Fatores Influenciadores da Competitividade na Educação Superior Privada Brasileira

AutorRicardo Viana Carvalho de Paiva - Danilo de Melo Costa - Raquel Garcia Gonçalves - Francisco Vidal Barbosa
CargoDoutor em Administração pela UFMG. Centro Universitário UNA - Mestre em Administração (UFSC). Doutorando em Administração pela UFMG com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPP...
Páginas19-39
Revista Global Manager
V. 14, N. 1, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
FATORES INFLUENCIADORES DA COMPETITIVIDADE NA EDUCAÇÃO
SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA
Ricardo Viana Carvalho de Paivaa, Danilo de Melo Costab, Raquel Garcia Gonçalvesc,
Francisco Vidal Barbosad
a Doutor em Administração pela UFMG. Centro Universitário UNA. ricard ovcp@animaeducacao.com.br.
b Mestre em Administração (UFSC). Doutorando em Administração pela UFMG co m doutorado sanduíche pela
York University (YorkU, Canadá). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). daniloadm@ufmg.br
c Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urb ano e Regional -
IPPUR/UFRJ. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). raquelgargon@hotmail.com
d Doutor em Competitividade Empresarial pela Aston University, Inglaterra. Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG). fvberlim@gmail.com
Informações de Submissão
Ricardo Viana Carvalho de Paiva,
endereço: Av. João Pinheiro, 515,
Funcionários, Belo Horizonte - MG.
Brasil. CEP 30130-180.
Recebido em: 15/03/2014
Aceito em: 24/05/2014
Publicado em:04/06/2014
Resumo
Nas últimas décadas, o setor da educação superior brasileira passou a
sofrer grandes transformações, sobretudo no que se refere à
participação da iniciativa privada, que cresceu substancialmente. P or
meio da Lei de Diretrizes Bases da Educação (LDB), entre os anos
de 1997 e 2007, houve um crescimento de 394% das ofertas de
vagas, ampliando a competitividade no setor. Com o objetivo de
compreender quais os fatores influenciadores da competitividade na
rede privada, o presente estudo selecionou sete instituições
nacionalmente reconhecidas p ara a realização de um estudo de casos
múltiplos: Centro Universitário UNA, Centro Universitário
Unimonte, Centro Universitário UNIBH, Pitágoras (Kroton),
Anhanguera, Estácio de Sá e PUCMINAS. O estudo exploratório de
caráter qualitativo foi realizado por meio de coleta de d ados
documental, bibliográfica e entrevista co m os gestores das
respectivas instituições. Pôde-se verificar com o respectivo estudo os
fatores e variáveis que influenciam a competitividade das instituições
de ensino superior privadas no Brasil, que d evem ser monitorados e
avaliados da forma adequada. Os executivos entrevistados
evidenciaram a importância destes fatores, q ue podem representar
um diferencial em um mercado cada vez mais desa fiador e
competitivo.
Abstract
In recent decades, the Brazilian higher education sector has
undergone major changes, especially with regard to the participation
of the private sector, which has grown s ubstantially. By means of the
Guidelines Law Education Bases (LDB), between the years 1997 and
2007, there was an increase of 394% of the offers of places,
expanding competition in the sector. In order to understand which
factors are influencing the competitiveness in the private secto r, this
Palavras-chave
Competitividade. Educação Superior.
Educação Superior Privada. Fatores
competitivos. Estratégia
Keywords
Competitiveness. Higher Education.
Private Higher Education. Competitive
factors. Strategy.
Revista Global Manager v. 14, n. 1, p. 19-39, 2014 20
study selected seven institutions nationally recognized for c onducting
a multiple case study: Centro Universitário UNA, Centro
Universitário Unimonte, Centro Universitário UNIBH, Pitágor as
(Kroton), Anhanguera, Estácio de and PUCMINAS. The
qualitative exploratory study was conducted by collecting dat a: for
documentary research for bib liographical research and interviews
with the managers of the respective institutions. It can be verified
with their study the factors and variables that influence the
competitiveness of private higher education institutions in Brazil,
which s hould be monitored and evaluated appropriately. The
executives interviewed highlighted the importance of these factors,
which may represent a difference in a area increasingly challenging
and competitive.
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o setor da educação superior brasileira passou a sofrer grandes
transformações, sobretudo no que se refere à participação da iniciativa privada, que cresceu
substancialmente. Por meio da Lei de Diretrizes Bases da Educação (LDB), entre os anos de 1997
e 2007, houve um crescimento de 394% das ofertas de vagas (HOPER, 2009). Junto deste
crescimento, veio a criação de novas faculdades e cursos, que se proliferaram por boa parte dos
territórios da confederação, sendo interessante ressaltar a concentração nos grandes centros
urbanos.
Concorrência e competição, inevitavelmente, passam a se acirrar no setor, fazendo que com
as instituições passassem a enfrentar diversos desafios em um mercado cada vez mais exigente.
Para exemplificar, no ano de 1997 o total de vagas existentes era de 505 mil para atender a um
contingente de 392 mil alunos que estavam ingressando na educação superior. Seis anos depois, no
ano de 2003, o número de vagas geradas era de 1 milhão e 721 mil e os alunos 995 mil. Este
cenário começou a trazer prejuízos ao setor em pouco tempo.
A partir do voluptuoso crescimento, em 2005, o setor já possuía 42% de vagas ociosas, em
um montante de 1762 instituições de ensino particulares. Vale a pena destacar que 998 destas
instituições possuíam menos de dez anos de existência, e 935 menos de 500 alunos, segundo dados
de Iwasso e Cafardo (2005).
Considerando-se o aumento médio de 13% entre os anos de 1997 e 2005, uma
desaceleração do setor passa a ser evidenciada, na medida em que entre os anos de 2006 e 2007, o
aumento foi de apenas 0,14% no número de instituições de ensino superior privadas no Brasil
(IWASSO e CAFARDO, 2007). Corroborando com o aumento das instituições e intensificação da
rivalidade, pôde-se observar uma queda no valor médio das mensalidades, que era de R$607,00 em

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