Introdução

AutorRafael Soares Duarte de Moura
Páginas16-19
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A presente obra procura problematizar a abordagem de Emmanuel
Lévinas sobre a crise do humanismo. No primeiro capítulo, essa crise será
apresentada através do pensar a construção do indivíduo, encastelado em si
mesmo, por meio da análise das correntes de pensamento racional-
estruturalistas e da ontologia desenvolvida pela metafísica de inspiração
idealista.
Serão tematizados os limites da razão para o desenvolvimento de um
humanismo levinasiano. Nesse sentido, a superação da dicotomia sujeito-
objeto por meio do agir humano será pensada como forma de se
redescobrir o Ser que procura encontrar a dignidade e fazer a experiência
concreta do sentido do existir.
Os resultados dessa abordagem permitirão problematizar o
enquadramento do indivíduo nas estruturas de uma sociedade, que o
totaliza e o nadifica, por intermédio da abordagem da questão da violência
como face do totalitarismo decorrente das estruturas de poder presentes na
sociedade. Dentre essas estruturas, serão alvo de reflexão as correntes de
pensamento marxista, etnográfica e psicanalítica que apresentam visões de
indivíduo criticadas pela filosofia levinasiana.
A proposição de uma nova ontologia será pontuada por meio da
interlocução com os precursores Edmund Gustav Albrecht Husserl e
Martin Heidegger, que representam a base essencial a partir da qual o
filósofo lituano poderá materializar sua filosofia. O alvorecer da
fenomenologia representado pelos escritos dos mestres de Lévinas será
apresentado como um caminho ainda por terminar ao ser abordada a
questão da redução pela intencionalidade e o encerramento no solipsismo
do Eu, preocupado com o seu Ser, que ainda permanece.
O pensamento levinasiano começa a ser delineado ao final do capítulo,
em suas primeiras construções que destacarão a opção do Eu pelo outro, na
dinâmica que introduz os primeiros passos para o estabelecimento da
responsabilidade. A partir dessa, se finaliza com a conceituação de uma
liberdade enquanto horizonte resultante da problematização da

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