO]

Conclusão

A concentração média de poeira respirável foi inferior ao limite de tolerância, no Anexo 12, NR-15, da Portaria n. 3.214. Todavia, o nível de ação previsto no item 9.3.6.2 foi ultrapassado.

Medidas de Controle

· Umidificar os pontos de maior geração de poeira da referida instalação;

· Melhorar a umidificação das vias de circulação;

Page 114

· Instalar cabines isoladas e com ar-condicionado em todos os equipamentos móveis tais como: caminhões, pá carregadeira, trator de esteira, entre outros;

· Recomenda-se...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT