O Isomorfismo na Educação Ambiental como Tema Transversal em Programas de Graduação em Administração

AutorHeloísa Helena Marques da Silva - Milton Abreu Campanario - Maria Tereza Saraiva de Souza
CargoAssistente Acadêmica do PPGA das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, São Paulo, SP, Brasil - Doutorado em Doctor of Philosophy pela Cornell University, EUA. Professor de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, USP, São Paulo, SP, Brasil - Doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de ...
Páginas170-186
Artigo recebido em: 31/01/2013
Aceito em: 25/07/2013
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
O ISOMORFISMO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA
TRANSVERSAL EM PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO EM
ADMINISTRAÇÃO
The Isomorphism in Environmental Education as a Cross-Cutting
Theme in Undergraduate Management Programs
Heloísa Helena Marques da Silva
Assistente Acadêmica do PPGA das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU - São Paulo - SP - Brasil. E-mail: hheloiza@gmail.com
Milton de Abreu Campanario
Doutorado em Doctor of Philosophy pela Cornell University, EUA. Professor de Economia da Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade - USP - São Paulo - SP - Brasil. E-mail: campanario@usp.br
Maria Tereza Saraiva de Souza
Doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Professora de PPGA da FEI -
Centro Universitário da FEI - São Paulo - SP - Brasil. E-mail: mariaterezasaraivas@gmail.com
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p170
Resumo
A Política Nacional de Educação Ambiental determina
a inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis
do ensino de modo transversal e contínuo, vedando
sua utilização como disciplina específica. O referencial
teórico está assentado no isomorfismo aplicado ao
tema da transversalidade em Instituições de Ensino
Superior (IES), buscando identificar os mecanismos
que as impulsionam a mudar de comportamento frente
a essa regulamentação, desvendando quais forças
promovem a incorporação da educação ambiental na
grade da graduação em Administração, como tema
transversal. A metodologia utilizada é quantitativo-
qualitativa e utiliza um estudo multicaso junto a quatro
IES, com Graduação em Administração. Conclui-se que
pressão isomórfica coercitiva, por parte da sociedade,
e normativa, ligada à atuação profissional, são as que
mais contribuem para a institucionalização da educação
ambiental na grade curricular. As demandas sociais
para formação do administrador com conhecimentos
ambientais é o fator mais forte neste processo.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Graduação
em Administração. Tema Transversal. Sustentabilidade.
Isomorfismo.
ABSTRACT
The National Environmental Education Policy
determines the inclusion of environmental education
at all levels of education as a continuous cross-cutting
model, prohibiting its use as a specific discipline.
The theoretical perspective is based on isomorphism
applied to the transverse mode in Higher Education
Institutions – HEI, seeking to identify the mechanisms
that drive the change of their behavior, uncovering
what forces promote the incorporation of environmental
education in the disciplines as a crosscutting theme.
The methodology used is quantitative-qualitative
and uses a case study at four HEIs with Degree in
Administration. We conclude that coercive isomorphic
pressure, by society, and rules, linked to professional
practice, contribute mostly to the institutionalization
of environmental education in the curriculum.
Social demands for training the administrator with
environmental knowledge is the strongest factor in this
process.
Keywords: Environmental Education. Undergraduate
in Management. Cross-cutting Theme. Sustainability.
Isomorphism.
1 INTRODUÇÃO
Primeiramente, ressalta-se que este trabalho rece-
beu apoio financeiro do Programa Pró-Administração
da CAPES.
No Brasil, em 1999, foi criada a Política Nacional
de Educação Ambiental, sancionada pela Lei n. 9.795
e regulamentada pelo Decreto n. 4.281/02 (BRASIL,
1999; 2002), determinando a obrigatoriedade da Edu-
cação Ambiental (EA) como tema transversal em todos
os níveis educacionais. A Política Nacional de Educa-
ção Ambiental (PNEA) estabelece para as Instituições
de Ensino, públicas e privadas, a responsabilidade
de integrar a dimensão ambiental em seus cursos e
de capacitar os docentes para abordar a Educação
Ambiental como tema transversal. Dessa forma, há a
necessidade de alterações nas estruturas curriculares de
todos os cursos de graduação, incluindo Administração.
Nesses cursos, as IES devem fazer uma adequação que
integre a EA nas disciplinas convencionais de modo
transversal, contínuo e permanente (BRASIL, 2002).
Kluglianskas (1993) defende o fator “meio ambiente”
como quesito importante para a eficácia das organiza-
ções e propõe sua inclusão nos cursos de graduação.
Para esse autor, a interdisciplinaridade que caracteriza
essa temática ambiental implica no abandono das
abordagens tradicionais. Para Gonçalves et al. (2009),
os desafios para a integração da temática ambiental
nos cursos de graduação serão superados na medida
em que for tratada com consistência pelos projetos
pedagógicos dos cursos.
Barbieri (2004), ao propor a gestão ambiental no
curso de graduação, percebe a relação meio-ambiente-
-desenvolvimento como o ponto central de Educaçõ
Ambiental (EA) e aponta como problemático o lento
desenvolvimento das abordagens multidisciplinar e
interdisciplinar no âmbito das disciplinas de Adminis-
tração. Barbieri e Silva (2010) propõem a disciplina de
gestão ambiental como forma de colocar as questões
ambientais em pauta no curso de Administração e
pontuam a falta de conhecimento dos professores
para tratar da EA transversalmente como uma das
dificuldades para implantação da PNEA. Esses autores
passam a ver a gestão ambiental como um conjunto de
temas que podem ser desenvolvidos transversalmente
no curso de graduação, dentro de uma perspectiva em
que a EA e a gestão ambiental compartilhem pontos
comuns. (BARBIERI; SILVA, 2011)
A EA é pouco abordada pela área da Admi-
nistração. Isso pode ser verificado em dois estudos
realizados por Souza et al. (2011a; 2011b). Foi feito,
inicialmente, um mapeamento da produção científica
sobre sustentabilidade ambiental dos cursos de senso
estrito entre 1987 e 2009 e foram encontradas 13.656
teses e dissertações. Dentre elas, 536 estão trabalhos
relacionados à sustentabilidade ambiental. Foi possível
mapear nove trabalhos sobre EA, verificando-se que
nenhum deles utiliza essa temática como tópico trans-
versal em cursos de administração. Em outro estudo,
realizado em periódicos A1, A2 e B1 nacionais na
área de Administração, Souza et al. (2011b) verifica-
ram que houve um aumento substancial de artigos
sobre sustentabilidade ambiental. Foram encontrados
212 artigos sobre a temática investigada. Entre eles,
apenas dois artigos contextualizando a EA no curso
de graduação em Administração (BARBIERI, 2004;
GONÇALVES-DIAS et al., 2009). Nesse contexto, o
objetivo geral desta pesquisa consiste em responder
às seguintes questões: Quais são as pressões que
contribuem para a institucionalização da Educação
Ambiental em cursos de graduação em Administração
como tema transversal, conforme determina a PNEA?
Existem pressões isomórficas que poderiam facilitar a
convergência e a articulação do ensino ambiental como
tema transversal? Ao buscar responder às questões de
pesquisa por meio de método de pesquisa quantitativo-
-qualitativa a ser aplicado em instituições de ensino,
este estudo busca atingir seis objetivos específicos: a)
analisar como o Ministério da Educação supervisiona
a implantação da PNEA no curso de graduação em
Administração; b) avaliar como as IES incorporam con-
teúdos relacionados às temáticas sobre sustentabilidade
nestes cursos; c) identificar quais pressões isomórficas
motivaram a inserção da temática sobre sustentabili-
dade; d) verificar se a formação inicial do docente é
geradora de pressão normativa ao contemplar temas
relacionados à sustentabilidade, EA ou tema transver-
sal; e) examinar se os docentes foram capacitados para
realizar a inserção das temáticas sobre sustentabilidade
ao ministrarem a disciplina e identificar os responsáveis
por essa formação; e f) observar quais metodologias e
quais temas os professores utilizam para a inserção das
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Revista de Ciências da Administração • v. 15, n. 37, p. 170-186, dez. 2013
O Isomorfismo na Educação Ambiental como Tema Transversal em Programas de Graduação em Administração

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