Latin American Critical Thought and Activist Research in Orlando Fals Borda: praxis, subversion and liberation/Pensamento Critico Latino-Americano e Pesquisa Militante em Orlando Fals Borda: praxis, subversao e libertacao.

AutorBringel, Breno

Introducao

"En contraste con esa corriente cientifica imperialista, los cientificos sociales que se plantean a si mismos como investigadores-militantes, y siguen las pautas propias del metodo de estudio-accion buscan poner el conocimiento que se adquiere al servicio de los grupos explotados y oprimidos, dentro de una causa de transformacion fundamental".

Bonilla, Castillo, Fals Borda e Libreros (1972: p.65-66), membros do Coletivo La Rosca

O pensamento critico latino-americano e a pesquisa comprometida com a transformacao social radical na America Latina estao intimamente relacionados a confluencia, em meados do seculo XX, entre a institucionalizacao das Ciencias Sociais na regiao e uma serie de lutas sociais. Embora existam varias referencias, matrizes e herancas previas do pensamento regional (Zea, 1964), a reflexao mais sistematica sobre nossas sociedades e o engajamento com um amplo repertorio de temas, lutas e sujeitos, relaciona-se a experiencias concretas que se iniciam nesse momento historico (1). Poderiamos, inclusive, falar da constituicao de uma "sociologia periferica" (Bringel e Domingues, 2015; Maia, 2015) em dito periodo, haja vista a articulacao de uma expressiva producao intelectual com as lutas de independencia e liberacao nacional em varios paises africanos e asiaticos. Embora sejam, em geral, elaboracoes coletivas, alguns nomes proprios acabaram se destacando. No caso da America Latina, um deles e o do sociologo colombiano Orlando Fals Borda.

Precursor do pensamento critico latino-americano contribuiu para o desenvolvimento de agendas de pesquisas diversas que variam da violencia ao conhecimento, da questao agraria a marginalidade urbana. Pensador livre e fronteirico, Fals Borda navegou entre saberes e disciplinas e foi um dos principais inspiradores e fundadores de uma sociologia comprometida com os processos de transformacao em nossa regiao. A pesar disso, ainda permanece praticamente esquecido e, as vezes, ignorado no meio academico brasileiro. Isso pode parecer paradoxal, tendo em vista que foi amplamente difundido entre as decadas de 1970 e 1980 no Brasil. Uma primeira explicacao plausivel pode estar relacionada aos percursos da recepcao do autor: Paulo Freire, inicialmente, e Carlos Rodrigues Brandao, depois, foram quica os principais responsaveis da recepcao de Fals Borda no pais, o que indica que sua entrada foi mais proficua no campo popular (particularmente na educacao popular) que na academia, como ocorreu em outros paises, aonde chegou a ter maior penetracao nas universidades (2).

Soma-se a isso um segundo fator: as ciencias sociais brasileiras acabaram privilegiando, em seu momento de institucionalizacao, a canonizacao de autores do Norte. Isso e facilmente perceptivel quando olhamos para as principais referencias bibliograficas de nossas areas e subareas e para as grades curriculares dos nossos cursos de graduacao e pos-graduacao. Este resultado reflete, alem de um alto grau de provincianismo, a vitoria de uma determinada visao da ciencia e do conhecimento, elitista e liberal-conservadora, que choca frontalmente com as propostas de Fals Borda. Na disputa pela definicao e pela fundamentacao da "sociologia cientifica", o autor colombiano nao renunciou, como clamava Germani (1962), a necessidade de construir uma perspectiva experimental e aplicada, rigorosa em termos metodologicos, e que tivesse um significado relevante tanto para o acumulo do sabor cientifico como para o desenvolvimento da teoria sociologicas mais gerais a partir das observacoes feitas de nossas sociedades. Contudo, "o conhecimento pelo conhecimento" nao era suficiente para Fals Borda, quem realizou uma instigante demonstracao pratica de possibilidade de descolonizacao das ciencias sociais (3), construindo propostas metodologicas concretas--como o metodo de Investigacion Accion Participativa (IAP)--mediadas pela praxis, que vinculavam o engajamento do pesquisador junto as classes subalternas com o avanco do conhecimento sociologico.

Nesse sentido, recuperar o legado de Orlando Fals Borda significa manter acesa uma perspectiva critica e subversiva na construcao do conhecimento sociologico. Recuperacao nao supoe, no entanto, aceitacao acritica de todos seus postulados, nem tampouco recepcao integral de suas propostas, muitas das quais precisam ser atualizadas e refinadas para o nosso contexto historico, politico e intelectual atual. Seja como for, a trajetoria do autor colombiano nos parece exemplar no sentido de reconstruir uma genealogia de pesquisadores militantes em nossa regiao, que ressaltaram a importancia do comprometimento dos intelectuais com os setores populares para a construcao de interpretacoes alternativas da sociedade e de projetos de transformacao radical da sociedade capitalista.

Este artigo e fruto de uma empreitada coletiva, baseada em buscas bibliograficas e documentais pouco difundidas, bem como em debates, reflexoes e experiencias teorico-praticas, vivenciadas durante os ultimos anos principalmente junto ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), onde coordenamos com Renata Versiani Varella o Grupo Tematico "Pensamento critico e pesquisa militante na America Latina". Destarte, o presente artigo deve ser lido como um fragmento deste esforco mais amplo. Panoramico e introdutorio divide-se em quatro partes: na primeira, mais contextual, analisamos a vida e a obra de Orlando Fals Borda, destacando as imbricacoes entre a atuacao politica e a elaboracao intelectual; na segunda secao, apresentamos a proposta metodologica de pesquisa acao do autor, enfatizando seu entendimento sobre a praxis; na terceira parte do artigo examinamos sua proposta de construcao de uma "sociologia da libertacao" como parte integrante do pensamento critico latino-americano; finalmente, assinalamos brevemente algumas implicacoes de sua proposta teorico-metodologica para um entendimento subversivo da sociedade e do(s) direito(s).

Vida e Obra: trajetoria e contribuicoes

Antes de nos adentrarmos nas contribuicoes mais substantivas de Orlando Fals Borda, torna-se fundamental apresentar brevemente sua biografia e algumas de suas principais obras, pois retratam sua importancia na constituicao de um campo sociologico tipicamente latino-americano. Para alem da descricao, necessaria para localizar o autor, a confluencia entre vida e obra deve ser entendida na imbricacao entre o pessoal e o politico, o objeto e o sujeito, permitindo examinar sua trajetoria, sua posicionalidade e seus multiplos cruzamentos e lugares de fala.

O sociologo colombiano nasceu em Barranquilla no dia 11 de julho de 1925 e faleceu aos 83 anos, no dia 12 de agosto de 2008, na cidade de Bogota. Em sintese, pode-se dizer que se trata de um pensador que acompanhou de perto boa parte da historia politica colombiana contemporanea, desde a segunda metade do seculo XX ate a primeira decada do seculo XXI. Foi um homem muito criativo, com grande talento intelectual e artistico, que alcancou notoriedade academica mundialmente, ao mesmo tempo, que se delineava como uma das principais figuras politicas do pais andino nas ultimas decadas. Participou ativamente na criacao da Faculdade de Sociologia e na construcao do Frente Unido de 1964/65. Durante a decada de 1970 esteve profundamente engajado na construcao e na aplicacao do metodo de Investigacion Accion Participativa com/entre os camponeses colombianos. Seu engajamento politico acabou levando a sua prisao pelo Estado Colombiano, projetando-o a posteriori como um dos principais ativistas publicos em defesa dos presos politicos e da superacao do Estado de Seguranca-Nacional naquele pais. Ja nos anos 1980, participou da Alianza Democratica M-19, de cuja bancada foi membro durante a Assembleia Constituinte Colombiana de 1991; e, finalmente, se envolveu na fundacao do Polo Democratico Alternativo (PDA), do qual foi presidente honorario ate a sua morte.

Alem disso, Fals Borda teve um papel fundamental na institucionalizacao do campo sociologico colombiano e latino-americano. Mesmo tendo realizado sua formacao academica inicial nos Estados Unidos, sendo influenciado inicialmente pelo estrutural-funcionalismo, desde o seu retorno a Colombia defendeu a formacao de um pensamento regional proprio e profundamente critico aos modismos e colonialismos intelectuais, tanto de direita como de esquerda. Percebendo as carencias e dificuldades do desenvolvimento das Ciencias Sociais na Colombia, naquele momento vinculadas a Faculdade de Ciencias Juridicas e Sociais, fundou no ano de 1959, junto a Camilo Torres, a Faculdade de Sociologia da Universidade Nacional da Colombia, na cidade de Bogota. Foi decano dessa faculdade por varias oportunidades, desenvolvendo uma serie de pesquisas que marcaram profundamente o debate sociologico colombiano. Durante os primeiros anos, Fals Borda dirige seu foco para a questao agraria e o campesinato, pois em sua opiniao nao haveria como alterar as injusticas sistemicas sem uma profunda alteracao da modelo de concentracao de terras predominante no seu pais e nos demais paises latino-americanos. Em termos teoricos, a perspectiva modernizante imperante em boa parte dos estudos sobre o rural naquele momento foi duramente criticada pelo autor que inseriu uma perspectiva sociohistorica para boa parte de seus estudos sobre essa tematica, dando centralidade para a construcao teorica a partir das vozes dos sujeitos.

Nesse periodo produziu obras relevantes como El hombre y la tierra en Boyaca: bases sociologicas e historicas para una reforma agraria (Fals Borda, 1957) e Campesinos de los Andes: estudio sociologico de Saucio (Fals Borda, 1961). Nesse mesmo periodo e contratado pela Associacao Brasileira de Credito e Assistencia Rural (ABCAR), em parceria com a Organizacao dos Estados Americanos (OEA), para realizar uma pesquisa empirica no Brasil, sobre a situacao da moradia nas areas rurais. Em 1959, visita varios estados brasileiros e apresenta o livro El Brasil: Campesinos y...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT