Introdução à Avaliação de Cargos

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas171-176

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Conceituação

Por meio da avaliação de cargos é estabelecido o valor relativo a cada cargo, com vistas a construir uma hierarquia entre eles. Portanto, pelo processo de avaliação, os cargos são analisados e comparados de forma a colocá-los em ordem de importância. Além de ordenar os cargos, a avaliação irá permitir o estabelecimento da estrutura salarial que, por sua vez, determinará consistentemente os salários a serem pagos. Portanto, é pela avaliação de cargos que se neutraliza o efeito de decisões arbitrárias para a determinação dos salários.

Comitê de avaliação de cargos

Qualquer que seja o método escolhido para a avaliação dos cargos, é desejável que esta seja feita por um Comitê. Com o Comitê garante-se maior harmonia e maior aceitação dessas avaliações pelos membros da organização como um todo. Os principais objetivos do Comitê de Avaliação de cargos são:

· Garantir a correta hierarquização dos cargos.

· Manter critérios uniformes nas avaliações.

· Garantir aceitação posterior das avaliações pela participação de indivíduos das diversas áreas da empresa.

O Comitê de Avaliação é composto pelo Gerente de Recursos Humanos, Gerente de remuneração e gerentes de áreas que conheçam os cargos a serem avaliados. Na organização podem existir diversos Comitês de Avaliação de cargos, um para cada grupo ocupacional existente (operacional, administrativo, regional etc.). No caso da avaliação de cargos de grupo ocupacional gerencial, o Comitê deve ser composto por diretores.

Uma das maiores dificuldades do coordenador do Comitê é a manutenção da produtividade do trabalho de avaliação. É comum, se não houver uma coordenação eficaz, que os membros do Comitê desmotivem-se e deixem de comparecer às reuniões. Isso acontece, principalmente, quando o número de reuniões é excessivo, os participantes não se preparam com antecedência (não fazem previamente as avaliações), as discussões são sobre outros assuntos da empresa, os membros fazem guerrilhas pessoais ou não chegam no horário. As mesmas regras para conduzir reuniões produtivas valem para reuniões do Comitê de Avaliação. A seguir fornecemos algumas recomendações que podem facilitar a coordenação do Comitê:

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· Defina claramente os objetivos da reunião.

· Defina as responsabilidades dos membros do Comitê (o trabalho deste é alcançar o equilíbrio interno dos cargos e isto terá reflexos nos salários das pessoas, impondo aos participantes uma responsabilidade muito grande).

· O...

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