Inovação pedagógica e as práticas docentes: utilizando a tecnologia em sala de aula

AutorDaniela Pedroso Da Luz - Rosani Elisabete Graebin - Juliana Matte - Janine Bertelli - Eric Charles Henri Dorion
CargoMestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Mestre em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Bolsista CAPES/FAPERGS. Doutoranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Mestre em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Doutor em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Páginas58-70
Revista Global Manager
V. 18, N. 1, 2018
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UTILIZANDO A
TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Daniela Pedroso Da Luza, Rosani Elisabete Graebinb, Juliana Mattec, Janine Bertellid, Eric
Charles Henri Dorione
a Mestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS). danipedro sodaluz@gmail.com
b Mestre em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS). rosanigraebin@ hotmail.com
c Bolsista CAPES/FAPERGS. Doutoranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS).
ju.cxs1@gmail.com.
d Mestre em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS). janine_bert@ hotmail.com
e Doutor em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS). echdorion @gmail.com
Resumo
A inovação pedagógica aliada a utilização da tecnologia no processo
ensino-aprendizagem tornou-se uma possibilidade real de ultrapassar
os métodos convencionais de ensinar. Percebe-se a necessidade de se
estabelecer uma relação entre a inovação pedagógica e a tecnologia,
com a intenção de promover uma contribuição si gnificativa para o
ensino-aprendizagem dentro das instituições educativas.
Considerando a inovação tecnológica como uma possibilidade de
“quebra” de paradigma, tanto social quanto tecnológico, entre alunos
e docentes, o objetivo deste estudo foi compreender qual a percepção
dos professores sobre o uso da tecnologia nas práticas docentes. De
natureza qualitativa descritiva, esse artigo assume o caráter de estudo
de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário
semiestruturado, aplicado a professores na instituição onde atuam.
Concluiu-se que o uso da tecnologia em sala de aula torna-se aliada
da inovação pedagógica acrescentando as práticas docentes maiores
possibilidades de concretização do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract
Pedagogical inno vation combined with the use of technology in the
teaching-learning process has become a real possibility of
overcoming the conventional methods of teaching. There is a need to
establish a relationship b etween pedagogical innovation and
technology, with the intention of promoting a si gnificant contribution
to teaching-learning within educational institutions. Considering
technological innovatio n as a possibility of "breaking do wn"
paradigm, both social and technological, between students and
teachers, the objective of this study was to understand the teachers'
perception about the use of technology in teaching pr actices. Of a
Palavras-chave
Inovação. Tecnologias na Educação.
Inovação Pedagógica.
Keywords
Innovation. Technologies in Education.
Pedagogical Innovation.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT