Inteligência emocional e suas influências no comportamento de líderes: Um estudo de caso na Empresa Beta

AutorKelen Barcellos de Matos
CargoBacharel em Administração com habilitação em Gestão de Pessoas, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) - MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Competências e Coaching pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
Páginas132-152
Revista Global Manager
V. 14, N. 2, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso| ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUAS INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DE
LÍDERES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BETA
Kelen Barcellos de Matosa, Lucas Tauferb.
aBacharel em Administração com habilitação em Gestão de Pessoas, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).
barcellos.kelen@gmail.com
bMBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Competências e Coaching pela Faculdade da Serra Gaúcha (FS G).
taufer.lucas@gmail.com
Informações de Submissão
Kelen Barcellos de Matos
Endereço: Rua Os Dezoito do Forte,
2366 - Caxias do Sul - RS - CEP: 95020-
472.
Recebido em: 20/10/2014
Aceito em: 31/10/2014
Publicado em: 01/12/2014
Resumo
Este est udo apresenta os resultados da pesquisa sobre os fatores da
inteligência emocional que influenciam o comportamento dos líderes
na empresa pesqui sada Beta. As principais referência s utilizadas
neste trabalho foram: Goleman (1999); Gra migna (2002);
Hesselbein; Goldsmith; Somerville (2000). Para isso utilizou-se o
método de estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza
descritiva, a amostragem foi não probab ilística, tendo como técnica
de coleta de dados a entrevista em profundidade com observação não
participante, e, como técnic a de análise dos dados, a análise de
conteúdo. Os resultados mostram os atributos que se destacam após a
pesquisa, a partir do depoimento dos liderados sob re o
comportamento dos líderes e de suas equipes. As relações derivadas
desta percepção são evidenciadas nas seguintes competências dos
líderes na visão dos liderados: autoconsciência, autogestão,
consciência social e administração de relacionamentos. Já, as
competências a serem desenvolvidas na equipe, também pela
percepção dos liderados, são: capacidade empreendedora, motivação,
relacionamento interpessoal e segurança com a liderança.
Abstract
This study presents results ari sing from the research about what
factors of emotional intelligence that makes influence above
leadership behavior inside corporation “Beta. The main references
used in this work were: Goleman (1999); Gramigna (2002);
Hesselbein; Goldsmith; Somerville (2000).To do this, was used case
study method, qualitative app roach and descriptive nature, the
sampling was non-probabilistic, being the data collection technique
the in-depth interview with non-participant observation, and, as data
analysis techniq ue, the co ntent analysis. Results s how the attributes
that highlights after the research, from the employees’ testimonials
about the leadership behavior and your teams. Relations derived from
this perception, are focused in these leadership skills by employees’
vision: self-awareness; self-regulation; social conscience and
relationship management. Yet, the skills that must be developed in
the team, also by employees’ vision, are these: entrepreneurship
capabilities; motivation; inter-personal relationships and security
from the leadership.
Palavras-chave
Comportamento organizacional.
Inteligência emocional. Liderança
primal. Competências.
Keywords
Organizational behavior. Emotional
intelligence. Primal leadership. Skills.
Revista Global Manager v. 14, n. 2, p. 132-152, 2014
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1 INTRODUÇÃO
O desafio de filtrar sentimentos e emoções nas tomadas de decisões e ao realizar
tarefas, tanto corriqueiras como de grande importância, dentro de uma organização, faz com
que, para Goleman (1995), os líderes diariamente se confrontem com dúvidas para decidir
como manter a relação interpessoal com seus liderados e de como gerir sua equipe sem que
haja contradição de comportamento por meio de seu posicionamento frente às suas
determinações.
Cabral (2011) coloca que para as negociações ocorrerem de forma saudável entre as
partes envolvidas é preciso que o líder conheça suas emoções, porque isto é determinante para
as organizações construírem sensibilização e aptidão para o uso das capacidades do seu
capital humano, refletindo diretamente na performance do trabalho, nos processos decisórios e
de gestão. Ademais, Gardenswartz, Cherbosque e Rowe (2012) explicam que entender o outro
é o ponto de partida para uma comunicação eficaz e, se este gerente se auto conhecer,
consegue criar um ambiente propício ao bom relacionamento.
Conforme Goleman (1998), a eficácia da IE (inteligência emocional) no trabalho
depende do domínio de alguns de seus componentes: autoconsciência; autodisciplina;
motivação; empatia; e, habilidade social. Para o autor, estes componentes não
necessariamente precisam ser natos, ou seja, eles podem (e devem) ser aprendidos pelos
gestores.
A pesquisa foi realizada na empresa Beta, a qual é uma indústria e comércio de
confecção de produtos de vestuário. Fundada em 1995, com estrutura societária familiar. A
sua departamentalização ocorreu em 2009, quando foram estabelecidos os setores:
administrativo, financeiro, recursos humanos, comercial, produção e expedição.
Diante deste contexto e da evidência da importância da IE na prática de gestão e
exercício de liderança, a pesquisa efetuada teve como problema: quais os fatores da
inteligência emocional que influenciam o comportamento dos líderes da empresa em questão?
Complementando, o objetivo geral consistiu em analisar os fatores da inteligência emocional
que influenciam o comportamento dos líderes. Já, os objetivos específicos foram: analisar o
perfil dos líderes; identificar o perfil dos liderados; e, analisar os fatores da inteligência
emocional que influenciam o comportamento dos líderes.
Para concepção da pesquisa, utilizou-se de investigação de abordagem qualitativa de
natureza descritiva pelo método do estudo de caso. Além disso, a coleta de dados deu-se por

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