A influência do board interlocks na prática da divulgação voluntária em empresas brasileiras

AutorFlávio Ribeiro, Silvia Consoni, Romualdo Douglas Colauto
Páginas120-138
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n37p120
120
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 37, p. 120-138,
out./dez. 2018
A influência do board interlocks na prática da divulgação voluntária em
empresas brasileiras
The influence of board interlocks on the practice of voluntary disclosure in Brazilian
companies
La influencia del board interlocks en la práctica de la divulgación voluntaria en empresas
brasileñas
Flávio Ribeiro
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro Oeste
(Unicentro)
Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III - Jardim Botânico
CEP: 80210-070 Curitiba/PR Brasil
E-mail: flavioribeiro@unicentro.br
Telefone: (41) 3360-4193
Silvia Consoni
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná
(UFPR)
Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III - Jardim Botânico
CEP: 80210-070 Curitiba/PR Brasil
E-mail: silviaconsoni@yahoo.com.br
Telefone: (41) 3360-4193
Romualdo Douglas Colauto
Pós-Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do
Paraná (UFPR)
Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III - Jardim Botânico
CEP: 80210-070 Curitiba/PR Brasil
E-mail: rdcolauto.ufpr@gmail.com
Telefone: (41) 3360-4193
Artigo recebido em 05/01/2018. Revisado por pares em 26/03/2018. Reformulado em 20/03/2019.
Recomendado para publicação em 20/03/2019 por Carlos Eduardo Facin Lavarda Editor-Chefe).
Publicado em 10/04/2019.
Flávio Ribeiro, Silvia Consoni e Romualdo Douglas Colauto
121
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 37, p. 120-138, out./dez. 2018
Resumo
O estudo investiga a influência da estrutura de formação do board interlocks na divulgação
voluntária de empresas de capital aberto no Brasil. Utiliza-se a abordagem de análise de redes
sociais para captar e avaliar o nível de relacionamento existente entre empresas em função dos
laços formados por membros do conselho de administração. Duas hipóteses exploram as
medidas de (i) centralidade de grau (degree centrality) e de (ii) centralidade de intermediação
(betweenness centrality), as quais têm potencial de descrever o posicionamento dos atores em
uma rede. A terceira hipótese endereça a questão da qualidade dos laços (holes). Os resultados
sugerem que a estrutura de formação do board interlocks aumenta a propensão de as empresas
reportarem informações de natureza voluntária em seus relatórios anuais. Interpreta-se, por isso,
que o board interlocks atua como um fator que favorece a disseminação de práticas de
divulgação voluntária.
Palavras-chave: Board Interlocks; Divulgação voluntária; Análise de redes sociais
Abstract
The study investigates the influence of the board interlocks structure in the voluntary disclosure
of publicly traded companies in Brazil. The social network analysis approach is used to capture
and evaluate the level of relationship existing between companies due to the ties formed by
members of the board of directors. Two hypotheses explore the measures of (i) degree centrality
and (ii) betweenness centrality, which have the potential to describe the positioning of the
actors in a network. The third hypothesis addresses the issue of bond quality (holes). The results
suggest that the board structure of board interlocks increases the propensity of companies to
report information of a voluntary nature in their annual reports. It is interpreted, therefore,
that the board interlocks acts as a factor that favors the dissemination of practices of voluntary
disclosure.
Keywords: Board Interlocks; Voluntary disclosure; Analysis of social networks
Resumen
El estudio investiga la influencia de la estructura de formación del board interlocks en la
divulgación voluntaria de empresas de capital abierto en Brasil. Se utiliza el enfoque de
análisis de redes sociales para captar y evaluar el nivel de relación existente entre empresas
en función de los vínculos formados por miembros del consejo de administración. Dos hipótesis
explotan las medidas de (i) centralidad de grado (degree centralidad) y de (ii) centralidad de
intermediación (betweenness centrality), las cuales tienen potencial de describir el
posicionamiento de los actores en una red. La tercera hipótesis aborda la cuestión de la calidad
de los lazos (holes). Los resultados sugieren que la estructura de formación del board
interlocks aumenta la propensión de que las empresas reporten información de carácter
voluntario en sus informes anuales. Se interpreta, por eso, que el board interlocks actúa como
un factor que favorece la diseminación de prácticas de divulgación voluntaria.
Palabras clave: Board Interlocks; Divulgación voluntaria; Análisis de redes sociales
1 Introdução
As empresas têm compartilhado membros do conselho de administração, fenômeno
denominado board interlocks (MIZRUCHI, 1996), para estabelecerem conexões que são
comumente caracterizadas como mecanismos para a disseminação de estratégias e
comportamentos semelhantes (HAUNSCHILD; BECKMAN, 1998; CARPENTER;
WESTPHAL, 2001; HILLMAN; CANNELLA; PAETZOLD, 2000; WESTPHAL; SEIDEL;

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT