A influência dos meios de comunicação em massa na teoria da decisão: uma análise do discurso linguístico no nível perlocucionário

AutorArtur Cesar de Souza, Mariana Ribeiro Santiago
Páginas197-219
D: 10.14210/nej.v24n1.p197-219
R N E J - E, V. 24 - . 1 - JAN-ABR 2019 197
Resumo: O presente artigo analisa, pelo prisma do discurso linguístico, no nível
perlocucionário, a inuência exercida pelos meios de comunicação de massa na
teoria da decisão. A escolha do tema se justica tendo em vista que os meios de
comunicação de massa, por meio do seu próprio sistema linguístico, participam
ativamente de uma rede de comunicação e de informação, visando não somente
comunicar e informar, mas igualmente inuir diretamente para a construção de uma
nova ordem de ideias e de resultados de decisões. O estudo tem como objetivo
analisar a inuência do nível perlocucionário do discurso linguístico produzido pelos
meios de comunicação em massa em relação à teoria da decisão judicial. Para tanto,
num primeiro momento, visa-se demonstrar como os meios de comunicação de
massa se apropriam do discurso linguístico para ns de manipulação da realidade
social, e, na sequência, demonstra-se o efeito do discurso perlocucionário na
delimitação do conteúdo hermenêutico da decisão judicial. O método de abordagem
utilizado é o dialético jurídico, acompanhado do método de pesquisa bibliográco.
Em conclusão, entende-se que é preciso neutralizar a ingerência psicológica do
discurso midiático, uma vez que a ilegitimidade dessa inuência põe em risco o
conteúdo hermenêutico da decisão judicial.
Palavras-chaves: 1. Mass media; 2. Comunicação; 3. Teoria da decisão; 4.
Linguagem.
Licença CC BY:
Artigo distribuído sob
os termos Creative
Commons, permite
uso e distribuição
irrestrita em qualquer
meio desde que o
autor credite a fonte
original.
A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE
COMUNICAÇÃO EM MASSA NA TEORIA DA
DECISÃO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO
LINGUÍSTICO NO NÍVEL PERLOCUCIONÁRIO
THE INFLUENCE OF MASS COMMUNICATIONS IN THE DECISION THEORY: AN ANALYSIS
OF LINGUISTIC DISCOURSE AT THE PERLOCUTIONARY LEVEL
LA INFLUENCIA DE LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN EN MASA EN LA TEORÍA
DE LA DECISIÓN: UN ANÁLISIS DEL DISCURSO LIGUÍSTICO EN EL NIVEL
PERLOCUCIONARIO
Artur Cesar de Souza1
Mariana Ribeiro Santiago2
1 Pós-doutor em Direito pela Università Statale di Milano (Itália), pela Universidad de Valência (Espanha), pela
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
(Portugal). Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Juiz Federal –
Justiça Federal da Seção Judiciária do Paraná. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da
Universidade de Marília – UNIMAR (SP). São Paulo (Brasil). E-mail: mariana@nbsadvogados.com.br.
2 Pós-Doutora em Direito pela Justus-Liebig-Universität Giessen (Alemanha). Doutora e Mestre em Direito pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia
– UFBA. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Marília – UNIMAR
(SP). Editora-Chefe da Revista Argumentum. Advogada. São Paulo (Brasil). E-mail: mariana@nbsadvogados.
com.br.
D : www.univali.br/periodicos
D: 10.14210/nej.v24n1.p197-219
198
Abstract: The present article analyzes, from the perspective of linguistic discourse, at the
perlocutionary level, the inuence exerted by the mass media in decision theory. The choice
of theme is justied because the mass media, through its own linguistic system, actively
participates in a communication and information network, aiming not only to communicate
and inform, but also to directly inuence the construction a new order of ideas and results of
decisions. The objective of this study is to analyze the inuence of the perlocutionary level of
the linguistic discourse produced by the mass media in relation to judicial decision theory. First,
it aims to demonstrate how the mass media appropriates linguistic discourse for the purpose
of manipulating the social reality, then it analyzes the effect of the perlocutionary discourse
in the delimitation of the hermeneutic content of the Judicial decision. The legal dialectic
method is used, together with a bibliographic review. In conclusion, it is understood that it
is necessary to neutralize the psychological interference of the media discourse, since the
illegitimacy of this inuence places the hermeneutic content of the judicial decision at risk
Keywords: 1. Mass media; 2. Communication; 3. Decision theory; 4. Language.
Resumen: El presente artículo analiza, por el prisma del discurso lingüístico, en el nivel
perlocucionário, la inuencia ejercida por los medios de comunicación en masa en la teoría
de la decisión. La elección del tema se justica teniendo en cuenta que los medios de
comunicación en masa, por medio de su propio sistema lingüístico, participan activamente
de una red de comunicación y de información, visando no solamente comunicar e
informar, sino igualmente inuir directamente para la construcción de una nueva orden de
ideas y de resultados de decisiones. El estudio tiene como objetivo analizar la inuencia del
nivel perlocucionário del discurso lingüístico producido por los medios de comunicación en
masa en relación a la teoría de la decisión judicial. Para tanto, en un primer momento, su
objetivo es demostrar como los medios de comunicación en masa se apropian del discurso
lingüístico para manipular la realidad social, y, en la secuencia, se demuestra el efecto
del discurso perlocucionário en la delimitación del contenido hermenéutico de la decisión
judicial. El método de abordaje utilizado es el dialéctico jurídico, acompañado del método
de investigación bibliográca. En conclusión, se entiende que es necesario neutralizar la
injerencia psicológica del discurso mediático, una vez que la ilegitimidad de esa inuencia
coloca en riesgo el contenido hermenéutico de la decisión judicial.
Palabras-claves: 1. Mass media; 2. Comunicación; 3. Teoría de la decisión; 4. Lenguaje.
INTRODUÇÃO
A sociedade de informação e de comunicação é uma realidade inquestionável
na conjuntura histórica atual. A interligação dos diversos setores de comunicação
e de informação, sistemas próprios de relações sociais, tem por nalidade a
construção de determinada realidade social e jurídica. Na verdade, não haveria
qualquer sentido nos sistemas de relações sociais sem que um dos objetivos
fosse justamente a construção de uma determinada ordem de ideias

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT