Introdução ao Dossiê

AutorAmurabi Oliveira - Diego Pereyra
CargoDoutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Doutor em Sociologia pela University of Sussex at Brighton
Páginas8-16
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p8
88 – 16
INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ
Sociologia e Educação
Amurabi Oliveira1
Diego Pereyra2
A relação entre a Sociologia e a Educação tem sido frutífera desde as origens
de ambos os campos. Porém, a Educação tem sido beneciada pelo olhar socio-
lógico já que a Sociologia lhe ofereceu uma reexão sobre os processos educati-
vos, permitindo levar em consideração fatores sociais localizados além das aulas
e instituições escolares. Isso é especialmente notável no Brasil, pelo relevante
papel que alguns intelectuais, como Fernando Azevedo, tiveram na formação de
professores. Assim, essa particularidade antecipou, de algum modo, o auge da
Sociologia da Educação contemporânea, que orientou a renovação da investi-
gação educativa. E este campo, sem deixar de lado seu eixo interrogativo sobre
a ação pedagógica, incorporou os pressupostos da sociologia com sua bagagem
teórica. Nomes como os de Pierre Bourdieu, Basil Bernstein, Michael Apple e
Bernard Lahire são apenas uma amostra de um movimento maior acerca de um
debate teórico que apresenta novas perguntas e enfoques sobre a educação, o
qual ocorre sem desperdiçar o aporte fornecido por outras disciplinas, como a
Psicologia, a Didática, a Filosoa, a Antropologia, a Economia etc.
Temos de destacar que essa relação foi se intensicando principalmente
a partir da segunda metade do século XX, quando houve uma verdadeira
profusão de pesquisas que demonstravam a relação entre origem social e de-
sempenho escolar (FORQUIN, 1995). Podemos armar que, de uma forma
bastante geral, a relação entre as desigualdades e a Educação – o que envolve
1 Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), atuando em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, pesquisador do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científ‌ico e Tecnológico (CNPq).
2 Doutor em Sociologia pela University of Sussex at Brighton, pesquisador do Conselho Nacional das Pesquisas
Científ‌icas e Técnicas (CONICET), professor das universidades de Buenos Aires (UBA), Litoral e Lanús.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT