Introdução à Análise de Cargos

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas41-49

Page 43

Conceitos

A eficiência de um sistema de avaliação de cargos e administração de salários repousa no desenvolvimento aprimorado da descrição e especificação de cargos. As descrições e especificações de cargos fornecem o alicerce firme para a avaliação dos cargos, da qual resultará a fixação de salários internamente coerentes.

Existem duas formas de análise de cargos: clássica e por competência. O formato clássico tem sido mais utilizado, mas há uma tendência para análise de cargos por competências. Nos capítulos referentes a esta parte do livro é abordada a forma clássica e ao final do capítulo 5, há um item específico que trata da análise de cargos por competências.

Na administração de cargos e salários são utilizados muitos termos técnicos e não há padronização nesse sentido. Todos os termos empregados ao longo da obra serão conceituados e é possível que nas empresas possam ser aplicados outros termos que signifiquem os mesmos conceitos para os termos estabelecidos. Os conceitos dos principais termos empregados na análise de cargos estão descritos no Quadro 3.1.

Definimos como função o agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo na organização. Isto implica que numa organização existem tantas funções quanto for o número de colaboradores. cargo foi definido como o agregado de funções substancialmente idênticas quanto à natureza das tarefas executadas e especificações exigidas, o que nos leva a considerar que numa empresa existe um número muito menor de cargos em relação ao número de funções. Por exemplo, auxiliares administrativos executando atividades de natureza similar e com pré-requisitos parecidos de seus ocupantes devem formar um único cargo.

A especificação do cargo é dividida em quatro grandes áreas: Mental, Responsabilidades, Física e Condições de Trabalho. Cada uma dessas áreas é, ainda, subdividida em fatores, ou seja, em requisitos e qualificações.

Área Mental - Determina os conhecimentos teóricos ou práticos necessários para que o ocupante do cargo desempenhe adequadamente suas funções. Os requisitos mais comuns dessa área são: instrução, conhecimento, experiência, iniciativa e complexidade das tarefas.

Área de Responsabilidades - Determina as exigências impostas ao ocupante do cargo para impedir danos à produção, ao patrimônio e à imagem da empresa. Os requisitos mais comuns são as responsabilidades por erros, supervisão, numerário, títulos ou documentos, contatos, dados confidenciais, material, ferramentas e...

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