Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)

AutorWaléria Maria Menezes Morais de Alencar - Cícera Mônica da Silva Sousa Martins - Ariela Karani da Silva
CargoPsicóloga - Psicóloga - Cientista Social. Especialista em Gestão de Projetos
Páginas197-210
Artigo recebido em: 07/12/2014
Aceito em: 23/07/2015
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp197
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
197
JUVENTUDE E GESTÃO SOCIAL: UM RELATO DAS PRÁTICAS
DESENVOLVIDAS PELO PROJETO GESTÃO SOCIAL NAS ESCOLAS
NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE (CE)
Youth and Social Management: an account of the practices
developed by Gestão Social in schools in the city of Juazeiro do
Norte (CE)
Waléria Maria Menezes Morais de Alencar
Psicóloga. Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Professora assistente da Universidade Federal do Cariri. Coordenadora do
Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS) e do Projeto Gestão Social nas Escolas. Juazeiro do Norte, CE,
Brasil. E-mail: waléria.menezes@cariri.ufc.br
Cícera Mônica da Silva Sousa Martins
Psicóloga. Especialista em Políticas Públicas em Saúde Coletiva. Bolsista CNPq no Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão
Social. Juazeiro do Norte, CE, Brasil. (LIEGS). E- mail: monicamartins_sousa@hotmail.com
Ariela Karani da Silva
Cientista Social. Especialista em Gestão de Projetos. Bolsista CNPq no Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social
(LIEGS). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: ariela.karani@gmail.com
Resumo
O Projeto Gestão Social nas Escolas é uma iniciativa do
Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social
(LIEGS) da Universidade Federal do Cariri (UFCA),
cujo objetivo é fomentar, nos espaços escolares, práticas
que estimulem o senso de coletividade e a participação
social. A finalidade deste estudo é demonstrar como
é possível contemplar os aportes teóricos da Gestão
Social nas práticas pedagógicas. Esse projeto entrou em
vigência em 2011 e perdura até os dias de hoje, tendo
como público-alvo jovens de duas escolas públicas
de ensino médio da cidade de Juazeiro do Norte.
O presente trabalho consiste no relato das práticas ali
realizadas e dos resultados percebidos no processo. Foi
possível observar que, apesar das resistências iniciais,
os jovens participaram de forma ativa do processo e
conseguiram desenvolver aspectos importantes em suas
vidas, como a autonomia, a noção de pertencimento
territorial e a cooperação.
Palavras-chave: Gestão Social. Juventude. Participação
Social. Juazeiro do Norte.
Abstract
The Projeto Gestão Social nas Escolas (PGSE) is
an initiative of the Laboratório Interdisciplinar de
Estudos em Gestão Social (LIEGS) of the Universidade
Federal do Cariri (UFCA), which aims to promote the
school spaces and practices that encourage a sense
of community and social participation. The goal of
this study is to demonstrate how you can combine
the theoretical contributions of Social Management in
pedagogical practices. This project came into force in
2011 and has survived to this day. Your target audience
is young people from two public high schools of Juazeiro
do Norte. This paper is a report of practices and results
realized in the process. It was observed that despite
initial resistance, the young people participated actively
in the process and have developed important aspects
in their lives, such as autonomy, territorial belonging
and cooperation.
Keyword: Social management. Youth. Social
participation. Juazeiro do Norte.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT