Inserção de aplicativos e jogos na cultura empresarial

AutorHenrique Bohnenberger, Jonas Utzig
Páginas124-141
INSERÇÃO DE APLICATIVOS E JOGOS NA CULTURA EMPRESARIAL
Autor: Henrique Bohnenberger
Mestrando em Controlo de Gestão pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de
Leiria/Portugal (2017). Possui MBA em Controladoria de Gestão pela Universidade
Feevale/RS (2016), Graduado em Administração pelo Centro Universitário Assunção
(2011).
Co-autor: Jonas Utzig
Graduado em Gestão Financeira pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
UNISINOS (2016).
Informações de Submissão
Recebido em 10/06/2017
Aceito em 27/10/2017
Publicado em 25/03/2018
Resumo
Este estudo aborda a inserção de aplicativos e jogos como
aliados dos gestores na implantação de processos cada vez
mais eficientes e desafiadores. A fim de concretizar tal estudo,
buscou-se fundamento através de entrevistas e questionários
aplicados aos gestores e colaboradores da Empresa DGT.
Diversos fatores coexistem quando se opta pelo
desenvolvimento de aplicativos e softwares associados a
elementos de gamificação e suas respectivas estratégias de
motivação no contexto corporativo. Em suma, o objetivo
dessas aplicações no contexto empresarial é: obter alto nível
de comprometimento dos funcionários, facilitar a introdução de
mudanças na organização e estimular a inovação. A
gamificação é apresentada como um conjunto de ferramentas
capazes de não só apresentar alternativas tangíveis para lidar
com os tem as citados, como também sugerir um novo modo
de enxergar as relações de trabalho entr e as gerações. Para
tanto, o objetivo deste artigo é avaliar os impactos na
utilização de aplicativos e elementos de gamificação dentro da
Empresa DGT e através disso, identificar de que maneira eles
afetam os processos de gestão da companhia. Entre as
contribuições evidenciadas, enfatiza-se que além da
motivação, a produtividade pode ser ligeiramente otimizada
tendo em vista que a utilização de aplicativos fornece
informação em tempo real, diminui a perda de tempo no
preenchimento de documentos e formulários e melhora a
autoestima dos funcionários trazendo um ambiente lúdico (tão
procurado no mundo virtual) ao ambiente organizacional.
Palavras-chave
Gamificação. Gestão da Mudança.
Jogos Corporativos. Motivação,
cultura organizacional.
Keywords
Gamification. Change management.
Corporate Games. Motivation,
organizational culture..
Revista Global Manager Edição Especial v. 17, n. 2, p. 124-141, 2017
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Abstract
This study approaches the insert of apps and games
as allies of managers in the implementation of increasingly
efficient and challenging processes. In order to carry out such
a study, we sought a basis through interviews and
questionnaires applied to managers and employees of the
DGT Company. Several factors coexist when opting for the
development of apps and softwares associated with elements
of gamification and its motivation strategies in the corporate
context. In sume, the goal of these applications in business
context is to get a high level of commitment from the
employees, facilitate the introduction of changes in the
organization and stimulate innovation. Gambification is
presented as a set of tools, able not just to provide a tangible
alternative to deal with the subjects above, but also to suggest
a new way of seeing the working relationships between
generations. Therefore, this article evaluates the impacts on
using apps and gamification elements within the DGT
Company and thereby, identify in what way they affect the
company's management processes. Among evidenced
contributions,, we emphasize that in addition to m otivation,
productivity can be slightly optim ized since the uses of apps
provides real-time information, reduces time-wasting in filling in
documents and forms, and improves employee self-esteem,
bringing a playful environment (so sought after in the virtual
world) to the organizational environment.
INTRODUÇÃO
O mundo sofre transformações a cada dia, com rapidez incrível e de maneira intensa.
Acompanhando essas mudanças, as ferramentas de gestão vêm se modelando de maneira
diferente com a evolução do mercado de trabalho. A crescente complexidade dos problemas
de natureza financeira exige do moderno administrador de empresas a concepção de soluções
cada vez mais sofisticadas.
Devido à velocidade com que as mudanças atingem o mercado, as empresas
necessitam que seus profissionais estejam integrados e motivados a apresentar soluções cada
vez mais rápidas e criativas.
Através da evolução das formas de relacionamento e conectividade social tornaram-se
mais complexos também os indivíduos, a sociedade e a própria vida. Tal fenômeno faz que
novas abordagens sejam necessárias para que as pessoas possam experimentar, em
organizações cada vez mais complexas e geograficamente dispersas, o imprescindível
sentimento de satisfação. Dentro desse contexto contemporâneo, o objetivo geral desse artigo
é examinar como a utilização de aplicativos e elementos de gamificação afeta a cultura

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