Intervenção de autoridade estranha à mesa receptora (art. 305)

AutorPaulo Fernando dos Santos
Páginas37-38

Page 37

Art. 305. Intervir autoridade estranha à mesa receptora, salvo o juiz eleitoral, no seu funcionamento sob qualquer pretexto: Pena - detenção até seis meses e pagamento de 60 a 90 dias-multa.

Objetividade jurídica - Garantia à normalidade do pleito, à lisura dos trabalhos eleitorais, além do livre exercício do voto.

Sujeito ativo - Trata-se de crime próprio, praticável exclusivamente por autoridade, em seu sentido lato, excluindo-se, por óbvio, o juiz eleitoral.

Sujeito passivo - O Estado, aqui representado pelos membros integrantes da mesa receptora.

Conduta típica - Intervir no funcionamento da mesa receptora de votos. A referida intervenção poderá ocorrer das mais variadas formas: por meio de gestos, palavras, atitudes junto aos eleitores, por escrito etc., hábil a trazer prejuízos (potenciais ou efetivos) ao normal funcionamento dos trabalhos. O tipo penal é rigoroso no tocante a esta intervenção, uma vez que inadmitida em qualquer hipótese e sob qualquer pretexto. Assim, ainda que haja uma justificativa plausível para que a intromissão ocorra, não terá lugar

Page 38

sem que ocorra a infração, a menos que o juiz eleitoral, única autoridade com competência para imiscuir-se nos trabalhos, seja acionado.

Como bem mencionado por Joel J. Cândido, o crime em tela haverá de ocorrer apenas durante o período de funcionamento da mesa, ou seja, das 8 - com a abertura do lacre da urna - até as 17 horas, ou depois, mas antes de lacrada a urna novamente.

Elemento subjetivo - Dolo, bastando o genérico.

Consumação - Com a intervenção indevida. O crime é formal ou de consumação antecipada, não exigindo a ocorrência de nenhum resultado naturalístico decorrente da conduta.

Tentativa - Possível.

JURISPRUDÊNCIA

RE - RECURSO ELEITORAL

ACÓRDÃO 18877...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT