Desencargo, isto ou aquilo: concordância, em contrário

Autor:Maria Tereza de Queiroz Piacentini
Cargo:Licenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC
Páginas:82-82
 
TRECHO GRÁTIS

Das palavras abaixo, gostaria de saber qual é correta: descargo ou desencargo de consciência. Adalgisa

As duas formas são corretas, mas no Brasil é mais usada a expressão "desencargo de consciência", tanto é assim que os dicionários, no verbete descargo, remetem o leitor a desencargo, que significa o ato de desobrigarse de um encargo ou, juridicamente, o cumprimento de um encargo. Daqui surge o sentido figurado de "desafogo, alívio, diminuição da ansiedade, da opressão", que é o desencargo de consciência.

Uma dúvida a respeito de concordância: O dissídio ou convenção coletiva acontecerá ou acontecerão no mês de janeiro"? Roberto G. S.

Quando se tem um sujeito composto com dois núcleos ligados pela conjunção alternativa ou, em princípio o verbo vai para o plural, de acordo com as regras de concordância verbal. Mas pode ir para o singular quando se exprime a ideia de exclusão, isto é, quando se trata apenas de um ou outro, quando só pode ser um dos elementos, como nestes casos:

Noticiaram que Paulo ou José será candidato ao Senado. [apenas um será candidato]

Azul ou verde será a cor da escola. [somente uma cor será escolhida]

Não havendo exclusão, ou seja, quando "tanto faz", quando se poderia dizer "tanto um quanto outro", o verbo vai para o plural. Exemplos:

Ouro ou prata servem - gosto dos dois metais.

Azul ou verde ficam bem nessa parede.

Em geral, quando fica difícil definir se há exatamente exclusão, opta-se pelo plural. Mas não há muito rigor nisso, considerando-se corretas ambas as formas de concordância.

Quanto à frase apresentada pelo consulente, há um novo detalhe: esse ou é uma conjunção explicativa, equivalendo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO