Infraestrutura portuária, dinâmica das exportações e crescimento econômico brasileiro: uma análise empírica para o período de 2006 a 2011

AutorGuilherme Jonas Costa da Silva - Paulo Henrique Costa
CargoUniversidade Federal de Uberlândia (UFU) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Páginas303-318
303
INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA, DINÂMICA DAS EXPORTAÇÕES E CRESCIMENTO ECO-
NÔMICO BRASILEIRO: uma análise empírica para o período de 2006 a 2011.
Guilherme Jonas Costa da Silva
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Paulo Henrique Costa
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA, DINÂMICA DAS EXPORTAÇÕES E CRESCIMENTO ECO-
NÔMICO BRASILEIRO: uma análise empírica para o período de 2006 a 2011.
Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar teórica e empiricamente o papel dos portos no cres-

e ampliação do comércio brasileiro no mercado internacional, visando alcançar uma trajetória de
crescimento mais sustentada. O trabalho faz um diagnostico da situação da infraestrutura portuá-
ria brasileira no período compreendido entre 2006 e 2011 e, na sequencia, avalia empiricamente,
através da metodologia de vetores autorregressivos (VAR), os efeitos de choques nas principais

-
temente ao comportamento da capacidade utilizada dos portos e da taxa de câmbio. Os resultados
demonstram que 38% da capacidade utilizada dos portos dependem da renda dos Estados Unidos
e da taxa real de câmbio efetiva. Esses resultados reforçam o argumento do governo federal de que
a infraestrutura portuária é um gargalo e mostram a necessidade de ampliação da capacidade de
escoamento da produção nacional, tal como elucida a Medida Provisória 595/2012.

PORT INFRASTRUCTURE, DYNAMICS OF EXPORTS AND BRAZILIAN ECONOMIC GROWTH:
an empirical analysis to the period from 2006 to 2011.
Abstract: The paper aims to analyze theoretical and empirically the role of ports in export growth
and GDP in Brazil. The port sector is strategic for the competitiveness and expansion of Brazilian
market in the international market, aiming to achieve a more sustainable growth path. The work
makes a diagnosis of the situation of the port infrastructure in Brazil between 2006 and 2011 and
evaluates empirically, through the methodology of vector autoregressive (VAR), the effects of sho-
cks in the main variables related to the dynamics of exports in Brazil (world income, exchange rate
        
the behavior of the utilized capacity of ports and the exchange rate. The results show that 38% of
the capacity of the ports used depends on the income of the United States and the real effective
 -

elucidates the Provisional Measure 595/2012.
Keywords: Port Infrastructure, Exports, Capacity Used, Brazil, VAR Analysis.
Recebido em: 22/08/2013 . Aprovado em: 06/11/2013.

304
1 INTRODUÇÃO
O problema da infraestrutura logística, em
geral, e da portuária, em particular, é uma re-
alidade e precisa ser resolvida imediatamente,
haja vista que frequentemente a capacidade
de escoamento da produção por parte dos por-
tos brasileiros tem alcançado seu limite, com
      -
vestimento e o comércio exterior da economia
brasileira.
A hipótese básica do trabalho é que a ca-
pacidade de exportação da economia brasileira
via portos é limitada, comprometendo o poten-
  
Assim, pretende-se apreender a importância
dos principais determinantes da capacidade
utilizada dos portos brasileiros.
Para tanto, emprega-se a metodologia de
vetores autorregressivos, por ser apropriada
para análises em que as variáveis são endó-
genas. Assim, trabalha-se fundamentalmente
com a função impulso-resposta e a decompo-
sição da variância para proceder às análises e

capacidade utilizada dos portos. O período de
análise econométrica compreenderá o período
de 2006 a 2011, em função da indisponibilida-
de de alguns dados.
Para atingir o objetivo e testar a hipótese
lançada, além desta introdução, o trabalho está

seção apresenta a revisão da literatura, teórica
e empírica, em relação à sinergia das variáveis
 -
trutura e demanda. Na sequência, apresen-
ta-se o diagnóstico da infraestrutura portuária
brasileira e sua dinâmica recente. Na terceira
seção, a atenção volta-se para as análises em-
-

2 REVISÃO DA LITERATURA TEÓRICA E
EMPÍRICA
O modelo de crescimento desenvolvido por
Thirwall (1979) tem como hipótese central ten-
tar explicar por que existem diferentes taxas de
crescimento entre os países, através de uma
análise da demanda. No caso de uma econo-
mia aberta, a principal restrição da demanda
é o balanço de pagamentos. De acordo com
McCombie & Thirwall (1994), o crescimento
econômico de longo prazo depende da relação
das elasticidade-renda por exportação e impor-
tação, assegurado à condição de Marshall-Ler-
ner e mantendo constante os preços relativos
dos bens comercializados.
O modelo de Thirwall (1979), parte inicial-
mente de uma situação de equilíbrio no balan-
ço de pagamentos, onde se determina a taxa
de crescimento com o equilíbrio no balanço de
pagamentos, o qual é medido em moeda do-
méstica:
(1)
onde,
       
doméstica;

-
trangeira;

E é a taxa de câmbio nominal.
Transformando-se a equação (1) em loga-
ritmo natural e representando as variáveis em
taxas de crescimento, obtemos o seguinte re-
sultado:
(2)
Usando a teoria padrão da demanda, pode-
mos demonstrar que a quantidade demandada

(3)
onde,
a é uma constante;
y é a elasticidade-preço da demanda por im-

Y é a renda doméstica;
p é a elasticidade-renda da demanda por

Tomando-se a taxa de crescimento das im-

( )
ypepm
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..
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(4)
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ε
η
Z
EP
P
bX
f
d
.
.
.
=
(5)
onde,
b é uma constante;
h é a elasticidade-preço da demanda por exporta-
ções;
Z é a renda mundial;
e é a elasticidade-renda da demanda por exporta-



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