A interdisciplinaridade na sociedade midiatizada: uma dicotomia imperativo-problema nos estudos sobre cultura

AutorDenise Rosana da Silva Moraes - Claudia Maria Serino Lacerda Muniz - Francielli Rubia Poltronieri
CargoDoutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil - Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Páginas1-18
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n2p1
A INTERDISCIPLINARIDADE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: UMA DICOTOMIA
IMPERATIVO-PROBLEMA NOS ESTUDOS SOBRE CULTURA
Denise Rosana da Silva Moraes
1
Claudia Maria Serino Lacerda Muniz2
Francielli Rubia Poltronieri3
Resumo:
Este artigo analisa, com base nos Estudos Culturais, a razão pela qual a
interdisciplinaridade se impõe, na sociedade contemporânea, como imperativo e, ao
mesmo tempo, como desafio nos estudos sobre cultura. Ela é uma exigência, pelos
efeitos que a mídia tem provocado nos processos de constituição identitária das
nações latino-americanas, e um problema, pelas frustrações teóricas
contemporâneas que não têm dado conta de organizar e explicar as novas
diversidades. Essa dicotomia não se trata de uma questão de método ou didática,
embora se manifeste, com maior ênfase, neste nível, mas, fundamentalmente, de
uma questão estrutural, herdada do modelo tradicional de ciência, que acostumou os
pesquisadores a construírem, isoladamente, seus objetos de estudo. Neste contexto,
a análise é realizada por meio da revisão de literatura e nas sendas da abordagem
qualitativa de pesquisa.
Palavras-chave: Estudos Culturais. Cultura. Interculturalidade, Interdisciplinaridade.
Mídia.
INTRODUÇÃO
Este artigo reflete acerca das dimensões da interdisciplinaridade ainda não
enfatizadas, suficientemente, no contexto da sociedade midiatizada, no sentido de
apreendê-la, ao mesmo tempo, como necessidade e problema nos estudos sobre
cultura.
Como uma imposição do momento atual, a interdisciplinaridade desafia novos
1 Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil. Professora da
Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Centro de Educação, Letras e Saúde, Campus de Foz
do Iguaçu. Docente do Curso de Pedagogia do Mestrado e Doutorado Aca dêmico Interdisciplinar em
Sociedade, Culturas e Fronteira em Foz do Iguaçu, PR, Brasil E-mail: denisepedagoga@gmail.com
2 Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do
Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Secretária Executiva da Universidade
Federal da Integração Latino-Americana.
E-mail: claudialacerda84@gmail.com
3 Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras na
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campu s Foz do Iguaçu. Professora de Sociologia do
quadro próprio do Magistério do Estado do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil. E-mail:
franciellirubia@hotmail.com
2
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.14, n.2, p.01-18 Mai.-Ago. 2017
olhares para a cultura, desautorizando as justificativas para o seu estudo em
separado da mídia, dada a influência desta última, nos processos de constituição
identitária das nações, aqui restritas ao cenário latino-americano. Por outro lado,
apresenta-se como um problema epistemológico, pela dificuldade das áreas, que se
ocupam deste estudo, em organizar e explicar as novas diversidades, desde que a
globalização passou a interconectar, simultaneamente, quase todo o mundo, criando
e/ou apresentando novas diferenças e desigualdades.
Assim, os objetivos complementares desta pesquisa residem em: apresentar
a modernidade tardia c omo mudança de paradigma e desestabilização da identidade
cultural; evidenciar a necessidade de discussão conjunta das questões relacionadas
à cultura e à mídia; apontar as causas das frustrações teóricas contemporâneas a
respeito dos estudos sobre a cultura; e assinalar, dentro dos limites de um artigo
científico, os possíveis desafios impostos à Sociologia, à Antropologia e à
Comunicação - principais campos de investigação da categoria "cultura" - para dar
conta das complexidades deste período híbrido que demanda análises amplas e
interdisciplinares.
Essas reflexões delineiam a discussão central deste artigo, que é a
necessidade de diálogo interdisciplinar da cultura e da mídia, diante da influência
desta última na contemporaneidade. Tal posicionamento teórico é compartilhado por
Verón (2001), para quem o funcionamento das instituições, das culturas, das
práticas sociais, na "sociedade midiatizada", estrutura-se em relação direta com a
existência das mídias. Com efeito, produz-se novos sentidos à cultura, às condutas
sociais e aos valores, inaugurando modelos identitários que confrontam com os
padrões de sociabilidades já instituídas. Tal transformação, para Carneiro (2016),
demanda novas formas de fazer pesquisas, cabendo uma nova ontologia e
epistemologia que auxiliem na compreensão dos fenômenos da atualidade, marcada
pela imbricação de tecnologias midiáticas, atores sociais, diversidade, meios de
comunicação tradicionais e sociedades.
Nesse sentido, a exposição foi estruturada em três partes: na primeira é
apresentada a metodologia adotada; na segunda, o ponto de partida da reflexão
proposta - a pós-modernidade ou modernidade tardia - que discute a identidade, no
cenário atual, como dinâmica e instável; na terceira, o tema central da pesquisa: a
necessidade de discussão conjunta dos estudos sobre a cultura e a m ídia, trazendo

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