Um arlequim jamais terminado. Teatro, juventude e direito à cultura na periferia francesa

AutorMione Apolinario Sales
CargoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Páginas191-200
191
R. Katál., Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 191-200, jul./dez. 2011
Um arlequim jamais terminado.
Teatro, juventude e direito à cultura na periferia
francesa
Mione Apolinario Sales
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Um arlequim jamais terminado. Teatro, juventude e direito à cultura na periferia francesa
Resumo: Este artigo consiste numa análise do filme A esquiva (França, 2003), de Abdellatif Kechiche, que narra como estudantes da
periferia montam uma peça de teatro. O foco repousa sobre o modo de vida e a linguagem desses adolescentes, tendo como pano de fundo
a problemática do direito à cultura. Para essa abordagem, foi feita uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, na internet, a partir
de arquivos disponíveis sobre o filme, desde 2003. A análise teve por base textos da crítica cinematográfica especializada e a reação dos
espectadores em fóruns de discussão on-line, em sites franceses.
Palavras-chave: Teatro. Juventude. Direito à cultura. Cinema. Questão social.
An Unfinished Harlequin. Right to Culture, Theater and Youth in the French Periphery
Abstract: This article presents an analysis of the film A esquiva (France, 2004), by Abdellatif Kechiche, which narrates how students
from the periphery mounted a theatrical play. It focuses on the way of life and language of these adolescents. The background is the issue
of the right to culture. A qualitative study of an exploratory nature was conducted on the Internet, based on files available about the film
since 2004. The analysis is based on specialized film criticism texts and the reaction of spectators in on-line discussion forums found in
French sites.
Key words: Right to culture. Youth. Cinema. Theater. Social issues.
Recebido em 15.03.2011. Aprovado em 26.05.2011.
PESQUISA TEÓRICA

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT