Informática/Tecnologia da Informação na Administração Pública
Autor | Sidney Bittencourt |
Páginas | 29-32 |
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Com o passar dos anos, as mudanças propiciadas pela evolução tecnológica são cada vez maiores, mais rápidas e mais surpreendentes. As transformações no campo da chamada Tecnologia da Informação - TI ocorrem de tal forma que se pode afirmar ser praticamente impossível o acompanhamento pari passu de todo o processo evolutivo. Vivemos em plena Era da Informação, que teve início na década de 1990.
Ao listar os fios condutores de impulsão da moderna organização nessa era, Don Tapscott ressalta a importância da Tecnologia da Informação:
Conhecimento: em função da TI, a nova economia é baseada no cérebro e não na força. Mas o conhecimento é criado por pessoas, apesar da inteligência artificial e de outras tecnologias da informação. O conteúdo de conhecimento dos produtos e serviços está crescendo significativamente à medida que ideias, informações dos consumidores e as tecnologias passam a fazer parte dos produtos (ex: cartões inteligentes, carros inteligentes, rodovias inteligentes, telefones inteligentes etc.). Os ativos mais importantes da organização são os ativos intelectuais, que enfocam o trabalhador do conhecimento. As empresas de todo o mundo devem desenvolver novas maneiras de medir e gerenciar o capital intelectual. Consequentemente, o trabalhador do conhecimento é o maior trunfo de qualquer organização. O capital será cada vez mais em função do conhecimento.1
Certamente, no apogeu da Era da Informação a riqueza muda de patamar. O conhecimento predomina, passando a ser o recurso mais valioso nas organizações.
A influência da TI em tudo e em todos foi comentada por Idalberto Chiavenato:
A Era da Informação surgiu graças ao impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela Tecnologia da Informação. A Tecnologia da Informação (TI) (...) invade a vida das organizações e das pessoas provocando profundas transformações. Em
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primeiro lugar, ela permite a compressão do espaço. A Era da Informação trouxe o conceito de escritório virtual ou não-territorial. (...) A compactação fez com que arquivos eletrônicos acabassem com o papelório e com a necessidade de móveis, liberando espaço para outras finalidades. (...). Os centros de processamento de dados foram enxugados (...) e descentralizados por meio de redes integradas de microcomputadores (...). Surgiram as empresas virtuais conectadas eletronicamente, dispensando prédios e reduzindo despesas fixas que se tornaram desnecessárias. A miniaturização, a portabilidade e a virtualidade passaram a ser a nova dimensão espacial fornecida pela TI. Em segundo lugar, a TI permite a compressão do tempo. As comunicações tornaram-se móveis, flexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo maior tempo de dedicação ao cliente. A instantaneidade...
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